PODCAST

segunda-feira, 6 de julho de 2020

O DEGELO QUE JÁ ESTÁ ACONTECENDO NA ANTÁRTICA VAI DESEQUILIBRAR TOTALMENTE O CLIMA NO BRASIL OU NA AMÉRICA E NO PLANETA?

O que está acontecendo com a Antártica? Geólogo da Unicamp que esteve pesquisando lá comenta as altas temperaturas que têm sido registradas na região mais extrema da América do Sul e aqui no blog da ecologia a gente faz um resumo das informações do IE (Instituto de Engenharia)

 Altas temperaturas e degelo na Antártica já acontecendo....


 ...influirão direto no meio ambiente, na vida da população, na saúde. até na economia do Brasil, da América, do planeta, diz o geólogo Alessandro Batezelli

No início de fevereiro de 2020 a Antártida ou Antártica (como de diz de forma mais popular) registrou temperaturas recordes e despertou interesse mundial: afinal, o que está acontecendo naquela região e que consequências trará para o planeta? Esta foto foi feita em meados de janeiro durante um dos picos de temperatura na Ilha Marambio (Península Antártica), onde ocorreram os registros recordes. A imagem, captada pelo fotógrafo e guia de montanha Edson Vandeira, mostra parte da ilha já praticamente sem neve. E ilustra as observações do geólogo do Instituto de Geociências da Unicamp, Alessandro Batezelli, que esteve ao vivo no continente gelado em 2019 pelo Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e avaliou a situação que pôde constatar. Acompanhe a seguir os comentários deste pesquisador sobre o avanço do degelo e os efeitos que ele pode estar causando ao clima e ao ambiente da América do Sul, do Brasil também e de todo o planeta enfim. 

Já estão ocorrendo em 2020 altas temperaturas e degelos...

 ...na Antártica que alertam os cientistas sobre eventuais problemas no clima e no meio ambiente por aqui em nosso país também

Alerta do geólogo - Um evento anterior de aumento anormal de temperatura já havia sido registrado em Marambio em novembro de 2019. A frequência e a proximidade dos eventos é um fator que preocupa cientistas de todo o mundo. Segundo Alessandro Batezelli, na natureza alguns eventos meteorológicos se repetem com frequência nas diferentes estações do ano. “Eventualmente ocorrem anomalias, como a seca na região sudeste do Brasil em 2014. Registros mostravam que há décadas não havia uma seca como aquela. Muito provavelmente essa pode ser uma das razões do calor excessivo na Antártida. Algumas dessas anomalias podem ocorrer em determinadas freqüências. A grande preocupação é quando esses eventos pouco frequentes, que ocorrem de 10 em 10, 20 em 20 ou cada 50 anos, por exemplo, começam a ocorrer a cada 2 ou 3 anos como agora”.  

Mudanças climáticas ocorrendo mais rapidamente agora na Antártica



“Quando eu estava lá em 2019, a média mais quente foi 2°C no máximo, uma diferença muito grande ao que foi registrado em 2020”. 
Batezelli voltou da Antártica no início de fevereiro de 2019 – mais ou menos no mesmo período em que ocorreram os ciclos de altas temperaturas em 2020. Ele ficou por quase 3 meses na ilha Vega, cerca de 60 Km da ilha Marambio. No entanto, não percebeu nada que pudesse chamar a atenção para alteração da temperatura naquele momento. “Nessa época do ano, realmente ocorre degelo, mas não a ponto de elevar a temperatura. No ano passado, quando estava lá, a média mais quente foi 2°C no máximo, uma diferença muito grande ao que foi registrado agora em 2020. O céu ficava azul, com sol, mas a temperatura era muito baixa. Mesmo nos dias mais quentes, o vento que soprava constantemente, dependendo da velocidade, deixava uma sensação térmica de -5 a -10°C. Não é o que está acontecendo agora na Antártica". 


 As observações do geólogo da Unicamp precisam ser levadas em conta por climatologistas, meteorologias e autoridades ambientais também do Brasil



(Confira depois mais dados e informações na seção de comentários deste blog sobre estudos e conclusões do geólogo da Unicamp, confira também em nossa webpágina hoje dois vídeos já postados aqui, um da Apolochannel sobre o que vem acontecendo naquele continente, também com imagens da Nasa e da Agência Espacial Europeia. O outro vídeo foi registrado quando o geólogo estava deixando a Ilha Vega, vale conferir todos do nosso movimento ecológico, científico e da criação da vida futura) 

 Quais podem ser os efeitos do degelo na Antártica? Esta é uma questão am aberto (mais na seção de comentários aqui no blog)

Avanço do degelo - Imagens de satélites das últimas décadas mostram o avanço do degelo. “No hemisfério norte, por exemplo, os Ursos polares estão invadindo as cidades porque a calota polar está derretendo. Quando o mar congela, eles conseguem andar no gelo e caçar. Como não conseguem caçar, vão para as cidades. Isso já está recorrente”, diz o docente da Unicamp. O derretimento também vem avançando na região antártica. “Há muitos dados no hemisfério norte e mesmo na Antártida sobre o derretimento das calotas. A grande questão é por que houve esse grande aumento de temperatura? Climatólogos têm estudado dados de muitas décadas a fim de entender se esses eventos de aquecimento fazem parte do ciclo climático natural ou se têm relação com a atuação dos países, do ser humano”, questiona Batezelli. Ele lembra que em 2013 houve um registro na Antártida de 13°C. Já em 2015 a temperatura foi a 17,5°C. Em 2020 bateu os 20°C. Com essas medições, cientistas de todo o mundo estão ainda mais preocupados. “Ainda não se pode concluir com precisão o que está acontecendo com o clima na Antártida, apenas apontar teorias. Os dados coletados no passado e dados atuais estão sendo analisados a fim entender suas causas e qual a frequência com que ocorrem. Isso dá subsídio para projeções futuras”, comenta o próprio Alessandro Batezelli. Imagens feitas por satélites em 4 de fevereiro e a segunda em 13 de fevereiro. O período quente causou derretimento generalizado nas geleiras. É possível identificar na parte inferior esquerda do registro do Earth Observatory da NASA, a formação de lagos criados com água de degelo. 

O degelo na Antártica pode influir em seca ou na oferta de água também em nosso país?...

....Causa consequências na natureza e na vida da nossa população?

Pesquisa sobre o clima são superimportantes por conta da influência que têm na população, na natureza, na economia também: “Cada nova pesquisa introduz mais dados e ajuda a entender o porquê e quando ocorrem esses eventos de resfriamento e aquecimento. Se entendemos como ocorreu no passado, conseguiremos, de certa forma, simular matematicamente situações futuras. Quando esses eventos ocorrem sem nenhuma previsão, podem causar danos, este é o conteúdo de nossas observações", falou o geólogo da Unicamp. Ele precisa ser ouvido dentro duma gestão ambiental também no Brasil. 

Assim como o que acontece na Antártica influi em nosso meio ambiente...

 ...da mesma forma o que ocorre na Amazônia influi direto no clima e no equilíbrio ambiental do Brasil, da America e até do planeta


Fontes: IE (Instituto de Engengaria) - Instituto de Geociências da Unicamp
                folhaverdenews.blogspot.com
             

6 comentários:

  1. Antártida ou Antártica? ... Acontece que, atualmente, ambas as formas são aceitas: Antártida e Antártica e alguns estudiosos acreditam que Antártica seja o mais correto, pois viria do grego Antarktikós, que quer dizer “anti-Ártico”, “do outro lado do Ártico”. Esta é a razão de usarmos esta expressão, que é também de uso mais popular.

    ResponderExcluir
  2. Uma alta continuada de temperatura, agravando o degelo na Antártica, poderá fazer com que aumente o nível do Atlântico, colocando em risco algumas cidades litorâneas da Argentina e do Brasil. Mas é é apenas um dos efeitos desta situação. Venha depois conferir mais dados e informações sobre este nossa tema de hoje aqui ni blog nesta seção que vamos editar com mais comentários, depois mais tarde, OK?

    ResponderExcluir
  3. Você pode postar direto aqui nesta seção a sua opinião, se preferir, envie o seu conteúdo (comentário, foto, vídeo, notícia, pesquisa) por e-mail do editor desde blog que mais tardae divulgaremos todo o material, então, mande já a sua mensagem para padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. "Na escala de tempo geológico, há eventos climáticos extremos que ocorrem por milhares ou milhões de anos. No Paleozóico ocorreram glaciações que duraram milhões de anos. Já a última era glacial, por exemplo, começou a cerca de 100 mil anos e terminou há cerca de 12 mil anos. Foram intervalos curtos, do ponto de vista geológico. Eventos como estes podem ocorrer em períodos mais curtos, como a “pequena era do gelo”, nos anos de 1650, 1770 e 1850. Naqueles anos foram registradas temperaturas muito baixas no hemisfério norte. Existem relatos que em 1607 e 1814 o rio Tâmisa, na Inglaterra, congelou completamente. Trata-se de um evento anormal que não se repetiu até os dias atuais”: comentário de Alessandro Batezelli, geólogo, Unicamp, mais uma observação dele a seguir, confira.

    ResponderExcluir
  5. "Estudos sobre o clima são interessantes por conta da influência que têm na natureza, na população. Cada nova pesquisa introduz mais dados e ajuda a entender o porquê e quando ocorrem esses eventos de resfriamento e aquecimento. Se entendemos como ocorreu no passado, conseguiremos, de certa forma, simular matematicamente situações futuras. Quando esses eventos ocorrem sem nenhuma previsão, podem causar danos à sociedade. Pesquisas científicas envolvendo aspectos da natureza podem subsidiar políticas públicas de prevenção e contenção de acidentes ou desequilíbrios do clima e do ambiente”: comentário também do geólogo Alessandro Batezelli.

    ResponderExcluir
  6. "A Antártica tem importante papel na regulagem climática do globo. É de lá que se deslocam as correntes marítimas frias que trazem nutrientes e controlam a vida marinha. As frentes frias que regulam as estações no Brasil têm sua origem no continente gelado. Pesquisadores apontam que ainda é cedo para saber que consequências ocorrerão no médio prazo": comentário de estudo do Instituto de Geociências da Unicamp sobre o aquecimento da temperatura e o degelo da Antártica,

    ResponderExcluir

Translation

translation