Na minha opinião, Marina Silva foi a mais equilibrada, com propostas mais objetivas, atualizando também o discurso político, como na valorização por igual da economia e da ecologia. Plínio Arruda Sampaio, que não tem nada a perder, atirou prá todos os lados, mas em alguns momentos se mostrou radical demais, embora coerente. Dilma e Serra tiveram as piores performances, creio que ambos perderam votos, ainda mais que pelos levantamentos preliminares, foi o debate com maior audiência até hoje. Foi este o comentário que fiz no fórum da BBC. Enquanto rolava o debate, chovia bastante e continua a chover, ou seja, a primavera chegou de vez. E quem sabe também, tudo indica que sim, a virada de Marina. Avança o PV e a Nação.
(Padinha, Folha Verde News)
Marina teve um bom desempenho |
Por exemplo disse que Serra e Dilma são muito parecidos... |
No início do debate, a Record comemorou um pico de 18 pontos de audiência. Ao anunciar o intervalo, o apresentador Celso Freitas chegou a se referir ao bom desempenho, sem citar números. A média esteve entre 10 e 12 pontos ao longo do confronto entre os presidenciáveis, superando os debates realizados pela Band, Rede TV!, Folha/UOL e CNBB TERRA.
A audiência do debate realizado neste domingo pela TV Record foi a maior entre os encontros realizados até agora na campanha eleitoral deste ano, segundo dados prévios do Ibope.
Faltando apenas uma semana para o dia da eleição, a emissora alcançou nove pontos de média e pico de 13 pontos durante o programa.
Em São Paulo, cada ponto representa cerca de 60 mil domicílios na cidade , ou seja, em determinado momento do debate havia quase 800 mil televisores ligados na Record. Contando interior e outras regiões do país, pelo menos 5 milhões de telespectadores.
Na Internet o debate também teve grande repercussão - transmitido ao vivo pelo R7, 1,5 milhão internautas assistiram pelo portal. Na Rádio Record, pelo menos mais 1 milhão de ouvintes. Na soma total, cerca de 9 milhões de eleitores do país ligados no evento. (Site R7)
Nem todos gostaram
O penúltimo debate entre os presidenciáveis antes do primeiro turno das eleições seguiu tom e ritmo parecidos com as rodadas anteriores. Não houve franco vencedor, ainda assim, Dilma Rousseff (PT), favorita à sucessão, foi o alvo preferencial.
Ao falar do episódio que derrubou Erenice Guerra da Casa Civil, coube à Plínio dar o primeiro tiro: "Dilma, das duas, uma: ou vocë é conivente ou é incompetente". A frase já havia sido proferida por integrantes do PSDB ao longo da semana passada.
"Nenhuma das duas", rebateu a petista, resgatando o argumento do governo de que a Polícia Federal passou a investigar mais nos últimos oito anos.
O candidato que defende o socialismo não parou por aí. Afirmou categórico que a petista não tem "autoridade" sobre seu partido. "Esse é o problema da Dilma. Dilma é uma pessoa fabricada, foi fabricada pelo Lula," para acrescentar: "Dilma não é do PT, nunca foi do PT. Nao vai controlar." (Reuters)
Não rolou o confronto Serra X Dilma
Dilma e Serra quase não dirigiram espontaneamente perguntas diretas um ao outro. Somente fizeram questionamento entre si quando eram obrigados pelas regras do debate.Ignorar o principal adversário é um elemento presente na tática de Dilma nos confrontos na TV, mas acabou sendo pela primeira vez usado pelo tucano. Talvez por essa razão o evento de domingo tenha sido menos tenso que os últimos embates. Houve poucos tiroteios entre ambos. Nem por isso o tucano deixou de mencionar os recentes escândalos, tampouco a ex-ministra se furtou a questionar a capacidade gerencial do adversário, a resgatar os apagões de energia na era FHC. E isso (falta de um plano para o setor) aconteceu quando vocë era ministro do Planejamento." (Yahoo).
Marina pegou firme com Serra, Dilma e até Plínio
Os ataques de Plínio foram duros com todos, mas em especial com Marina. Ele a rotulou de "demagoga" ao tratar assuntos espinhosos como aborto e legalização do consumo de maconha. "Vocë quer agradar a gregos e troianos", alfinetou o representante do PSOL, alegando que, para ambos os casos, Marina sempre recorre à proposta de fazer plebiscitos sem encarar a polêmica. Ela se defendeu com serenidade.
Marina, que conclama uma "onda verde" para chegar ao segundo turno como "terceira via", foi dura com Dilma, mas também focou muita artilharia contra Serra. Seu esforço ficou claro quando pediu ao eleitor que coloque duas mulheres no páreo a partir de 3 de outubro. Afirmou que o PSDB fez "crítica severa ao Bolsa Família" e agora promete continuá-lo. "Do meu partido e de mim, jamais recebeu nenhuma crítica, até porque foi continuidade (de programas do governo Fernando Henrique Cardoso)", rebateu Serra. "As promessas que estão sendo feitas não estão encontrando respaldo na realidade", rebateu a candidata do PV, desfilando números sobre cortes na área social quando este era governador de São Paulo. Fez suas considerações finais criticando o "promessômetro do Serra" e as alianças políticas de Dilma.
A presidenciável do PV provocou Dilma com o delicado assunto "Erenice Guerra"."Tenho certeza que no meu período na Casa Civil não teve processo de corrupção que eu tenha tomado conhecimento que não tenha sido apurado", disse a petista."É lamentavel que isso tenha acontecido ali bem próximo ao presidente da República. Como é que isso se repetiu duas vezes (mensalão e Erenice) sem que nada tenha sido feito para evitar", indagou a ex-ministra do Meio Ambiente. (Yahoo).
Só Marina apresenta programa de governo
A seis dias das eleições, os brasileiros que têm a intenção de definir ou consolidar o voto a partir dos programas de governo defendidos pelos candidatos se sentirão frustrados. Os candidatos à Presidência que lideram as pesquisas de intenção de voto não divulgaram, ao longo do processo eleitoral, um programa de governo detalhado e direto. Ambos alegam da mesma forma, algumas divergências internas.
José Serra (PSDB) respondeu à exigência da Justiça Eleitoral de protocolar um programa apresentando dois discursos feitos por ele, com 14 páginas. O tucano criou um mecanismo interativo na internet para colher propostas para seu programa de governo, mas, até o momento, o material ainda não foi tornado público.
Entre os candidatos, apenas Marina Silva (PV) apresentou uma proposta que mais se assemelha a um programa de governo. Ainda assim, a candidata esclarece que se trata de "diretrizes do programa de governo". No início da campanha, dirigentes do PV afirmavam que Marina apresentaria o mais inovador e ousado programa de governo entre todos os candidatos.
Marina já apresentou ao TSE uma segunda versão das diretrizes do programa de governo, em julho. A segunda versão mantém os compromissos da primeira e acrescenta sugestões colhidas entre colaboradores e a partir de debates na internet. Foram incluídas propostas sobre turismo e consumo responsável. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (Yahoo).
Hoje Marinagem em Garulhos
Às 10h desta segunda-feira a candidata verde já fazia caminhada pelo calçadão da rua Capitão Gabriel em Guarulhos e, em seguida, realizou um Twitaço – uma espécie de panelaço no Twitter, rede de microblogs – de uma lan house desta região da Grande São Paulo. No day after, Marina estava com mais ânimo ainda de ir à luta, aguardando os resultados positivos do Debate na Record e preparando um ataque final no Debate da Globo, na quinta-feira, o que poderá vir a ser o check mate.
Fontes: R7, Yahoo, Terra, BBC
http://folhaverdenews.blogspot.com/
Um passo a mais na caminhada para o 2º Turno.
ResponderExcluir