PODCAST

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

PELA PRIMEIRA VEZ PESQUISADORES CONSEGUEM DESTRUIR NINHO DE VESPAS GIGANTES NOS ESTADOS UNIDOS

Elas são chamadas também de vespas assassinas pela mídia sensacionalista: estes insetos de 5 centímetros são uma nova ameaça de extinção das Abelhas e insetos polinizadores que por sua vez são essenciais para a ecologia da natureza

 

Elas ameaçam Abelhas que vêm sendo extintas em algumas regiões por excesso de agrotóxicos e de pesticidas

Muita gente pensava até hoje que vespas gigantes eram somente mito ou fruto de imaginação e sensacionalismo, porém a informação agora é que cientistas que pesquisavam o problema exterminaram o primeiro ninho de vespas gigantes asiáticas encontrado nos Estados Unidos. A espécie representa um perigo tanto para os humanos quanto para outros insetos. Estima-se que cerca de 40 pessoas morrem por ano, na Ásia, em especial no Japão e também na China, vítimas de picadas das vespas assassinas que também podem dizimar toda uma colônia de abelhas em poucas horas. O ninho, encontrado no estado de Washington, foi localizado após especialistas colocarem rastreadores em vespas da espécie, avistadas pela primeira vez na região há cerca de um ano. Cerca de 200 vespas viviam no ninho que foi sugado por uma mangueira a vácuo neste final de semana em uma área remota de floresta. A árvore onde os insetos estavam ainda será cortada para remover quaisquer outros ninhos. 


Foi documentada a destruição de um ninho de super vespa em Washington agora...

 ...estes insetos gigantes já haviam sido detectados antes em matas na região de Vancouver


Estes insetos mais comuns em regiões asiáticas estão entre as maiores vespas do mundo, com as rainhas da espécie podendo atingir mais de 5 centímetros de comprimento. Os Entomologistas, especialistas em insetos, que fizeram a remoção do ninho ao norte dos States correram riscos na operação, pois o ferrão das vespas pode perfurar as roupas de proteção de astronautas usadas no processo. A espécie com nome científico Vespa-mandarina também mais populares como vespas assassinas, têm uma picada poderosa e podem até cuspir veneno, lançado à distância. A principal presa das vespas são as Abelhas que não têm um mecanismo de defesa natural contra esse predador. Estas  super vespas invadem e ocupam as colmeias, matam as abelhas adultas e devoram as larvas e pupas. A picada das vespas gigantes, também chamadas de asiáticas, é dolorosa, mas elas só atacam humanos ao se sentirem provocadas ou ameaçadas. Mesmo que uma pessoa não seja alérgica, se ela sofrer algumas picadas pode não resistir as toxinas liberadas e morrer.


A vespa mandarina ainda está sendo investigada...

 ...a destruição de um ninho ao norte dos States vai avançar a pesquisa e talvez resolver o mistério


Teorias de conspiração à parte, ainda não se sabe como nem porquê as vespas chegaram ao Canadá e Estados Unidos. O habitat delas está em áreas florestais remotas da Ásia, . Canadenses destruíram um ninho encontrado na Ilha de Vancouver, em dezembro do ano passado. E agora se confirma mais este problema ambiental, ameaçando em especial as Abelhas, que vêm sofrendo ondas de desaparecimento, também na América do Sul e na África, devido a overdose de pesticidas e de agrotóxicos.  


Mais do que o aparecimento das super vespas o problema maior é a extinção das Abelhas que polonizam vegetais e produzem mel um dos alimentos mais nutritivos do planeta


(Confira que vamos postar neste blog da ecologia e da cidadania dois vídeos que de forma diferente documentam as super vespas e debatem este assunto, depois, caso a gente consiga dados vamos divulgar mais informações sobre elas na seção de comentários do Folha Verde News)


Assim, a luta é contra as super vespas mas em especial a favor da vida das Abelhas


Fontes: Yahoo - Uol -  AFP - North News

                folhaverdenews.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translation

translation