PODCAST

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

BRASILEIRA DE 10 ANOS ESTÁ ENTRE OS SERES HUMANOS MAIS INTELIGENTES DO PLANETA (E HÁ MAIS BRASILEIROS NESTA LISTA)

Menina do Brasil aos 10 anos integra a chamada sociedade de gênios nos Estados Unidos


Aqui, agora, um resumo sobre a visão positiva que a menina Laura tem sobre a sua inteligência 


A gente recebeu por e-mail matéria de Anna Gabriela Costa, feita para a CNN Brasil, e agora vamos resumir algumas das informações, com mais alguns dados de agências de notícias como a AFP aqui no blog da ecologia e da cidadania Folha Verde News. Desde os 9 anos de idade, a brasileira Laura Büchele já integrava o seleto grupo reservado para pessoas com nível elevado de Q.I. (Quociente de Inteligência), organizado pela entidade Mensa, nos Estados Unidos. Membro desde outubro do ano passado, a garotinha chamou a atenção dos professores americanos por se destacar em sala de aula, uma vez que havia acabado de se mudar do Brasil para Orlando, no estado americano da Flórida, ao invés de apresentar dificuldades com o novo idioma, Laura se destacou entre as demais crianças. A mãe da garota, Bruna Büchele, conta que a filha teve uma educação normal até os dois anos de idade, com estímulos por meio de livros, jogos lúdicos e desenhos, como é recomendado para todas as crianças. Porém, a partir dos dois anos a menina começou a chamar atenção dos familiares pela forma como se comunicava. “Muitas pessoas que a  conheciam já diziam que ela falava diferente, frases completas, verbos na conjugação certa, isso com dois anos de idade. Uma vez perguntei como estava a comida, ela falou: a comida não está boa, está adorável! Não sei de onde ela tirava essas palavras e as pessoas já começaram a classificar seu comportamento como inteligente”.


A família de Laura ajuda para este enfoque tranquilo

 A menina tem lances geniais em sua vida cultural...

 ...mas como toda criança gosta de brincar e de curtir a vida ou os ídolos da humanidade e da nova geração 


Acabou que Laura Büchele foi convidada para integrar a sociedade Mensa, que reúne pessoas com inteligência acima da média, entre adultos e crianças, com o intuito de reunir semelhantes, livre de julgamentos, para discutir temas diversos e promover um avanço cultural a bem de todos e de todas no mundo. Para entrar na Mensa é preciso ter Q.I. superior a 130 e percentil acima de 99%, o de Laura é equivalente a 99,5%. A sugestão para que a criança brasileira participasse deste grupo, partiu da psicóloga da escola em que ela estuda. “O percentil significa que ela pontua melhor que 99,5% das crianças na idade dela. Essa é uma exigência para participar do Mensa e ela foi aprovada”.


No dia a dia Laura Buchelle gosta de brincar... 

 ...como toda criança


“Quando a menina tinha 6 anos nos mudamos para a Flórida. Na escola, ela precisou repetir o primeiro ano porque chegamos já no fim do calendário escolar americano. Os professores alertaram que talvez ela precisasse repetir novamente, pelas dificuldades com o novo idioma. Mas em vez disso, fui informada que ela se saía muito bem nas aulas com um rendimento ótimo”, relata Bruna Buchelle, que também falou um pouco sobre os encontros na sociedade que é conhecida popularmente como clube dos gênios:  “O mais legal do Mensa é que tanto para adultos ou crianças que participam, eles compartilham ferramentas. Todos ali acabam passando pelas mesmas dificuldades e se identificam. É como achar um grande grupo de amigos ou amigas e você se sente à vontade para falar e vivenciar experiências culturais sem julgamentos por ser inteligente demais, por saber demais.  Pode falar olhando nos olhos. É um grande grupo de acolhimento. Nos encontros, as crianças debatem assuntos diversos, soluções para o planeta, tem crianças que levam artigos, desenhos é livre para que cada um exponha seu trabalho e defenda sua causa ou coloque um projeto em debate". 


Fabiano de Abreu fala que existem pelos menos uns 300 brasileiros e brasileiras com QI de gênios...

 ...e a neuropsicóloga da PUC e da USP Cristiane Costa Cruz também ligada à Mensa atua neste setor e é autora de livro 


Especialistas calculam que, somente no Brasil, existam hoje cerca de 300 pessoas, de várias idades e regiões, que podem ser enquadradas nesta classificação formal de geniais. Quem destacou esse fato, no momento em que comemorava a notícia sobre a menina Laura Buchelle, foi o neurocientista Fabiano de Abreu, jornalista, pesquisador e filósofo, de família luso brasileira, elee veio de Portugal mas vive no Brasil onde mantém um empresa de assessoria de imprensa e de comunicação MF Press Global. Ele mesmo também é integrante da entidade Mensa, tendo sido encaminhado a ela através dos contatos com a neuropsicóloga brasileira Cristiane Costa Cruz, que atua em São Paulo com saúde mental. Drª Cristiane Cruz é ligada à PUC e à USP, bem como ao movimento Amanhã da Paz que tem tudo a ver com a busca da ecologia na vida. Ela é na prática uma representante em nosso país da Mensa, especialmente depois que se lançou como autora do livro "O Cisne Que Não Comia" a partir de seus estudos sobre o problema de crianças que têm problemas com alimentação, albumina.  Os seus ensinamentos podem mudar radicalmente a situação (e até o perigo de vida) de crianças e por exemplo de modelos, adultos e adultas que sofrem com medos obsessivos de engordar ou busca que chega a ser uma paranoia, de ser magra e atraente, algo muito contemporâneo nas redes digitais hoje ou na ditadura da moda. 


(Nesta edição do blog da gente depois mais tarde ou amanhã você poderá ter mais informações sobre esta pauta na seção de comentários sobre a Mensa, também vamos postar dois vídeos, um deles com educadora falando sobre sua experiência e visão de crianças super dotadas ou geniais. E o outro, é o assunto do momento, a posse de Joe Biden e Kamala nos Estados Unidos, na cobertura da Band News)


De repente a Mensa é também uma forma da gente respeitar o ser humano que extravasa limites e buscar a sabedoria ou a cultura humanitária da vida e da paz


Fontes: CNN - Mensa - AFP - folhaverdenews.blogspot.com


2 comentários:

  1. Você pode postar direto aqui nesta seção sua opinião, se preferir, envie seu conteúdo (texto, foto, vídeo, pesquisa, notícia etc) pro e-mail do blog da gente, mande então sua mensagem desde já para navepad@bol.com.br

    ResponderExcluir

Translation

translation