Gisele está Marinando |
Os três principais debatedores |
O cenário para o debate da Record desta noite |
Marina busca a virada |
O debate entre os candidatos à Presidência da República que a TV Record vai promover neste domingo (26), que será transmitido também ao vivo pelo site R7, pode decidir se as eleições deste ano terminam no primeiro ou avançam para o segundo turno, avaliam os coordenadores das campanhas dos candidatos Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), que participarão do encontro.
Todos são unânimes em afirmar que, por se tratar de um encontro às vésperas da eleição (marcada para o dia 3 de outubro), o debate de domingo pode interferir decisivamente no voto de quem assistir ao embate entre os candidatos.
Veja algumas propostas de Dilma, Marina e Serra
Um dos principais coordenadores da campanha petista, o deputado federal José Eduardo Cardozo (SP), afirmou que Dilma estará preparada para os “ataques” dos adversários, uma das táticas que podem ser usadas para tentar diminuir a vantagem da petista nas pesquisas.
- Vai ser um debate importante porque estamos na reta final da campanha. Nossa esperança é que seja um confronto de ideias e não de desqualificações, como as que vêm sendo praticadas pelos nossos adversários. Nossa candidata fará um debate de nível.
Já a senadora Marisa Serrano, vice-presidente do PSDB, disse que o debate entre presidenciáveis na reta final da campanha será fundamental para que os eleitores avaliem melhor os principais candidatos para, assim, escolher em quem votar.
- Estamos na reta final, este debate pode ser decisivo para as campanhas.
O deputado federal Ivan Valente (PSOL), que coordena a campanha de Plínio, disse que o debate “tem uma importância fundamental e estratégica”.
- A TV Record aparece em um momento decisivo. O Plínio vai aproveitar o debate para mostrar que o PSOL é o partido Ficha Limpa.
João Paulo Capobianco, coordenador da campanha de Marina Silva (PV), avalia que o debate da Record pode ser um dos mais importantes, porque ocorre em um momento de mudança no quadro eleitoral, com um crescimento da candidata verde nas pesquisas.
- Será o primeiro debate em rede nacional com grande alcance.
De acordo com ele, Marina está em seu melhor momento e deve ter um desempenho muito bom no debate.
- Ela tem tido coerência desde o início da campanha, não fez movimentos eleitoreiros ou demagógicos. Esperamos que esse momento seja de uma virada na disputa.
Marina talvez seja a principal atração do evento, que poderá bater a audiência no horário nobre deste domingo: será que ela consegue mostrar suas propostas para os problemas brasileiros e assim se credenciar a dar uma virada nestes últimos dias de campanha eleitoralo?
- Se Deus quiser vamos conseguir levar pro 2º Turno a onda verde, nossa luta por um Brasil melhor prá todos, também prá nosso futuro como nação, falou Marina Silva, por telefone, concentrada para o debate. Dia 30, quinta-feira, haverá um outro, na Rede Globo. Os dois eventos somados podem ajudar a acontecer a virada da primavera (ou a pororoca do PV) que nas ruas já é tema de conversas entre pessoas de todas as tendências políticas ou religiosas ou em especial, entre os jovens, que colocam a ecologista como a sua candidata favorita.
Fontes: NYT
R7
Plínio Arruda Sampaio foi sincero ao dizer que, se não for eu que seja a Marina. Boa parte dos telespectadores estarão para quem tem propostas claras, muita educação, pertence a um pequeno partido independente e leva adiante uma luta de interesse geral, a sustentabilidade econômica, social, ambiental, a bem da qualidade de vida da população.
ResponderExcluir