PODCAST

terça-feira, 19 de novembro de 2024

ABDIAS DO NASCIMENTO DE FRANCA SE TORNOU UM LÍDER NACIONAL CONTRA O RACISMO

No Dia da Consciência Negra é preciso citar a luta e as conquistas deste cidadão que influi até hoje no país 13 anos após sua morte


Um líder maior da luta contra o racismo no Brasil


Este intelectual francano foi um inspirador deste feriado que busca a valorização da negritude no Brasil, homenageando os afrobrasileiros superimportantes para a formação de nosso povo. Nem todo mundo em Franca (SP) sabe que ele nasceu na cidade, neto de escravizados, filho de Dona Josina e Seu Bem Bem, ela doceira e ele sapateiro, isso ainda em 1914, Abdias do Nascimento se formou no Ateneu e em meio a uma realidade muito difícil para os negros no país do século XX e depois de completar estudos na Universidade Federal da Bahia foi professor na Universidade de Búfalo, Nova York, Estados Unidos, nos anos da Ditadura quando teve que se exilar por 13 anos fora do nosso país. Voltando, atuando no Rio de Janeiro, também ao lado de Leonel Brizola, fundou partido, se elegeu senador e deputado federal, exerceu grande atividade cultural como ator de teatro, artista também, intelectual de vanguarda, pelas suas lutas Abdias se tornou um líder nacional contra o racismo, tendo se relacionado até com Nelson Mandela e Martin Luther King na sua história maravilhosa de vida, no seu ideal de valorização da cultura e da gente afrobrasileira. 


Abdias do Nascimento, de Franca e do mundo

 Líder do povo e da cultura afrobrasileira


"A partir de 1980 tive contatos com o grande intelectual Abdias porque eu havia criado o texto e as letras das canções de um musical montado em São Paulo por atores e atrizes do Movimento Negro, foi uma peça que escrevi em parceria com Estêvão Maya, que musicou o espetáculo apresentado no Teatro Brigadeiro mas depois boicotado e censurado. Amigo do talentoso musicólogo Estêvão Maya, Abdias do Nascimento deu um bom apoio a este trabalho pioneiro, o texto era baseado em pesquisa do filólogo Ayres da Mata Machado sobre os negros e as cantigas do Vissungo no garimpo e mineração, mas todo esse valor cult não impediu que a encenação fosse paralisada em Sampa. depois disso, tive direto e sempre amizade com Abdias que vivia no Rio de Janeiro, onde conseguiu várias avanços culturais", comenta Antônio de Pádua Silva Padinha, editor deste blog de ecologia e de cidadania. 


Ele teve múltipla e longa atuação por ideais maiores


Em 2011 quando faleceu no Rio, Abdias do Nascimento era um grande líder nacional, em especial como ativista de direitos humanos, civis e sociais das população brasileira descendente de escravos africanos. Em 2010, o francano Abdias chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz, ele que ao longo de sua trajetória política e cultural participou da fundação de partidos como o PDT e o PTB. defendendo sempre as causas da negritude dentro de uma visão do Pan-Africanismo, contemporânea até hoje. Além de tudo isso, este intelectual francano e brasileiro foi professor emérito na Universidade Estadual de Nova Iorque, no campus de Bufallo, tendo também atuado na Universidade Yale (USA) na área teatral e também na Universidade de Ifé, na Nigéria, África, nos tempos em que sofreu exílio e perseguição política no Brasil por mais de 10 anos.

 

 Uma atuação sempre para mudar e avançar o país

Pioneiro dos rappers atuais - E então, Abdias do Nascimento pode ser enfocado como um conteúdo fundamental nesse Dia Nacional da Consciência Negra, com justiça data que é um feriado em todo nosso país, ainda carente de afastar variadas formas de racismo contra os descendentes de africanos e de preconceito contra a cultura afrobrasileira, essencial na música, na mística,  na religiosidade, na forma de ser de viver do povo brasileiro, nesse sentido, esse intelectual continua vivo e muito influente na realidade do Brasil, ainda precisando mudar e avançar,  como ele indicou em suas múltiplas atuações políticas e culturais por quase 100 anos exemplares de inteligência e de luta pelo futuro do nosso povo. 


Aqui dentro do país e no exterior um grande líder


 Hoje nossa homenagem com carinho ao mestre Abdias do Nascimento por sua luta pelo povo afrobrasileiro


Fontes: Google - France Press - TEN - folhaverdenews.blogspot,com


8 comentários:

  1. Pesquisa do Valor Econômico sendo divulgada hoje, 20 de novembro, data da Consciência Negra no Brasil, 45% dos brasileiros e brasileiras sentem que o racismo aumentou nos últimos anos em todo o país.

    ResponderExcluir
  2. No jogo pelo Brasileirão neste feriado nacional Cruzeiro versus Corinthians, o time do Parque São Jorge fará ações contra o racismo, usando também um uniforme com esse tema.

    ResponderExcluir
  3. "O racismo estimula direto a violência na realidade, crescente, esta é a importância desta data da negritude": comentário de Antônio de Pádua Silva Padinha, editor deste blog.

    ResponderExcluir
  4. Você pode postar direto aqui nesta seção sua opinião ou notícia ou comentário e pesquisa, se preferir envie por e-mail do blog da gente padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. "Por ser mulher e ainda por cima negra, sou duplamente vítima, também de salário pior": comentário de Tereza Silva, costureira em indústria de São Paulo, que nos enviou e-mail com fotos de sua atividade, agradecemos a participação.

    ResponderExcluir
  6. "Acabo de ver notícia na Globo News que aumentou em 10% o número de negros e negras na universidades do país nestes últimos anos agora, espero que isso se reflita em outros setores da realidade": comentário também de Tereza Silva.

    ResponderExcluir
  7. "Funcionários do SCCP vão distribuir aos torcedores a cartilha "Combatendo o Racismo no Futebol: Da Conscientização à Ação", criada pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol (ODRF). Segundo o clube, o material traz informações sobre o tema de forma acessível e objetiva, podendo também ser baixado de forma online, será no jogo deste feriado diante do Cruzeiro": comentário é uma notícia deste momento no site Uol.

    ResponderExcluir
  8. "O Corinthians vai transmitir em suas plataformas digitais um vídeo com convidados para falar sobre a igualdade racial e suas relações com o clube. As imagens também serão passadas nos telões da Neo Química Arena… - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/gazeta-esportiva/2024/11/19/corinthians-vai-estrear-terceiro-uniforme-contra-o-cruzeiro-e-prepara-acoes-antirracistas-confira.htm?cmpid=copiaecola

    ResponderExcluir

Translation

translation