O dissidente chinês Liu Xiaobo ganhou Nobel da Paz, atualmente na prisão por criticar o governo, Liu Xiaobo é autor de manifesto por mudanças no país.
Para Fundação Nobel, Liu é símbolo da luta pela democracia na China, um ativista por direitos humanos com 20 anos de "luta longa e não-violenta" pela democracia no seu país.
Em evento em Olso, na Noruega, a Fundação Nobel afirmou que Liu simbolizava o desafio chinês de combinar seu forte crescimento econômico princípios democráticos, liberdades de imprensa e expressão.
O chinês, que vinha sendo apontado como favorito ao prêmio, atualmente cumpre pena de 11 anos de prisão na China por seu ativismo político.
![]() |
Liu mobiliza chineses para a não-violência |
A Academia Sueca em Estocolmo concedeu o prêmio Nobel de literatura de 2010 ao escritor peruano Mario Vargas Llosa. Ele foi candidato à presidência do Peru em 1990. De acordo com a academia, Vargas Llosa foi premiado por sua “cartografia das estruturas de poder” e “vigorosas imagens de resistência individual, revolta e derrota”.
![]() |
Mario Vargas de la libertad... |
Fonte: BBC
A não-violência e a paz tem tudo a ver com o ser humano, que precisa usar a sua inteligência para superar os problemas da atualidade nas várias Chinas do planeta...
ResponderExcluir