PODCAST

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Papai Noel já tem pesadelos - SEM MAIS AUXÍLIO EMERGENCIAL E COM DESEMPREGO O ANO NOVO TERÁ O VELHO DRAMA DE COMO SERÁ POSSÍVEL SOBREVIVER

Vem aí o Brasil que em 2021 enfrentará a fome na contramão da recuperação do PIB: este levantamento sobre a realidade social brasileira foi feito pela BBC News (e pela repórter Laís Alegretti) hoje repercute no país e na Europa, confira aqui agora resumo  das informações e nossa interpretação desta situação


Mulher do povo Vanda foi uma das entrevistadas pela BBC


A inflação que tem como sobrenome a  fome


 Papai Noel tem pesadelo com crianças que não pedem brinquedo nesse Natal mas botijão de gás...

RÉDITO,
GETTY IMAGES

O desenvolvimento sustentável que a gente vem debatendo nestes dias no blog Folha Verde News, além de implantar um equilíbrio entre os interesses econômicos com os ecológicos, tem como outra base a condição humana e social da população: em quase todo o planeta e por aqui mais ainda estamos longe desta tal sustentabilidade. Alguns analistas falam que a economia brasileira deu neste final de 2020 os primeiros passos para sair do buraco, porém, um cenário bem diferente se desenha para o ano novo dos brasileiros e brasileiras mais pobres. A falta de emprego e o fim do auxílio emergencial (somado ao Coronavírus também) compõem a fórmula trágica que levará mais brasileiros a caírem em situação de extrema pobreza no começo de 2021, segundo especialistas em economia e transferência de renda. Pelos dados da matéria da BBC News, a pobreza extrema deve atingir, em janeiro, uma taxa entre 10% e 15% da população brasileira, de acordo com projeção calculada pelo economista Daniel Duque, pesquisador do Ibre-FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas)l.E isso significa que a proporção de brasileiros vivendo na extrema pobreza (ou seja, com menos de US$ 1,90 por dia) pode dobrar em relação a 2019, quando a taxa foi de 6,5% da população — ou 13,7 milhões de pessoas, segundo números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O Brasil fantasma do Brasil


Para a pobreza (quem vive com menos de US$ 5,50), Daniel Duque projeta que a taxa ficará entre 25% e 30% no começo do ano que vem. Em 2019, ela foi de 24,7%, ou mais de 51 milhões de brasileiros. "A taxa de pobreza extrema será muito alta devido a dois fatores: a população mais pobre depende basicamente de programas sociais e do mercado de trabalho, que foi muito impactado negativamente para ocupações de menor escolaridade e rendimento", completa o economistas da FGV. Ele  explica que a projeção considera o fim do auxílio emergencial e pressupõe um reajuste de 15% no Bolsa Família. O atual governo federal  chegou a considerar a criação de um novo programa, que ganhou até nome: Renda Brasil. A expectativa era de que ele fosse uma reformulação de programas sociais e que substituísse o auxílio emergencial, criado no contexto da pandemia da Covid-19 e considerado fundamental para a proteção da população mais vulnerável nesse período. Embora batizado e anunciado, esse programa não chegou a virar uma proposta de fato. E os governantes mesmo assim estão deixando a entender que não vai prolongar o pagamento do auxílio emergencial. Tudo indica que não haverá prorrogação do auxílio ou a criação de um novo programa e há uma pequena esperança de se aumentar um pouco o Bolsa Família. A frieza da economia fala em equilíbrio das contas e algumas autoridades querem dividir o ônus com as empresas ou por a culpa na pandemia. Existe solução?

 

 Na sociedade de consumo, não mas na estrutura sustentável de desenvolvimento poderá se encontrar uma solução

O movimento ecológico, científico e de cidadania que dá conteúdo ao nosso blog já começa a pedir que deputados, senadores, membros do Judiciário e do Executivo renunciem parte dos seus altos salários para financiar um programa social. Mas isso no Brasil é acreditar no Papai Noel, infelizmente.


A tragicomédia do Papai Noel de 2020
 

Que Natal é esse?


"Um dos impactos bastante previsíveis é que muitas pessoas que tinham deixado de procurar emprego devido à pandemia vão acabar voltando à luta. Com isso, a taxa de desemprego vai aumentar, porque nem todo mundo vai encontrar a chance de um trabalho num momento destes", resume desde já o drama de 2021 o economista Daniel Duque, da Ibre-FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas).


 

Mulheres adiam gravidez diante das previsões e muitas crianças acordam do sonho natalino com o pesadelo da realidade 


(Confira depois mais tarde e amanhã, mas dados, números e argumentos ou mensagens na seção de comentários deste blog da gente, nesta edição, vamos postar dois vídeos, um deles da série Catraca Livre sobre a situação de 1/4 da população brasileira que sofre a pobreza da realidade insustentável e um clip de animação, que parece até sátira, a canção infantil de Natal, Anoiteceu, eu penseu que todo mundo fosse filho de Papai Noel))


 

Coronavírus X Papai Noel


Fontes: BBC News - Ibre - FGV - IBGE

                    folhaverdenews.blogspot.com

 

3 comentários:

  1. "Populações mais pobres foram afetadas mais duramente pela crise causada pela pandemia e defeitos estruturais que vem sendo mantidos agora na realidade brasileira, diante disso que a gente coloca ese Papai Noel de 2020 com sérios pesadelos": comentário de Antônio de Pádua, ecologista e editor deste blog.

    ResponderExcluir
  2. Você pode postar direto aqui nesta seção de comentários a sua informação ou opinião, se preferir, envie o seu conteúdo pro e-mail deste blog navepad@bol.com.br que mais tarde divulgaremos o material a nós enviado.

    ResponderExcluir
  3. "Tem até analistas, como ouvi em previsões sociais e econômicas de 2021 em jornalismo de rádio em São Paulo nestes dias, pode ter saques, quebra quebra e tudo mais se não houver uma gestão emergencial para o sufoco": este é o primeiro comentário que nos foi mandado por e-mail, é de Rubens Moreira Santos, da capital paulista, advogado e militante da IAB. (Depois mais dados sobre o alcance desta crise que envolve pandemia e economia, participe você também com a sua mensagem ou opinião.

    ResponderExcluir

Translation

translation