PODCAST

domingo, 3 de março de 2024

TODO MUNDO CADA VEZ MAIS LIGADO (E PREOCUPADO)

Congresso mundial de conectividade rolou em Barcelona de olho na IA e na seca de 3 anos na região

 

Encontro mundial de high tech e IA mobilizou 95 mil profissionais deste setor que ensaia um novo avanço 

 
  

O congresso mundial da conecção e da telefonia móvel (MWC), evento-chave do setor de telecomunicações, aconteceu em Barcelona, em clima de euforia com a inteligência artificial (IA), com a qual o setor de tecnologia espera dar novo impulso ao mercado de dispositivos móveis. Durante quatro dias, 95.000 profissionais nos corredores deste grande encontro anual e internacional da conectividade, segundo a associação mundial de operadores de telecomunicação (GSMA), que organiza o evento desde 2006 na capital catalã. Esta grande participação estava prevista e foi levemente superior à do ano passado (88.500 visitantes), ocorreu porém em um contexto complicado para Barcelona, que declarou emergência, no início do mês, pela seca histórica que sufoca a Catalunha, no nordeste da Espanha, há três anos.


 Isso em meio à emergência ambiental e climática com falta de água em toda a Catalunha


High tech e emergência do clima - A decisão implicou em novas restrições para cerca de seis milhões de pessoas, especialmente para os usos relacionados com agricultura, pecuária e indústria. Alguns dos participantes “podiam não estar conscientes de que estamos em plena seca, mas  tentamos fazer com que as pessoas desperdicassem menos água e sim que  economizem o máximo possível”, afirmou o diretor-geral da GSMA, Mats Granryd, durante coletiva de imprensa. Segundo esta organização, que reúne quase 750 operadoras e fabricantes do setor de telecomunicações, esta edição contou com 2.400 expositores, além de 1.100 conferencistas (entre eles o presidente da Microsoft, Brad Smith, e o diretor-geral e fundador da Dell, Michael Dell). Entre as empresas presentes, se destacaram as gigantes das telecomunicações Samsung, Xiaomi, Huawei, Orange e Vodafone, assim como vários pesos-pesados da tecnologia e da indústria, como Airbus, Google e Accenture, pois o MWC há anos tenta ampliar seu alcance. Com um mercado móvel desaquecido nos últimos anos pela falta de novidades revolucionárias, esta 18ª edição do Congresso ocorreu em um momento em que o setor espera iniciar uma retomada, impulsionado pelo desenvolvimento da inteligência artificial. Segundo a empresa especializada IDC, no ano passado foi vendido 1,17 bilhão de dispositivos no mundo, o nível mais baixo em dez anos. As vendas, no entanto, foram revitalizadas no quarto trimestre (+8,5%) e a dinâmica avançou e até deu sinais para uma recuperação. A inteligência artificial “está claramente em vias de democratização e já está em toda parte”, ressaltou Thomas Husson, analista da Forrester, que espera que a IA relance a inovação.


Literalmente todo mundo ligado...

...a partir do dia a dia digital porém...

...a tecnologia contrasta com a velha realidade de Barcelona que é linda mas trágica pela crise do clima na Catalunha


Várias empresas apresentaram novidades durante o congresso, como a start-up especializada em chips DeepX, a fabricante japonesa Fujitsu e a chinesa Honor, que destva vez apresentou uma câmera com IA. A inteligência artificial já tinha marcado presença no MWC de 2023, mas agora “temos uma ideia melhor de como as operadoras e a indústria móvel irão poder aproveitá-la”, avaliou Peter Jarich, encarregado de inteligência da GSMA. Muito além das questões ligadas à IA, nesta edição os profissionais discutiram também a recomposição do mercado europeu, após a anunciada fusão da Orange e da MasMovil na Espanha, assim como o financiamento das redes de telecomunicação diante da explosão do tráfego de dados. Há anos, as operadoras lamentam ter que arcar com os grandes investimentos em infraestrutura necessários para permitir assistir vídeos em plataformas como Netflix, YouTube e TikTok, que se opõem a assumir parte destes gastos. O desaquecimento da economia chinesa e suas consequências para o setor foi outro dos temas acompanhados de perto, embora, segundo a GSMA, não vá afetar diretamente o salão: as empresas chinesas e, especialmente a Huawei, “continuam sendo de longe os maiores expositores”, insistiu Mats Granryd. Mas, para além destes debates, a maioria das atenções se voltou como acontece a cada ano, para os novos gadgets, entre os quais estarão robôs humanoides, realidade virtual e todo tipo de aplicativos. Este ano, no entanto, há um que assumiu mais protagonismo: um veículo capaz de trafegar tanto pela terra quanto pela água e pelo ar.


Veículo do futuro com IA trafega tanto pela terra como pela água e pelo ar (enquanto a natureza existe)


Fontes: AFP – IstoÉ – folhaverdenews.blogspot.com

6 comentários:

  1. "Ao mesmo tempo que entusiasma o potencial da high tech nos apavora o alcance da crise climática como a que há 3 anos ocorre na Catalunha onde torlou este evento mundial de conectividade. A tecnologia está entre a busca de soluções sustantáveis para a recuperação da ecologia e vejo este ponto de vista como o mais importante do MWC de 2024": comentário de Antônio de Pádua Silva Padinha, editor deste blog.

    ResponderExcluir
  2. "O único obstáculo no momento é a política, não a física nem a tecnologia": comentário de Michael Mann, diretor do Penn Center for Science, Sustainability and the Media da Universidade da Pensilvânia

    ResponderExcluir
  3. Relatório mais recente do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) expôs questões de forma direta: “Existem várias opções viáveis ​​e eficazes para reduzir emissões de gases de efeito estufa e se adaptar às mudanças climáticas causadas pelo homem. E elas estão disponíveis nas novas tecnologias também agora”.

    ResponderExcluir
  4. Mais tarde outras informações e comentários, você pode postar direto aqui sua opinião, se quiser, envie o seu conteúdo (texto, fotos, vídeos, pesquisa etc) para o e-mail do editor deste blog que divulgaremos depois, mande desde já para padinhafranmca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. "Podemos afirmar que o avanço tecnológico nunca foi e nunca será uma ameaça. Ao contrário, o desenvolvimento tecnológico e das novas formas de produzir e trabalhar é fundamental para o progresso das sociedades e dos indivíduos": comentário do site Meio e mensagem sobre o MWC de Barcelona, agora.






    ResponderExcluir
  6. "No MWC Barcelona 2024, pudemos constatar toda a situação do momento nas novidades apresentadas. Uma coisa é certa: melhores e mais qualificados profissionais já são uma necessidade para que a indústria crie o futuro que queremos na palma da mão. As condições estão dadas e a hora é de colocar a mão na massa. No entanto, o MWC Barcelona 2024 alertou também que, para que nações como o Brasil não fiquem para trás e de fato aproveitem as oportunidades de geração de novos empregos, de renda e de prosperidade, é necessário muita atenção às infraestruturas básicas necessárias para que a transformação digital aconteça. A transformação da indústria tradicional e a criação de novos negócios, muitos ainda não imaginados, dependem da capacidade do país de prover os requisitos que o futuro exige": comentário de Carlos Lauria, diretor da Huawei. (Depois, vamos postar aqui 4 sugestões ou alertas que ele fez também).

    ResponderExcluir

Translation

translation