PODCAST

terça-feira, 29 de setembro de 2020

ATÉ OS VEGETARIANOS E VEGANOS OU ECOLOGISTAS QUEREMOS ENTENDER DE ONDE E COMO VEM A CARNE QUE OS BRASILEIROS E O MERCADO EXTERIOR CONSOMEM

 Coalizão Brasil lançou em Nova Iorque estudo de rastreabilidade da cadeia de carne bovina em nosso país que tem sido um dos setores responsáveis que levam à destruição crescente da ecologia da natureza no Brasil

 

Este estudo da Coalizão Brasil pode ajudar a mudar e avançar a realidade

O estudo foi divulgado durante a Climate Week de Nova York apontando para a urgência da ação climática nacional e mundial e despertou a atenção da mídia de vários países, até mais interesse do que os discursos de presidentes na Assembleia Geral da ONU porque as pesquisas e conclusões da Coalização Brasil Clima, Florestas e Agricultura envolvem diretamente também a saúde dos alimentos e dos consumidores. É possível monitorar a origem da carne na Amazônia e no Cerrado - essa foi a principal conclusão do estudo de rastreabilidade da cadeia de carne bovina que a Coalizão divulgou dos Estados Unidos para todo o planeta. Confira um resumo das informações no blog da gente, ligado ao movimento ecológico, científico, da cidadania e da não violência, aqui, a seguir. 



Mesmo com alta no preço em quaisquer cidades do país fila nos açougues 


Mediante a integração de informações entre a GTA (Guia de Transporte Animal), o CAR (Cadastro Ambiental Rural) e os respectivos mecanismos legais que permitam sua validação conjunta, e seguindo as exigências estabelecidas pelos acordos firmados no âmbito do SISBOV (Sistema Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia de Bovinos e Bubalinos) e pelos TACs (Termos de Ajuste de Conduta) entre o MPF (Ministério Público Federal) e os processadores de carne operando na Amazônia Legal, o Brasil tem como garantir produção de carne bovina livre de desmatamento ilegal. “Em todo o mundo cresce uma legítima pressão pelo direito de saber a origem e as condições de produção daquilo que consumimos. Ninguém quer comprar produtos feitos em condições humanas degradantes, por exemplo. Tampouco se aceita que a produção seja feita às custas do meio ambiente”, compara André Guimarães, facilitador da Coalizão Brasil: “Assim como o agronegócio brasileiro é altamente competitivo em produtividade, precisamos ser igualmente competitivos na capacidade de produzir sem desmatamento ilegal, é o que este estudo mostra e temos como provar isso”, ressalta Marcello Brito, também um dos integrantes da Coalizão Brasil.


 

Há várias opções saudáveis de alimentação sem carne


O estudo foi elaborado pela consultoria Agrosuisse e contou com a coordenação da FT (Força-Tarefa) Rastreabilidade da Carne da Coalizão, formada por representantes das seguintes organizações: ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), EQAO, GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável), Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), Instituto Arapyaú, IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), JBS, Marfrig, Partnerships for Forests - P4F, Solidaridad Network, TNC (The Nature Conservancy), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Vicente e Maciel Advogados e WWF-Brasil. Não é de hoje que o consumidor busca entender de onde vem a carne que consome. Os esforços para implantação de um sistema de rastreabilidade na cadeia da carne bovina no Brasil se iniciaram no ano 2000, resultando na criação do SISBOV em 2002 e dos TACs com frigoríficos em 2009. Agora em 2020, grandes players do setor anunciaram medidas adicionais para garantir que seus produtos estejam livres do desmatamento ilegal. Para subsidiar propostas à melhoria destes sistemas, a Coalizão Brasil investiu no estudo Rastreabilidade da Cadeia da Carne Bovina no Brasil: Desafios e Oportunidades, que engloba 42 recomendações para fortalecimento do controle da qualidade ambiental da carne.


3 momentos da realidade da carne que precisam mudar e avançar


(Confira depois na seção de comentários deste blog ligado ao movimento ecológico, científico e de cidadania outras informações, dados e opiniões sobre este estudo da Coalizão Brasil: nesta edição do Folha Verde News já estão postados dois vídeos que exemplificam enfoques relacionados a este tema, um deles, o antológico documentário A Carne É Fraca (da 7MA7) e outro, algumas orientações de saúde em relação a alimentos, feitas pelo médico gaúcho Samuel Dalle Laste. Nutricionista do site Tua Saúde alerta também sobre malefícios do excesso de consumo de carne)


Nutricionistas indicam um equilíbrio na alimentação


Este estudo enfocado em resumo hoje aqui no blog da gente é resultado da iniciativa Amazônia Possível, lançada na Climate Week de Nova York, quando se elegeu o combate à ilegalidade a maior urgência para o desenvolvimento sustentável brasileiro na região, com foco especial na rastreabilidade da produção de proteína animal.


As novas gerações aumentaram o interesse por outras...


 ...opções de alimentação, outros sabores, melhor preço e menos riscos nesta fase de Coronavírus que segue sendo um desafio na saúde de todo mundo



Fontes: WWF - Coalizão Brasil - Amazônia Possível - Tua Saúde 

                folhaverdenews.blogspot.com

 

5 comentários:

  1. A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura é um movimento multissetorial que se formou em 2015 com o objetivo de propor ações e influenciar políticas públicas que levem ao desenvolvimento de uma economia de baixo carbono, com a criação de empregos de qualidade, o estímulo à inovação, à competitividade global do Brasil e à geração e distribuição de riqueza a toda a sociedade. Mais de 200 empresas, associações empresariais, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil já aderiram à Coalizão Brasil – coalizaobr.com.br


    ResponderExcluir
  2. "A carne vermelha vinda de boi, ovelha, carneiro ou porco, é fonte de proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde, e pode ter benefícios ao corpo e fazer parte de uma alimentação saudável e balanceada. No entanto, quando consumida em excesso a carne vermelha pode causar malefícios à saúde, como o aumento do risco de doenças cardíacas, AVC e câncer, principalmente": comentário de Tatiana Zanin, que é nutricionista e mantém o site Tua Saúde.

    ResponderExcluir
  3. Mais tarde nesta seção, mais dados, informações e comentários, venha conferir depois.

    ResponderExcluir
  4. Você pode postar direto aqui seu comentário, se preferir, envie o seu conteúdo (texto, foto, vídeo, arte, notícia, pesquisa etc) para o e-mail do blog navepad@bol.com.br (mais tarde e amanhã divulgaremos o material).

    ResponderExcluir
  5. "Matéria bem equilibrada, na minha família tem gente que usa ou que abomina carne, eu fico no meio": comentário de Maria Luíza, que fez Letras pela Unesp, ela não informa de que cidade mandou a sua mensagem. Um abraço, Luiza, paz.

    ResponderExcluir

Translation

translation