PODCAST

terça-feira, 7 de julho de 2020

O JAPÃO ESTÁ ESCAPANDO DO CORONAVÍRUS MELHOR DO QUE A MAIORIA DOS PAÍSES: ISSO É UM MISTÉRIO? OU O FATOR X PODE SER A ALIMENTAÇÃO?

Qual o mistério por trás da baixa mortalidade por Covid-19 entre os japoneses? Conheça aqui agora algumas hipóteses ou teorias que explicam porque a realidade japonesa é uma exceção



Qual é o Fator X que explica como o Japão está vencendo o Coronavírus melhor que o resto do mundo?


A arte e a cultura da vida made in Japan é com certeza um destes fatores



O país do Sol Nascente não fez lockdown e tem a maior população idosa  do mundo (grupo de risco nº 1 do Coronavírus) mas então por  que não morreram lá um número maior de pessoas de Covid-19? A resposta, segundo Rupert Wingfield, repórter da BBC News em Tóquio, não estaria em um único fator. Um dos motivos é que a população adotou, amplamente, as medidas de isolamento sugeridas pelo governo. Nada foi obrigatório, não tem multas ou muitas regras, aí entra também a cultura ou a história deste povo, sendo destacado em todo o planeta, no Brasil, no site Terra por exemplo. Aqui no blog da ecologia, da cidadania e da cultura da vida Folha Verde News, a gente tem praticamente uma certeza: a imunidade maior dos japoneses à Pandemia vem da sua alimentação saudável. Alguns jovens abandonaram em parte as tradições orientais e assumem alguns hábitos de consumo ocidentais, no caso, o fast food, a alimentação americana. Mas em geral desde crianças todos e todas se alimentam com um padrão de qualidade melhor ou mais saudável do que em outros países. Isso de alguma forma acontece em toda a Ásia, na China, na Coréia, Vietnã, até em Taywan também, , porém oJapão é o epicentro de um estilo alimentar que aumenta as defesas naturais do organismo contra quaisquer vírus. Confira este enfoque aqui em nossa webpágina, a gente pesquisou em outras fontes também, como no portal Japão em Foco, resumindo aqui para você esta nova visão sobre o mistério japonês de resistência ao Coronavírus.


Os japoneses voluntariamente assumiram derrotar a Covid-19...

 ...e um Fator X para a vitória é a nutrição do povo do Japão que tem todos os detalhes neste site sobre vida e cultura deste país


Maior grupo de risco, per capita, a população nipônica é a mais velha da Terra, mas por que então há menos vítimas da Covid-19 no Japão? Há um clima de mistério e dezenas de teorias. Tem até radicais nacionalistas, como é o caso do vice-primeiro-ministro, Taro Aso, para quem a explicação teria a ver com uma qualidade superior do povo japonês, algo improvável e hoje inaceitável um conceito racial deste tipo. um comentário xenófobo, muito criticado quando ele se manifestou ao ser perguntado por lideranças de outros países sobre o sucesso sanitário do Japão.


Qual é o Fator X que explica a imunidade japonesa hoje...


...diante dos desafios da realidade de agora como a pandemia?


Por que não morreram mais pessoas de Covid-19 no Japão? O país manteve suas fronteiras sempre abertas, nunca adotou obrigações rígidas para enfrentar a virose, para exemplificar, a população de Tóquio passa de 37 milhões de pessoas, vivendo muito próximas umas das outras. Não foram seguidos de forma absoluta nem as recomendações da OMS da ONU, para testar ao máximo possível: foram aplicados testes em apenas 0,27% da população.  Mas, até a primeira metade de 2020, o Japão registrou menos mortes que a média — apesar de, em abril, Tóquio ter registrado cerca de 1 mil mortes. Diferente do modelo, também bem sucedido da Nova Zelândia, o Japão tampouco adotou um lockdown em escala ou na mesma severidade da Europa. No começo de abril, o governo declarou estado de emergência, mas o pedido para ficar em casa não era compulsório. Serviços não essenciais foram convidados a fechar, mas não havia nenhuma punição prevista para quem recusasse o convite. Mas então por que o Japão continua sendo mais imune ao Coronavírus do que outros países? Não se trata também da falta de gestão governamental da saúde e da vida do povo, que é o caso do Brasil, um recordista mundial de mortes e de infectados pela Pandemia. Mas então, o quê?


 A megalópole de Tóquio tem porém uma reserva cultural...


 ...na cultura de vida tradicional e milenar do povo japonês



Até atividades de lazer vistas como de alto risco como karaokê, mesmo em meio à quarentena voluntária do povo diante do perigo da Covid-19,  continuam muito populares no Japão. "Eu não tenho certeza sobre como um vírus como um esse poderia ficar restrito à Ásia", afirma o professor Kenji Shibuya, diretor de saúde pública no King's College em Londres e ex-conselheiro do governo. Shibuya não descarta a possibilidade de diferenças regionais ou susceptibilidade genética a este vírus. Mas ele suspeita que o Fator X para explicar esse mistério ou a diferença de mortalidade tenha sido um comportamento exemplar dos japoneses para reduzir a transmissão do vírus. Este povo começou a usar máscaras há mais de 100 anos, durante a pandemia de gripe em 1919, e jamais desde então as pessoas pararam de fazer isso. Se alguém tiver tosse ou um resfriado é esperado que a pessoa use máscara para proteger os outros ao seu redor e isso em qualquer época.



 O avanço da ciência e da tecnologia no Japão não despreza as origens culturais deste povo da Ásia e este é um Fator X hoje em dia



Uma outra hipótese para explicar - Um professor da Universidade de Tóquio, Tatsuhiko Kodama, que estuda como pacientes japoneses reagiram ao vírus, acredita que o Japão já pode ter enfrentado uma doença como a Covid-19 anteriormente. Não exatamente a Covid-19, mas algum tipo similar de virose que pode ter deixado uma sequela de imunidade. Ele explica assim: quando um vírus entra no corpo humano, o sistema imunológico produz anticorpos que atacam o patógeno invasor. Há dois tipos de anticorpos: o IGM e o IGG. O tipo de resposta desses anticorpos pode mostrar se alguém já foi ou não exposto ao vírus antes, ou a algo similar. Tatsuhiko Kodama considera ser possível que um vírus da família Sars já tenha circulado pela região antes, o que poderia explicar a taxa de mortalidade baixa, não apenas no Japão, mas também na China, Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e sudeste da Ásia. O clima, a cultura, a história, o temperamento, tudo isso pode ter feito a diferença agora, mas também precisamos considerar um ponto de vista inteiramente ecológico.



 De repente no passado ancestral os japoneses podem encontrar hoje o seu futuro sustentável



A alimentação japonesa mais saudável é o Fator X? -  Sílvia Kawanami, jornalista do site Japão em Foco, mesmo não entrando neste debate, deixa claro que o que faz a diferença no Japão é o tipo tradicional dos alimentos consumidos pelo povo. Nutricionistas, pesquisadores de ecologia humana, médicos, do ponto de vista da ciência, o Japão é considerado hoje o país que tem a melhor alimentação do mundo, algo que é sinalizado pelo maior baixo índice de obesidade e a incrível taxa de longevidade da população deste país. A dieta japonesa inclui alimentos de baixo teor de colesterol, por exemplo, sem a gordura abundante na carne vermelha, nos laticínios, na manteiga. A alimentação japonesa é rica em peixes, frutos do mar e algas, tanto a Kombu (de águas quentes) como a Nori (de ágias frias), contendo elevadas quantidades de iodo, minerais, microelementos que geram muita energia e sabor apurado.  E então vale a pena a gente estudar a culinária tradicional do Japão, que inclui também, de quebra, um estilo de vida relativamente mais saudável. Por exemplo, apesar da dieta diária incluir arroz e macarrão, muitos dos alimentos contém ingredientes e complementos extremamente saudáveis que equilibram, como verduras, legumes, soja, peixe, frutos do mar, chás naturais e outros segredos de saúde.



O atleta Jô, hoje no Corinthians de novo, vivenciou o lado positivo da cultura tradicional japonesa assim como a comunidade brasileira por lá


"Na minha modesta opinião, à distância, e tão somente analisando as várias hipóteses, tenho uma teoria pessoal sobre o Fator X dos japoneses nesta era do Coronavírus, a alimentação mais natural e mais saudável": comenta por aqui no blog, ao editar esta matéria, o ecologista Antônio de Pádua Silva Padinha que há mais de 30 anos é vegetariano, quase vegano, e argumenta ainda que "os antigos asiáticos, os ancestrais do povo oriental comiam de forma um pouco mais ecológica do que hoje, tanto no Japão como em qualquer outro país nessa sociedade mundial de consumo".  Mas o nosso editor Padinha não fecha questão, apenas sugere que os cientistas analisem mais a fundo a alimentação tradicional japonesa, para orientar um avanço na saúde de nosso próprio povo.


Nas raízes culturais (também na alimentação) os japoneses encontram um Fator X que faz a diferença na saúde e na vida mesmo diante do Coronavírus


(Confira na seção de comentários deste blog mais detalhes sobre os alimentos consumidos na dieta tradicional japonesa. por exemplo, Feijão Azuki, a batata Konniaku, o Missô (pasta de soja), algas, ervas, Okoshi (cereal mais amendoim), cogumelos, frutas como a Umebashi (uma espécie de ameixa) e muitos outros alimentos como os mais conhecidos e consumidos no Brasil, Sashimi e Tofu (queijo de soja), é toda uma ciência de alimentação que com certeza amplia o sistema imunológico da população. Na seção de vídeos hoje aqui em nossa webpágina, um da série Incrível (7 segredos da alimentação tradicional japonesa) e outro, da Agência Pública, sobre o jovem índio Eder Apodonepá que estuda na Universidade Federal do Mato Grosso mas não abandona sua aldeia e suas raízes, exemplifica como isso é vital hoje em dia prum povo - também na alimentação e em toda a cultura da vida - encontrar as melhores alternativas de vida e de saúde)


De repente assim como Eder Apodonepá nós também devemos buscar a alimentação e todas as raízes culturais brasileiras para um realidade mais ecológica, mais sustentável diante dos desafios de agora



Fontes: BBC - Terra - japaoemfoco.com
               folhaverdenews.blogspot.com

9 comentários:

  1. "Há também evidências científicas de que o Japão realmente parece, até agora, ter controlado o avanço da doença.
    A gigante de telecomunicações Softbank realizou testes de anticorpos em 40 mil funcionários, que mostraram que apenas 0,24% havia sido exposto ao vírus. Testagem randômica de 8 mil pessoas em Tóquio e duas outras cidades mostraram níveis ainda mais baixos de exposição. Em Tóquio, só 0,1% testaram positivo": comentário de Rupert Wingfield, jornalista, da BBC News em Tóquio, no Japão.

    ResponderExcluir
  2. Em junho, quando declarou o fim do estado de emergência, o primeiro-ministro, Shinzo Abe, enalteceu o "modelo japonês", afirmando que outros países deveriam aprender com o Japão.
    Há algo especial em relação ao Japão? Para o vice-primeiro-ministro, Taro Aso, a explicação tem a ver com a "qualidade superior" do povo japonês. Pelo menos é o que disse em um notório — e bastante criticado — comentário, ao ser perguntado por lideranças de outros países sobre o sucesso do Japão no combate ap Coronavírus": comentário também que a gente extraiu do texto de Rupert Wingdield, que escreveu uma reportagem neste tema pata a BBC.

    ResponderExcluir
  3. "Eu disse a essas pessoas de outros países: entre o seu e o nosso país, o mindo (nível das pessoas) é diferente. E isso os deixou quietos e sem palavras": comentário de Shinzo Abe, primeio ministro do Japão. (Traduzido literalmente, mindo significa "o nível das pessoas", embora alguns tenham traduzido como "nível cultural".É um conceito dos tempos do período imperial do Japão, que denota hoje em dia um senso de superioridade racial e chauvinismo cultural. Aso foi muito criticado por usar o termo por toda a mídia do mundo).

    ResponderExcluir
  4. "Muitos japoneses, e alguns cientistas, pensam que há mesmo algo de diferente no Japão — um "fator X" que está protegendo a população contra a Covid-19. De fato, há alguns aspectos dos códigos sociais japoneses — com poucos beijos e abraços nos cumprimentos — que permitem que o distanciamento social seja praticado naturalmente. Mas ninguém parece achar que essa é a resposta. Quem estuda como pacientes japoneses reagiram ao vírus, acredita que o Japão já pode ter enfrentado uma doença como a Covid-19 anteriormente e isso ajudou a criar uma certa imunidade": comentário do professor da Universidade de Tóquio, Tatsuhiko Kodama.

    ResponderExcluir
  5. "A alimentação japonesa mais saudável é o Fator X? - Sílvia Kawanami, jornalista do site Japão em Foco, mesmo não entrando neste debate, deixa claro que o que faz a diferença no Japão é o tipo tradicional dos alimentos consumidos pelo povo": comentário extraído de matérias do site Japão Em Foco.

    ResponderExcluir
  6. Depois mais tarde, vamos postar aqui mais comentários, para ampliar esta discussão, aguarde e venha conferir depois aqui, OK?

    ResponderExcluir
  7. Você pode postar direto a sua opinião aqui, se preferir, envie o seu conteúdo (comentário, foto, vídeo, pesquisa, notícia) para o e-mail do editor deste blog que, depois, mais tarde, divulgaremos aqui o material, então, mande já a sua mensagem para padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. "Muito bacana este conjunto de informações, estou enviando fotos de pratos da dieta japonesa que tenho preparado aqui no Brasil, sou estudioso desta cultura tradicional": comentário de Jader Yamada Santos, nutricionista, São Paulo. (A gente agradece o material que enviou por e-mail Jader Yamada e na hora certa vamos divulgar, vamos juntos, nas raízes culturais de nosso povo podemos encontrar alternativas de futuro também para uma alimentação saudável, capaz de ampliar o sistema imunológico das pessoas).

    ResponderExcluir
  9. "O Ministério da Saúde deveria promover pesquisas e estudos profundos sobre alimentação, através das universidades, divulgar as conclusões, e o Governo desde já distribuir alguns alimentos saudáveis para a população encarar o desafio de sobreviver e resistir ao Coronavírus também": comentário de Jader Yamada Santos, nutricionista, São Paulo.

    ResponderExcluir

Translation

translation