PODCAST

quinta-feira, 14 de março de 2024

CALORÃO PREJUDICA CLIMA E SAÚDE ALÉM DA ECONOMIA DO BRASIL

Nova onda de calor pode atingir vários estados a partir desta quinta


Clima infernal serve de alerta


 

Até o preço das bananas poderá sofrer aumentos com esta situação que desmascara a necessidade agora superurgente de uma emergência climática no país e na América do Sul nestes dias.  O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu o chamado Alerta Laranja, que indica a chegada de uma nova onda de calor para vários estados do Brasil, já a partir desta quinta-feira e até a virada da semana. Essa onda de calor, caracterizada por elevar a temperatura 5ºC acima da média, por vários dias seguidos, deverá durar pelo menos até domingo, segundo o meteorologista Olívio Bahia. Ele destacou em qual parte do território brasileiro está previsto este fenômeno climático que tem a ver com os problemas ambientais, os fenômenos oceânicos e a própria estrutura energética, baseada em petróleo, em combustíveis fósseis mesmo nosso país tendo toda a condição objetiva para ampliar o uso de energias limpas, algo que pode fazer nosso continente ganhar liderança planetária. 

 

Várias faces urbanas e rurais...

...da falta de gestão ambiental e de infraestrutura no Brasil para este tipo de situação

https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1572054&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1572054&o=node

DIAS E NOITES COM 5ºC ACIMA DA MÉDIA - Este é um resumo da nossa pauta, será a nova onda de calor nesta semana, como vem alertando há um bom tempo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) sobre os perigos à saúde da população, à economia e a chance de incidência de eventos extremos no clima, calor, secas sem precedentes até na Amazônia, chuvas torrenciais, alagamentos e deslizamentos no litoral no litoral do Sudeste e do Sul do país. Há anos cientistas e ecologistas informam sobre todos os efeitos dos combustíveis fósseis e de outros problemas ambientais, pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina cita os fenômenos oceânicos El Niño e La Niña e também um descompasso entre os modelos usados no hemisfério norte e aqui na América do Sul, BBC e DW advertem sobre a falta de ação das prefeituras e de governos ou duma infraestrutura que não está preparada para isso no Brasil, que é um dos 5 países que mais poluem com CO2 a atmosfera, atrás apenas de China, Estados Unidos, China, Índia e Rússia. Má companhia no sentido ecológico.


 A baixa umidade do ar agrava a saúde da população


PORÉM mesmo assim por outro lado, a natureza brasileira, a chance de maior uso de energias limpas, a recuperação da ecologia podem colocar nosso país nestes próximos anos de guerra do clima e meio ambiente, até na liderança mundial por um futuro sustentável. Este é o desafio que será a pauta nos próximos anos, informações de especialistas e de pesquisadores. O pior momento pode ser o start para mudar e para avançar esta realidade, digamos, infernal.


Hora de mudar e de avançar propagam cientistas e ecologistas


"Áreas dos estados da região Sudeste, Centro-oeste, além de áreas de Rondônia, Tocantins e a porção Oeste ali da Bahia, sul do Piauí, extremo sul do Maranhão. Amanhã a gente vai reavaliar novamente a mesma área. Pode entrar uma outra área.  Pode sair alguma outra área. Pode intensificar caso permaneça para segunda-feira. O aviso é emitido com antecedência justamente para os órgãos que trabalham com a mitigação desses efeitos do clima tomarem as devidas ações", adverte Olívio Bahia. O meteorologista alerta ainda para os cuidados com a saúde dos moradores dessas regiões. "É essa quantidade de temperatura acima da média (em alguns lugares em até 8º graus e o número de dias consecutivos que acaba provocando Impacto à saúde humana. Então você tem mais radiação solar, as temperaturas estão mais elevadas e periodicamente essas massas se instalam mantendo essas ondas de calor em algumas localidades. Os animais, principalmente aves, sofrem neste período de onda de calor", comenta ainda o cientista do Inmet, advertindo também sobre a baixa umidade relativa do ar, algo que exige além de uma infrtaestrutura, um mínimo de gestão pública. De acordo com o Inmet, as temperaturas podem passar dos 40ºC em alguns locais daqui do interior durante a passagem dessa onda de calor. Na seção de comentários deste blog, mais dados e informações, na sequência, confira depois, 


Até o preço da banana e dos alimentos sofre...



..com essa guerra climática de agora


Fontes: Agência Brasil – BBC – DW – folhaverdenews.blogspot.com 

3 comentários:

  1. "Espetaculares pelo nível alt[issimo de dados, pesquisas e informações estes dois vídeos que posatmos aqui no blog da gente, um da BBC e outro do site alemão DW, ambos com base científica para os alertas a curto, médio e longo prazo, ainda bem que noivas gerações de pesquisadores e de ativistas ambientais estão mais ligados nestes temas e nas soulções sustentáveis, como as energias limpas, que podem garantir sustentabilidade e vida ao nosso futuro": comentário de Antônio de Pádua Silva Padinha, editor do Folha Verde News, repórter, autor, ecologista.

    ResponderExcluir
  2. Você também pode postar direto aqui nessa seção a sua opinião, faça isso, se preferir, envie o seu conteúdo (texto, foto, arte, vídeo, pesquisa, notícia) para o e-mail deste blog que depois divulgamos por aqui e no Facebook do movimento ecológico, participe da luta em suma pela vida.

    ResponderExcluir
  3. Envie seu coonteúdo para padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir

Translation

translation