Pioneiro da cultura humanitária e da filosofia da natureza ele se tornou até lenda mas foi um personagem histórico ainda na China ancestral
Li, como também era chamado, Lao Tsé (老子)se tornou o pioneiro mestre da não violência (ecologia humana). ele é conhecido também como autor do livro Tao Te Ching, que tem por conteúdo a busca da sabedoria. Ele pregava a humildade e a convivência pacífica entre as pessoas e os seres da natureza, isso, numa época de muita violência, na dinastia imperial Tang por volta do século VI antes de Cristo. Por essas e outras, também pelos atos de sua vida, Lao Tsé chega a ter a altura de uma divindade pelo alcance da filosofia do taoismo e nas religiões tradicionais chinesas. Na China, onde foi mais importante do que Confúcio, mas menos conhecido no resto da Terra, as suas ideias e práticas avançadas para o seu tempo (até hoje elas são uma vanguarda) por seu conteúdo de liberdade, anti-autoritarismo, de amor à natureza e à vida.
Lao Tsé foi precursor no Oriente de... |
...Jesus, mestre da ecologia no Ocidente, na Terra |
O texto original do Tao Te Ching que hoje está recuperado como um tesouro da humanidade foi na época então escrito em faixas de bambu sendo historicamente datado no final do século IV a.C. Lao Tsé era um erudito que trabalhava como curador dos arquivos reais e conbselheiro do imperador Zhou e em função do seu trabalho era o homem mais poderoso da China. Porém, ele resolveu abandonar a corte e sair viajando no lombo de um boi, para vivenciar o que ele acreditava: passou cerca de 40 anos isolado em florestas (em contato com animais, se alimentando de plantas, frutas) e chegando em comunidades remotas (de gente humilde), escreveu 40 opúsculos, um para cada ano de isolamento, conteúdo que é a base da não violência, a chamada ecologia humana.
Lao Tsé relação também com Sidarta Gautama e com Buda |
Por onde passava nas sua peregrinação em busca da verdade e da sabedoria, o Velho Mestre conquistava adeptos, há historiadores que contam que ele teria chegado até à Índia, onde teria sido o professor de Sidarta Gautama, para alguns religiosos a sua figura se confunde até com a do próprio Buda. Nos limites da China, antes de desaparecer, Lao Tsé entregou os seus manuscritos a um guarda da fronteira que pedira ao mestre os seus ensinamentos. Este guarda Yin Xi viria a se tornar um discípulo e divulgador do Tao Te Ching. Para resumir esta história, cheia de misticismo, mistérios e belezas que o ser humano pode alcançar, a seguir, alguns trechos de textos deste sábio, sintetizando os exemplos e a mensagem do pai da ecologia.
Grande sábio ancestral do ser humano Lao Tsé |
Quando se perde a bondade é que é mais essencial a moralidade.
Sem trevas não pode haver luz.
A mensagem duma panela está no seu vazio.
A gente boa é como água, beneficia todas as coisas e não compete com elas, se mantém em lugares humildes que outros rejeitam, devido a isso ela é símbolo do Caminho.
Aqueles que sabem ficam calados, aqueles que falam muito não sabem.
A natureza não se apressa, dado que tudo é realizado.
A música da alma de uma pessoa pode ser ouvida no universo.
O melhor viajante não tem planos fixos e com liberdade nem está determinado a chegar.
Uma viagem de mil milhas começa nos seus pés.
Quanto mais leis e regulações tenham importância, mais bandidos e violações haverá.
A sua principal arma é o amor pela vida.
Forte é quem os outros vence, poderoso é quem controla a si mesmo (formato definido no século XX por Mahatma Gandhi).
(Trechos livres do Tao Te Ching, de Lao Tsé)
Alguns do pais da ciência da ecologia - Vale também a gente ressaltar o coletivo de cientistas que ao longo da história foram criando os vários ramos da ciência ambiental. Baseados no texto de Inês Reis dos Santos e Maria Amélia Martins Loução, no site Speco, de Portugal. a gente aqui deste blog conectado ao movimento ecológico, científico, da cidadania e da cultura da vida (não violência), aproveitamos para bem resumidamente citar alguns dos pesquisadores que vêm ao longo da história da ecologia criando os vários ângulos da ciência ligada ao meio ambiente. Alexander von Humboldt (Biogeografia) e Karl Möbius (Ecologia das Comunidades) no século 18, Ernesto Haekel (que definiu por volta de 1900 o conceito da ecologia ou o funcionamento da natureza em nosso planeta), Eugenius Warmings (botânico que primeiro estudou o mundo vegetal). Já no século 20, Sir Arthur Tansley conceituou o chamado ecossistema, Frederic Clements definiu a sucessão ecológica, um pouco mais tarde Charles S. Elton foi pioneiro dos estudos sobre animais, fundador da revista científica Journal of Ecology. Próximos do século 20, uma dupla de cientistas, os dois irmãos Eugene Odum e Howard T. Odum esufavam ecossistemas e escreveram o consagrado e popular manual "Fundamentals oof Ecology"'. Inovador, Ramon Margalef é até hoje um dos ecólogos mais relevantes do século 20, também em oceanografia, professor de meio ambiente na Universidade de Barcelona. Por fim, nesta linha evolutiva da ciência ambiental, E. O. Wilson, ainda vivo, se consagrou com o estudo das formigas e outros insetos, além de ter também desenvolvido com o matemático Robert MacArthur as noções sobre a necessidade de preservação da biodiversidade. E a luta continua, contra o tempo e o vento da violência atual, para se obter os fundamentos da recuperação ecológica dentro dos problemas de cada país e no cenário hoje das mudanças do clima e ameaças de caos no meio ambiente com secas e/ou enchentes, climas extremos e destruição da qualidade de vida e das chances de haver futuro na Terra. A ciência ambiental com as novas tecnologias de ponta e havendo gestão pública dos governos pode recriar o equilíbrio da nossa vida.
Alexander von Humboldt |
Karl Mobius |
Ernesto Kaekel |
Eugene Warmings |
Sir Arthur Tansley |
Frederic Clements |
Lao Eugene e Howard Odun |
Ramon Magalef |
Robert Macrthur |
E. O. Wilson |
Tudo começou com Lao Tsé no século VI antes de Jesus |
Fontes: Speco - Journal of Ecology - folhaverdenews.blogspot.com
Depois mais tarde e amanhã mais informações sobre o pioneiro Lao Tsé bem como os primeiros cientistas fundamentais para a ciência ambiental, além de outros temas relacionados a esta pauta, venha conferir amanhã.
ResponderExcluirVocê pode postar direto aqui sua informação ou opinião, se preferir, envie um conteúdo (texto, foto, vídeo, pesquisa, noticia, arte) pro e-mail do editor deste blog da ecologia, mais tarde e amanhã divulgaremos, mande então desde já pata padinhafranca603@gmail.com
ResponderExcluir"Seja como filosofia, cultura da vida ou ciência ambiental, a gente estudando e conhecendo a história da ecologia podemos avançar a luta para mudar a realidade atual e criar um futuro sustentável": comentário de Antônio de Pádua Silva Padinha, ecologista.
ResponderExcluir"É complicado definir o pai da ecologia, até em ordemm cronológica, de repente um índio...Alexander von Humboldt (1769 -1859) foi o primeiro cientista a se dedicar ao estudo das relações que os organismos estabelecem entre si e com o meio ambiente, o que hoje conhecemos como Ecologia. No século 19, o Alemão Ernest Haekel e assim vai. Mas válida esta sua matéria dos ancestrais": comentário de Ana Helena Becker, do Rio de Janeiro (RJ) que nos enviou por e-mail mais dadops no tema, a gente agradece e vamos coletivamente avançando, abraço e paz.
ResponderExcluir"Padinha, tanto faz o misticismo ou a ciência, de toda forma a ecologia avança desde tempos imemoriais como a postagem coloca bem, porém hoje, se você for dar uma sequência nessa matéria, veja que os cientistas e pesquisadores do Brasil são os que atualmente estão mais avançados, mesmo com falta de apoio governamental: a causa é que por aqui os problemas são tão grandes que as soluções têm que ser as melhores": comentário também no e-mail de Ana Helena Becker. A gente agradece a dica de pauta. abraço aí e paz.
ResponderExcluir