PODCAST

sexta-feira, 14 de junho de 2024

MAIS DE 100 ANOS DO BASQUETEBOL MADE IN FRANCA

Do mestre Pedroca passando por Sérgio Aleixo até hoje com pesquisador Rodolfo César Pinto o basquetebol de Franca tricampeão de novo agora no NBB tem muita história de talento também luta e amor pelo esporte


Entre o time pioneiro de 1971 do Mestre Pedroca e...


...a equipe que agora é Tri no NBB muitas conquistas

Aqui no blog num resumo do resumo, o basquetebol que foi criado por James Naismith em Springfield, nos Estados Unidos, ainda em 1891, teve ainda no século 19 pioneiros em Franca (SP) como Chico Cachoeira (pai de Hélio Rubens e avô do Helinho Garcia), Juca Vilhena, Alfredo Henrique Costa e Cyryno Goulart ainda em 1923, estes dois, jornalistas jogaram nas primeiras equipes que surgiram em Franca (SP), hoje a capital nacional e continental deste esporte. Foi em 1971 no IEETC, o professor de Educação Física Pedro Morila Fuentes (de origem espanhola e que se especializara em basquete quando mais jovem em países da Europa) montou o primeiro time - entre os garotos atletas Hélio Rubens Garcia - sonho que trouxe de sua cidade natal (São Paulo). Aí na sequência, nasceu o histórico Clube dos Bagres que assim como o XV de Piracicaba, Corinthians, Sírio, Palmeiras, Hebraica foram os fundadores da Federação Paulista de Basquetebol, mas este esporte já era praticado desde 1908 por jovens francanos e ininterruptamente a partir de 1928. Por aqui passaram personagens lendários, como Pedro Rodrigues, vindo aqui de Brasília, um dos primeiros basqueteiros do Brasil, trazendo para cá atletas como por exemplo Magu que acabaria por ser vice-mundial no Pan em 1971 na Colômbia. Todo mundo sabe que no ano passado (2023) o Sesi Franca viria a ser finalmente campeão mundial a\i vencer o Bonn da Alemanha com toda aquela galera que incluia Jorginho e Lucas Mariano, além do Lucas Dias ou David Jacson, já tendo Helinho Garcia como treinador. E neste resumo dos resumos, chegamos até agora, vencendo pela terceira vez seguida o NBB, derrotando por 3X1 o play-off sensacional contra o super Flamengo, finalíssima em pleno Maracanãzinho, diante de mais de 20 mil flamenguistas que tiveram que se calar diante dos tricampeões do basquete francano nestes dias agora. 



Inventores do basquetebol

Mais de 100 anos depois o foco é o mesmo


No meu Face bombou  ontem -  PELO AMOR DE FRANCA DEUS ABENÇOOU O SESI TRI DO NBB CALANDO O MARACANà Valeu a torcida aqui e a luta lá no Rio 3X1 na final nacional nossa cidade elogiada pela mídia pela força do basquete 69X59 marcação firme e ataque inspirado, assim é o 45º titulo neste esporte que consagra nossa cidade mais uma vez. Em 1999 com a geração de Valtinho, Dexter, Vargas, Varejão, Chuí, Fernando Minucci, Helinho como armador e o Helião como treinador o Franca Basquete chegava também a um tri, agora repetindo o feito em cima do Flamengo que estava invicto na temporada até quando cruzou com os guerreiros do SF. Uma performance abençoada de todos do time, em nome de toda nossa gente agradeço a luta e o talento de toda essa rapaziada top de valor extraordinário, derrotando um rival gigante (mais uma vez) na casa dele, isto é, o Sesi Franca renasce em 2024 como o maior entre os maiores clubes do basquete brasileiro. Isso com certeza ajudará todos os setores do nosso povo nesse momento bem complicado da realidade.


Pós-Pedroca Hélio Rubens Garcia principal líder...

...do Franca Basquete que teve várias fases

Dois dos craques inesquecíveis, José Vargas e...


...Dexter Shouse, ídolo até hoje na cidade do basquete 

Clube dos Bagres a semente romântica do Sesi Franca

 A FPB tem um arquivo fantástico da história...

...de todas as fases do nosso basquete

Os pioneiros, pura arte
FPB -  

FPB centenária em 2024 - Em 100 anos, a Federação Paulista de Basketball contribuiu de maneira incontestável para o desenvolvimento do basquete no Brasil. "Não é só o top Franca Basquetebol, ao longo de um século, surgiram nos campeonatos da nossa Federação diversos ídolos do nosso esporte que ajudaram o basquete nacional a ser reconhecido no mundo todo. Isso é fruto de um trabalho muito bem feito, em conjunto com os clubes federados, que começa nas competições de base e vai até o profissional, culminando no campeonato estadual mais importante do país. Felicito a todos que participaram da construção dessa trajetória tão bonita”, afirmou Rodrigo Franco Montoro, presidente da Liga Nacional de Basquete. Hoje São mais de 7 mil atletas inscritos na FPB para os torneios paulistas de todos os anos. Na história centenária, o banco de dados da entidade registra mais de 250 mil jogadores. Diversos jogadores foram revelados nos campeonatos estaduais (base do sucesso no NBB) e fizeram parte da história do basquete brasileiro. São nomes como Wlamir Marques, Amaury Pasos, Angelim, Rosa Branca, Mosquito, Ubiratan, Edvar Simões, Hélio Rubens, Carioquinha, Oscar Schimdt, Marcel, Rogério Klafke, Helinho, Alex Garcia, Guilherme Giovannoni, Valtinho, Anderson Varejão, Leandrinho, Marcelinho Huertas, Dexter, José Vargas, Jorginho, Lucas Mariano, entre muitos e muitos e muitos outros (esta parte da história tem também como centro Franca, sede do time que mais vezes conquistou campeonatos paulistas, resumuiu ainda Rodrigo Franco Montoro). 


 Basqueteiro da raiz deste esporte Pedro Rodrigues

MVP do NBB 2024 Lucas Dias e....sua base

Um dos lances que marcaram a decisão no Maracanãzinho


Em nome de todos os basqueteiros do Sesi Franca - A gente cita aqui os atletas que atuaram na finalíssima do NBB agora no Maracanãzinho (SF 89X59 Flamengo) para homanegear todos os que integram esta equipe maravilhosa e que honra a história de 14 títulos, isso só neste formato do Novo Basquete do Brasil. Assim, fazemos a questão de citar aqui estes caras, além do treinador Helinho e de uma comissão técnica fantástica (a que vamos nos referir nos comentários deste blog), jogaram nesta quinta-feira, 13 de junho, história e sensacional decisão no Rio de Janeiro David Jackson, Wesley Castro, Guillent. Márcio Santos, Santiago Scala, Charles Hinkle, Edu Marília, Jhonatan Luz e Lucas Dias da Silva, MVP nesta temporada que consagra mais uma vez o basquetebol de arte made in Franca, para sempre na história do esporte do Brasil.  


Sesi Franca tricampeão brasileiro agora


Fontes: CBB - FPB - GE - folhaverdenews.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translation

translation