PODCAST

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

FIM DA ECOLOGIA DA AMAZÔNIA?

Cientistas e população temem que seca histórica seja prenúncio de caos no bioma


A Amazônia já não é mais a mesma e...


Era para chegar as chuvas ainda em outubro, não estão chegando na intensidade normal até agora, avalia em resumo Stephanie Hegarty, do Serviço Mundial da BBC: em 2023, a floresta amazônica sofreu a pior seca já registrada. Muitas aldeias ficaram inacessíveis pelos rios, as queimadas se espalharam e milhares de animais selvagens neste cenário morreram. Muitos cientistas temem que eventos como estes estejam ajudando a levar a maior floresta do mundo a um ponto de não retorno, ao caos da sua ecologia. Se você observar as margens rachadas e escaldantes do rio ao nosso lado, Oliveira Tikuna começa a ter dúvidas sobre a viagem. Ele está tentando chegar à sua aldeia em uma canoa de metal, que foi construída para navegar nos menores córregos da Amazônia. Bom Jesus do Igapó Grande, comunidade de 40 famílias no meio da floresta, no estado do Amazonas. Ela foi muito atingida pela pior seca entre todas já registradas na região. Não havia água para tomar banho. Safras de banana, mandioca, castanhas e açaí estragaram porque os produtos assim não conseguiam chegar à cidade a tempo para o consumo.


...líder Tikuna e cientistas pedem ação ecológica...

...antes que seja o caos amazônico


O pai de Oliveira é o chefe da aldeia Tikuna. Ele aconselhou a todos os idosos e pessoas doentes que se mudassem para mais perto da cidade, já que a aldeia fica longe do hospital e os riscos são grandes. E Oliveira quis nos mostrar o que está acontecendo. Ele nos alertou que seria uma longa viagem. Mas, quando saímos do vasto rio Solimões e entramos no riacho que leva à sua aldeia, até Oliveira se surpreende. Em alguns trechos, o riacho está reduzido a um córrego com não mais de 1 metro de largura. Em pouco tempo, a canoa atola no leito do rio. É hora de sair e puxar: "Tenho 49 anos de idade e nunca vi nada igual antes. Nunca nem ouvi falar de uma seca tão forte quanto esta", comentou Oliveira Tikuna: "Se secar mais do que isso, minha família e muita gente vai ficar isolada por lá. Para chegar ou sair, eles precisam atravessar a pé o leito de um lago no outro lado da aldeia. Mas é perigoso, existem cobras e jacarés por ali". 


 

 Milhares de animais selvagens morreram


Perda da ecologia - A estação chuvosa da Amazônia deveria ter começado em outubro. Mas, em novembro, ainda estava seco e quente. No final de dezembro, pouca coisa mudou. É o efeito do padrão climático cíclico El Niño, amplificado pelas mudanças climáticas e agressões ambientais. O El Niño causa o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, que impulsiona ar quente sobre as Américas. Neste ano, a água do Atlântico Norte também ficou mais quente do que o normal e a Amazônia ficou envolvida pelo ar quente e seco. "Quando vi minha primeira seca, eu pensei: Uau, isso é horrível. Como isso pode acontecer com a floresta?", conta a bióloga especializada em ecologia vegetal Flávia Costa, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Ela mora e trabalha na floresta há 26 anos: "E depois, ano após ano, os recordes vêm sendo quebrados. Cada seca é mais forte que a anterior", afirma a cientista que avali ainda ser cedo demais para avaliar o tamanho dos danos da seca deste ano. Mas alguns pesquisadores avisaram a ela que  descobriram muitas plantas exibindo sinais de estarem mortas.


Flávia Costa, cientista da do INPA


As últimas estações secas dão sinais do dano que pode ser causado. Algumas estimativas dão conta que a "seca Godzilla" de 2015 matou 2,5 bilhões de árvores e plantas em apenas uma pequena parte da floresta. E atenção, ela não foi tão forte quanto a seca atual: "Em média, a Amazônia parou de funcionar como sifão de carbono", afirma a cientista: "esperamos basicamente o mesmo agora, o que é triste e trágico". Além de abrigar uma variedade extraordinária de biodiversidade, a Amazônia armazena cerca de 150 bilhões de toneladas de carbono, segundo várias estimativas. Muitos cientistas temem que a floresta esteja se dirigindo para um momento crítico, no qual ela seca e desaparece, transformando-se em uma savana.


 A maior seca da história...

...desequilibrou a natureza e a vida socioambiental


Confira mais tarde na seção de comentários aqui mesmo no blog da ecologia, da cidadania e da não violência mais dados sobre esta questão, que reforça a necessidade urgente de recuperação da ecologia da vida, na Amazônia, em todos os biomas, no país e no planeta.


Amazônia secando se tornará uma savana


Fontes: BBC - folhaverdenews.blogspot.com


5 comentários:

  1. "Caso a maior floresta do planeta vir uma savana, metade das espécies vivas, inclusive seres humanos, serão afetados na sua sobrevivência. Não se trata de profecia mas somente de uma constatação dos fatos muito bem narrados na BBC por Stephanie Hegarty. No Brasil, nossa luta para recuperar a ecologia da vida para por controlar o clima e o ambiente na Amazônia": comentário de Antônio de Pádua Silva Padinha, ecologista e editor deste blog.

    ResponderExcluir
  2. "Tal como está, a Amazônia cria um sistema meteorológico próprio. Na vasta floresta, a água evapora das árvores para formar nuvens de chuva que viajam sobre a copa das árvores, reciclando a umidade por cinco ou seis vezes. Isso mantém a floresta fresca e hidratada, fornecendo a água que ela precisa para manter a vida. Mas, se trechos de floresta morrerem, esse mecanismo pode ser interrompido. E, quando esse momento crítico for atingido, não haverá retorno": comentário de Carlos Nobre, climatologista.

    ResponderExcluir
  3. "Se a Amazônia for desmatada em 25% e a temperatura global atingir 2 a 2,5 °C acima dos níveis pré-industriais, a floresta irá atingir o ponto de não retorno. Estou ainda mais preocupado agora do que estava em 2018": comentário também do cientista ambental Carlos Nobre: "Acabei de voltar da COP28 e não estou otimista quanto à redução dos gases do efeito estufa pelos objetivos do acordo. Se ultrapassarmos 2,5 °C, os riscos para a Amazônia serão terríveis".

    ResponderExcluir
  4. Você pode postar direto aqui nesta seção do blog da ecologia a sua opinião ou informação, se preferiur envie o seu cointeúdo (texto, foto, arte, vídeo, pesquisa, notícia etc) pro e-mail do nosso editor que divulgará depois e então mande a sua mensagem para padinhafranca6503@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. "A continuar como está a Anazônia estará um caos quando no Pará for realizada a conferência ambiental e climática da ONU COP 30": comentário de Antenor Veiga, biólogo que está em Manaus e nos enviou e-mail.

    ResponderExcluir

Translation

translation