PODCAST

sexta-feira, 3 de julho de 2020

UMA POLÊMICA MUITO TRISTE QUE MOSTRA UM ABISMO ENTRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A REALIDADE DO NOSSO PAÍS AQUI AGORA


CAMPANHA "NOME AOS BOIS": ENTIDADES AMBIENTAIS (GREENPEACE, OBSERVATÓRIO DO CLIMA, CLIMAINFO, WWW BRASIL)  DENUNCIAM EMPRESAS OU MARCAS LIGADAS A ASSOCIAÇÕES QUE APOIAM A "DESBUROCRATIZAÇÃO" PREGADA PELO MINISTRO DO MEIO AMBIENTE


 A gente ressalta que a sustentabilidade significa um equilíbrio entre os interesses econômicos com os ecológicos...



Noticia sobre isso no site El Pais repercute aqui e na Europa: "Campanha destrincha marcas e empresas por trás de associaões empresariais que endossam Ricardo Salles",  os dados foram levantados pelo esquema investigativo The Trust Project  mas algumas empresas negam que estejam neste pacote que privilegia negócios a dano do meio ambiente em especial na Amazônia e no Cerrado



 ...diante dos fatos desta polêmica...




A manchete do El Pais é Sleeping Giants ambiental expõe marcas atreladas a favor do ministro do Meio Ambiente do Brasil. Elas estariam também ligadas a sites com fake news, segundo apurou e divulgou o repórter Brehler Pires em São Paulo.  Tudo começou quando esta referida autoridade governamental (que deveria zelar pela ecologia do meio ambiente) se manifestou em reunião gravada em vídeo e tornada pública por decisão do Supremo Tribunal Federal e do Ministério Público, dizendo em resumo que a crise do Coronavírus deveria ser vista como uma oportunidade para "passar a boiada". Agora, jornalistas investigativos lado a lado com as maiores entidades ambientalistas querem  "dar nome aos bois".


 ...nosso blog mostra apenas os efeitos desta...




Esta situação está dentro do vendaval causado no meio corporativo pela chegada do Sleeping Giants do Brasil, um perfil que denuncia nas redes sociais empresas que anunciam em sites de radicais e de notícias falsas, a estratégia. Nesta semana  organizações ambientais lançaram o movimento Nome aos bois  a fim de identificar companhias que, direta ou indiretamente, endossaram o manifesto contra a “burocracia que devasta o meio ambiente”. O documento, publicado em anúncio pago no jornal Folha de São Paulo foi feito em apoio às ações do Ministério do Meio Ambiente, após a divulgação do tal vídeo em que o próprio ministro do Meio Ambiente afirma que o Governo "deveria aproveitar a oportunidade da pandemia para avançar a pauta de desregulamentação do setor".  Ou, em suas palavras, “ir passando a boiada e simplificando normas ambientais (...) de baciada”. O manifesto de apoio a Ricardo Salles foi assinado por associações comerciais que representam mais de 70 empresas. Entre outras empresas e marcas expostas neste apoio ao desmatamento e outras agressões ambientais estariam, por mau exemplo, BRF, Batavo, Friboi, Qualy, Marfrig, Pedigree, Royal Canin, Sadia, Whiskas, representadas pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Associação Brasileira de Reciclagem Animal (Abra) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, bem como outras empresas e marcas ligadas à Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).


 ...cultura da violência...


Algumas empresas e marcas repudiaram estar ligadas a este esquema de apoio. Menos de 24 horas depois do anúncio, saiu esta nota oficial: “Em conjunto com a Natura, repudiamos esta declaração de apoio ao Ministério do Meio Ambiente. Não aprovamos ou sequer fomos consultadas sobre este anúncio. É extremamente necessário manter o respeito à legislação e reforçar os instrumentos de fiscalização ambiental diante do atual cenário”, respondeu a Avon, marca do Grupo Natura, expressando discordância com o apoio às medidas de desregulamentação ou desburocratização propostas pela autoridade goivernamental. Por sua vez, o Grupo Boticário informou que “não apóia qualquer ação que desestimule a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável ou que desrespeite o marco legal do país. Acreditamos que contribuir com o futuro é parte importante dos compromissos que o setor privado deveria assumir”.


...contra o meio ambiente...


...contra a natureza, contra a ecologia... 

Por meio da Mauricio de Sousa Produções, a Turma da Mônica, que foi exposta por ter uma linha de 14 produtos licenciados em parceria com a Seara (empresa do grupo JBS e associada à Abra) afirmou que “não foi consultada sobre o anúncio em questão nem o subscreve. Nossos 60 anos de história demonstram nosso compromisso com a proteção da natureza”. De sua parte, o Greenpeace também destacou esta manifestação que desautoriza a Abra como representante da marca. “Ao que parece, a associação esqueceu de consultar suas filiadas sobre o anúncio de apoio ao Salles”. Redes hoteleiras também são cobradas por estas organizações ambientais, já que a Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT) é uma das signatárias do anuncio de apoio. E por aí vai esta polêmica, esta manifestação empresarial além de prejudicar de frente as leis e o equilíbrio do meio ambiente, ainda expõe o nome de empresas como inimigas da ecologia, sem que algumas delas tivessem nem ao menos sido consultadas sobre esta iniciativa.  Alguns empresários repudiam a conotação política deste anúncio de apoio ao atual ministro do Meio Ambiente do Brasil e ressaltam a importância do respeito à legislação ambiental na atualidade. De toda forma, a polêmica está no ar e é noticiada no planeta inteiro. Por essas e outras, há até uma movimentação na UE para anular até mesmo o acordo comercial com o Mercosul.  O certo é que esse debate tem o lado positivo de esclarecer posições, "de dar nomes aos bois ou de mostrar quem está ou não nessa boiada", como falou o ambientalista Pablo Ruiz, ao divulgar junto ao movimento ecológico na Espanha (e também nos enviar e-mail desta matéria do El Pais) sobre  esta campanha de alerta das entidades Greenpeace, Observatório do Clima, Climainfo e WWW Brasil.



 ...a dano também dos povos indígenas, da fauna brasileira...


(Confira depois na seção de comentários deste blog da ecologia e da cidadania outras eventuais atualizações ou informações sobre este triste episódio: nesta edição do Folha Verde News vamos postar dois vídeos, um do famoso professor de cursinhos Maurício Martins em uma videoaula sobre o que é o Desenvolvimento Sustentável e outro um áudio da faixa 14 do álbum de Chico César Estado de Poesia que tem tudo a ver com este alerta das entidades ambientalistas a respeito do meio ambiente)



 ... contrariando a própria cultura da vida




Fontes:  El Pais - The Trust Project - Greenpeace -
               WWW Brasil - Observatorio do Clima - Climainfo
                folhaverdenews.blogspot.com


3 comentários:

  1. Aguarde e venha conferir depois mais dados e comentários desta situação, vamos tentar atualizar outras informações sobre esta triste polêmica.

    ResponderExcluir
  2. Você pode postar direto aqui a sua opinião, se preferir, envie o seu conteúdo (notícia, comentário, foto, vídeo, pesquisa) pro e-mail do editor deste blog ligado ao movimentoi ecológico, científico, da cidadania e da cultura da vida, mande já a sua mensagem para padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. "Mais tarde, depois, amanhã também, postaremos aqui mensagens e outros comentários, de cara, vale mesmo a gente considerar que a base do desenvolvimento sustentável é um equilíbrio ou tático ou estratégico entre a economia e a ecologia, para que não ocorra um caos ambiental": comenta aqui o editor deste blog, o ecologista Antônio de Pádua Silva Padinha, que então pesquisa e agurda outras opiniões no tema de hoje. Até mais, então, paz aí, OK?

    ResponderExcluir

Translation

translation