PODCAST

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

IA ECOLOGIA NASA BRASIL

Curitibanos Bruno Freitas e Bernardo Pankas os dois da Unicamp ganham prêmio da Nasa por jogo que explica a importância dos oceanos para a vida na Terra usando a IA em aventura dum ET


 Não é a primeira vez que jovens brasileiros se destacam nessa competição mundial da Nasa


Site criado pelos estudantes de engenharia simula um alienígena que recebe mensagem vinda da humanidade (não é a primeira vez que brasileiros se destacam nessa competição internacional que desta vez envolveu equipes de 152 países e valeu também pelo uso positivo da Inteligência Artificial)


Team: Greetings from Earth


Site imersivo criado pelos estudantes de engenharia simula um alienígena que recebe mensagem da humanidade. Competição internacional envolveu equipes de 152 países. Curitibanos ganham prêmio da Nasa, oncorreram 52 mil grupos e projetos de todo o planeta. Dois estudantes curitibanos foram premiados nesta terça-feira (23 de janeiro) em uma competição da Nasa, a agência espacial norte-americana, que envolveu quase 58 mil participantes de 152 países. Bruno Amaral Teixeira de Freitas e Bernardo Panka Archengas que são alunos de Engenharia da Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) junto de outros quatro colegas, desenvolveram um jogo virtual que ensina a importância dos oceanos para a própria vida planeta Terra.


Cada vez mais grupos de jovens universitários usam a IA com criatividade e de forma positiva

Este tipo de competição mobiliza toda a nova geração


Este time de tecnologia disputou a "NASA International Space Apps Challenge", maratona de programação anual realizada pela agência com competidores do mundo todo. O desafio dos jovens foi, num "hackaton", criar a plataforma virtual: "A gente teve quase só um final de semana, basicamente sexta à noite, sábado e domingo, só sabe? Tipo dois dias ali, para fazer o projeto completo, entregar com tudo. Tem que fazer a 'demo', então é super corrido", relatou Bernardo Panka Archengas, muito feliz com a premiação. A sua equipe foi premiada como solução com maior potencial de recuperar a ecologia e assim melhorar a vida na Terra


De repente a gente pode pensar como um ET


No site imersivo, o jogador é um alienígena que recebe uma mensagem do planeta Terra. Ao longo da experiência, animações, telas interativas e modelos 3D ensinam ao usuário, por exemplo, a importância das algas para a geração de oxigênio. Este é o arghumento básico deste trabalho contemporâneo de criação: "Qual a maneira mais fácil de você ensinar para todo mundo essa mensagem? A gente pensou justamente que era: vamos dirigir ela para um alienígena, porque se até mesmo um alien entende, as pessoas do mundo podem entender", argumentou Bruno Amaral Teixeira de Freitas. 


 Jovens brasileiros, Nasa, ET, games, criatividade, IA, chance de futuro para nossa vida


No jogo premiado pela Nasa usuário vira um ET que recebe mensagem do planeta Terra


Podemos ser um ET nessa plataforma



O resultado foi divulgado nesta terça, ao vivo, direto da Nasa, nos Estados Unidos. Os brasileiros levaram o prêmio de solução com maior potencial de sustentabilidade. O grupo foi convidado a conhecer a agência espacial. Agora, a ideia deles é espalhar esta mensagem ao máximo: "Se eu pudesse voltar para o passado e falar para o meu eu de, sei lá, dez anos atrás, a criança ia ficar chorando de felicidade. Essa preocupação com o meio ambiente com certeza é uma prioridade que eu acho que as próximas gerações e até as atuais também precisam de forma cada vez mais urgente ter", afirmou ainda Bruno em nome de seus parciros de equipe, uma conquista da juventude brasileira. "Não é a primeira vez qaue jovens do Brasil se destacam nesta competição da Nasa, sendo algo que prova o valor das novas gerações de nosso povo, despertando para uma visão ambiental e cósmica da realidade com o uso da IA e da linguagem mais contemporânea da comunicação". comentou por sua vez o ecologista Antônio de Pádua Silva Padinha, editor deste blog que descobriu esta matéria nas redes sociais, no Youtube e em sites de notícias para informar você e ajudar assim a ecologia da vida. 


Temática, cultura  e linguagem do aqui agora


Fontes: radiomaisalegrias.com.br – G1 Paraná - Nasa - folhaverdenews.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translation

translation