PODCAST

segunda-feira, 25 de julho de 2022

EXPEDIÇÃO DENTRO DA AVENTURA PARA AJUDAR A RECUPERAR A NATUREZA AMAZÔNICA AGREDIDA

Pesquisadores descobrem manguezal de água doce na Amazônia numa luta para recuperar a ecologia dos Andes ao Atlântico na foz do Rio Amazonas

EX
Cientistas na pesquisa Ângelo Bernardino e Margaret Owor
 

Uma pesquisa inédita descobriu novos manguezais de água doce na bacia do Rio Amazonas durante uma expedição na região, realizada recentemente no bioma e a descoberta está sendo divulgada como notícia positiva agora com tantos problemas graves no meio ambiente do Brasil.  O achado é da expedição da National Geographic e da Rolex Perpetual Planet Amazon Expedition, da qual faz parte Angelo Bernardino, pesquisador e professor do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Esta Expedição Perpetual Planet Amazon vai passar dois anos percorrendo a bacia do Rio Amazonas, dos Andes ao Atlântico. De acordo com o professor Ângelo Bernadino, a hipótese de que havia manguezais de água doce em solos hipossalinos no delta do Amazonas era considerada por causa alta vazão do rio, que poderia dar suporte a manguezais com grandes diferenças de estruturas e funções ecológicas, mas o achado surpreendeu a todos, confira a novidade. 


A descoberta tem importância para a floresta e para as comunidades que vivem na região amazônica


“Depois dessa expedição, nos surpreendemos, porque esses manguezais têm estruturas bem diferentes do que estamos acostumados no Espírito Santo e em outros lugares no Brasil. Talvez 99% dos manguezais do Brasil se desenvolvam em solos com alta salinidade, em estuários e áreas marinhas. No delta a gente tem o maior rio do mundo criando essas condições especiais para o manguezal doce. É muito especial ver isso, um ecossistema adaptado como provavelmente não existe em nenhum outro lugar do mundo”: comentário do cientista Ângelo Bernardino. 


 Manguezais têm características únicas e maravilhosas para a busca de recuperar a ecologia

 Mapa dos mangues


Segundo está noticiando a Universidade Federal do Espírito Santos (Ufes) durante essa primeira etapa da expedição Perpetual Planet Amazon, os pesquisadores exploraram 11 florestas de mangue ao longo do delta do Amazonas e foram analisados dados da água, do solo, salinidade, composição, densidade e volume das árvores usando varredura a laser 3D do solo e de drones. A pesquisa apontou que a pluma do Rio Amazonas e as altas condições pluviométricas permitem a coexistência de um conjunto único e precioso de manguezais para a ecologia da natureza. 


Os estudos estão só começando e...


 ...há boas expectativas sobre os efeitos destes manguezais quer estão sendo descobertos na Bacia do Rio Amazonas


“Essas estruturas de mangue, que produzem pouca ou nenhuma salinidade, nunca foram documentadas em deltas ou manguezais costeiros em nenhum lugar do mundo. Os resultados da pesquisa mostram uma expansão dos manguezais mapeados existentes no delta do Amazonas de quase 20%, com mais 180 quilômetros quadrados. Esses manguezais são ecossistemas importantes para os chamados serviços ecossistêmicos, como sequestro de grandes quantidades de carbono orgânico, proteção contra a erosão e habitats para muitas espécies terrestres e aquáticas, como macacos, pássaros, caranguejos e peixes”: comentário extraído do anúncio da Ufes sobre a expedição.


Mágica e beleza da natureza para todas as formas de vida no bioma da Amazônia


Ainda de acordo com a universidade, a pesquisa está em sua segunda fase e passa pelo estado do Pará, onde o professor Angelo Bernadino e a exploradora Margaret Owuor estudam o valor econômico e social que as florestas de mangue proporcionam às comunidades amazônicas. Há esperança e até expectativa de que também o povo da região amazônica seja beneficiado em sua saúde e condição de vida, assim como a floresta, tão ameaçada com desmatamentos, incêndios, garimpos e outras agressões ambientais crescentes lá e de alguma forma em todo o país.


 Em meio à tanta violência ambiental uma boa notícia


Fontes: Ambiente Brasil - G1 – national geographic - folhaverdenews.blogspot.com

3 comentários:

  1. Mais tarde, mais informações sobre a luta pelos mangues e pelos manguezais, para recuperar a ecologia, venha conferir nesta seção.

    ResponderExcluir
  2. "Tudo que se pesquisa e faz com a objetivo de restaurar a ecologia, na Amazônia e em todos os biomas, é de grande importância também para a saúde e condição de vida da população": comentário de Antônio de Pádua Silva Padinhas, editor deste blog.

    ResponderExcluir
  3. Você pode postar seu comentário direto aqui nesta seção ou se preferir envie seu conteúdo para o blog da gente através deste e-mail padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir

Translation

translation