PODCAST

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

PROTESTOS MARCAM O INÍCIO DO MAIOR EVENTO DE MÚSICA POPULAR DA AMÉRICA LATINA

Manifestações pacíficas e também quebra quebra chamaram  tanta atenção como as canções do Festival de Viña del Mar no Chile num momento de revolta contra o governo de Sebastián Piñera



 Rolavam as músicas do Festival Viña del Mar 2020 e enquanto isso...

...em torno do Parque Quinta Vergara protesto dos jovens




Estas ocorrências já eram esperadas, comenta Miguel Esteves, que  trabalha na produção do Canal 13 e nos enviou de lá a mensagem, também com a matéria que está sendo publicada pelo site El Pais, da Espanha, um dos mais importantes da Europa, além de alguns detalhes a mais em informações de agências de notícias, como a EFE. e a France Press. Os jornalistas Lendro Torchio e Paulo Cadiz  relataram no El Pais tudo o  que acontece em torno desta primeira noite do Festival Internacional da Canção de Viña del Mar que teve um início conturbado nesta edição de 2020. Em 1988 este mesmo evento coincidiu com um plebiscito que acabaria por levar ao fim a ditadura de Augusto Pinochet, na época, vista como uma das mais cruéis do mundo. Este festival vem acontecendo, sempre com sucesso cultural e revelando talentos da música latina, desde 1960. A atual onda de convulsão social e protestos populares  tem sido marcada por protestos pacíficos, mas também por incidentes de violência, além de  graves denúncias de violações dos direitos humanos por parte de agentes policiais. Devido a esta atmosfera de tensão, recentemente, um jogo da final da Copa Libertadores da América de futebol entre River Plate (Argentina) e Flamengo (Brasil) foi transferido para o Peru, a cúpula da Ásia-Pacífico, assembleia climática da ONU (COP 25) e a maratona televisiva beneficente Teletón foram eventos também cancelados por causa da revolta do povo contra os governantes chilenos, nestes dias, nas redes sociais abundavam os apelas para que Viña fizesse o mesmo, mas o festival aconteceu e os distúrbios também.




 Um dos focos de violência durante o Viña no Chile



A mídia no Chile noticiava que está cada vez mais aumentando a rejeição aos políticos no poder, após meses de crise social, não faltam vozes alertando que este país andino precisa urgente de um setor público capaz de gerar desenvolvimento sustentável e não um um modelo social tipo liberal mas que é uma herança de Pinochet, dizem os líderes da revolução dos jovens chilenos. E milhares deles estavam lá na noite deste domingo entre as 15 mil pessoas que lotavam o Parque Quinta Vergara. A transmissão ao vivo pela TV alcançou cerca de 250 milhões de telespectadores em todo o continente, no país, 57% de audiência, além de duas redes de televisão, streaming e vídeos online nas redes sociais, além das emissoras de rádio ao vivo, repórteres e fotógrafos de jornais, tudo isso demonstra que o Chile inteiro parou para o tradicional Festival Internacional da Canção de Viña del Mar, mandando também, junto com as músicas, mensagens do movimento em especial dos jovens e dos Acampamentos querendo mudanças urgentes na realidade.



 O movimento pro Chile mudar prevalecei em Viña del Mar...

  ...antes do festival começar tudo estava tranquilo...

 ...e o turismo bombava como sempre...

 ...mas os protestos tomaram conta de tudo...

  ...e é o destaque da mídia sobre o Chile agora


O Festival de Viña acontece neste ano sob medidas de segurança inéditas: detectores de metais, cordões policiais e iluminação especial nos lugares próximos à região do parque Quinta Vergara. As autoridades deram a proibição de cartazes no público, com o objetivo de coibir mensagens antigovernamentais. Mas não adiantou, alguns artistas levaram o protesto ao palco, por exemplo, durante a apresentação de Ricy Martin, logo na abertura do evento ele pediu aos chilenos que se expressem mesm:. "Com paz, mas nunca calados, exijam o que vocês merecem”, disse o cantor. E a  onda de protestos também foi mencionada na apresentação do humorista e imitador Stefan Kramer, que falou do despertar do Chile desde 18 de outubro, com duras críticas ao governo de Sebastián Piñera: “O Chile se cansou, chega de tanta injustiça. Vamos compartilhar com os que mais sofrem”, clamou Kramer. Ele e outros músicos também se referiram ao clamor que vem das ruas e mais ainda da periferia das cidades. Os próprios apresentadores do festival transmitido em rede pelos dois principais canais de televisão chilenos (TVN e Canal 13) não se calaram: “Em momentos relevantes como o que vive nosso país, queremos que o festival seja a ponte que possa unir os chilenos”, falou Martín Cárcamo.



 Os Acampamentos dos mais pobres na periferia querem condição de...

 ...vida humana e a questão social alimenta o movimento da juventude contra o governo neoliberal de Sebastián Piñera



"O pau quebrou", nos contou em sua mensagem Miguel Esteves, profissional de TV. Mais de 300 manifestantes se reuniram nas imediações da Quinta Vergara, violando o cordão de isolamento imposto pelas autoridades, relata o site El Pais que agentes dos Carabineros (polícia militarizada) tentaram dispersar os manifestantes que se encontravam na praça Sucre, próxima ao epicentro do festival. Os manifestantes, revoltados com a ação repressiva,  destruíram uma concessionária de veículos localizada no centro de Viña del Mar, e atiraram um carro do segundo andar. E mais, moradores de periferia dos chamados acampamentos (tipo favelas) na mesma tarde de domingo desciam dos morros de Viña para exigir melhor condição de vida para o povo dos bairros.



 Manifestantes revoltados com a realidade social e até ambiental também, no Chile agora



(Confira mais tarde, depois, na seção de comentários deste blog mais informações sobre o que rolou no Viña, na TV Folha Verde News, uma das canções para você visualizar um pouco do que foi o festival internacional e aqui a seguir mais um vídeo de alguns dos tumultos em torno do evento)


https://www.youtube.com/watch?v=I4CXhhjsV5s





 Manifestantes e músicos tentam se organizar para...




...ajudar o movimento por mudanças no Chile



Fontes: El Pais - Canal 13 - TVN - EFE - AFP
               folhaverdenews.blogspot.com


5 comentários:

  1. “O Chile se cansou, chega de tanta injustiça. Vamos protestar e compartilhar com os que mais sofrem”: comentário de Stefan Kramer, músico, humorista e imitador durante agora a sua presentação no Festival Internacional Viña del Mar, que falou do despertar do Chile desde 18 de outubro, com duras críticas ao governo de Sebastián Piñera:

    ResponderExcluir
  2. Depois, mais tarde tarde, aqui nesta seção, mais informações sobre o evento musical e o protesto no Chile, aguarde a edição dos comentários, venha conferir depois.

    ResponderExcluir
  3. Você pode popstar direto aqui a sua opinião, se preferir, mande o seu conteúdo (comentário, foto, vídeo, notícia, pesquisa etc) diretamente pro e-mail do editor deste blog de ecologia e cidadania que depois divulgamos aqui, envie então desde já a sua mensagem p/ padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. "O pau quebrou aqui": foi a primeira mensagem que a gente recebeu, nos foi enviada por Miguel Esteves, que trabalhava como free lancer na produção do Canal 13. Mande você também a sua informação, OK?

    ResponderExcluir
  5. "Mon Laferte é a voz do povo do Chile e assim também a voz de Deus nesse momento em que temos que buscar uma superação dos problemas sociais, ambientais e da violência, tanto lá como aqui e em quase todo o mundo": comentário de Antônio de Pádua Silva Padinha, editor deste blog, que mais tarde vai postar aqui nesta seção outros comentários, também a sua mensagem, OK?

    ResponderExcluir

Translation

translation