PODCAST

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

FORTES CHUVAS NA SERRA DA CANASTRA JÁ ESTÃO CAUSANDO TROMBAS D'ÁGUA E DESBARRANCAMENTOS OU AINDA MUITOS ATOLAMENTOS E QUEDAS DE PONTES CONTUDO TAMBÉM AUMENTANDO O VOLUME DE ÁGUA DO RIO SÃO FRANCISCO QUE VEM SOFRENDO SECAS DURANTE VÁRIOS ANOS

O excesso de chuvas por aqui também ali na região da nascente do São Francisco no sudoeste de Minas Gerais e proximidades são uma esperança para todo o interior e o nordeste do Brasil



Problemas como trombas d'água e enchentes...

...pelo excesso de chuvas na região da Serra da Canastra...

...estão causando transtornos e acidentes em toda a  macrorregião...


 ...como a tragédia nesse verão em BH e proximidades...

...toda esta água porém tem o lado positivo de atenuar as secas crônicas ao longo de todo o Rio São Francisco

Uma rara alegria toma conta dos ambientalistas, meteorologistas, pesquisadores, mateiros e moradores nas proximidades do Parque Nacional da Serra da Canastra, situado junto a São Roque de Minas, sudoeste mineiro, divisa com o nordeste de São Paulo. Com as chuva que se intensificaram na região nesse verão, mais ainda nesses últimos dias, a principal nascente do Rio São Francisco, que fica dentro da área de preservação voltou a jorrar água com um volume mais expressivo.  Diretor do parque Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, Fernando Augusto Tambelini, afirma que um dos grandes benefícios da chuva é devido a esse período de estiagem que foi muito prolongado. "Agora é muito bom ter volume de chuvas maiores. Dessa forma os rios afluentes serão abastecidos e vão trazer mais água para as represas, aumento dos reservatórios, aumento de água para o abastecimento da população, para a agricultura, isso tudo, além de um  ganho para a biodiversidade de boa parte do interior do país”. comentou Tambelini ao blog redegn, que tem sua redação em Passos (MG). É o lado positivo destas chuvas que por outro lado causaram estragos e continuam ameaçando várias cidades mineiras, como Belo Horizonte.

Cheias causaram enchentes, desabrigados, mortes por falta de estrutura nas cidades também...

...onde falta gestão ambiental  e todo verão...

 ...cada vez mais dramas e até tragédias...

...porém o aumento do volume do São Francisco...
...é um socorro para as regiões vítimas sempre de secas e de desabastecimento de água em cidades

Minas Gerais segue em alerta devido às ocorrências de chuva forte. Previsão meteorológica divulgada pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), indica que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), responsável por tempórais e tempestades há cerca de um mês pode voltar e seguir atuando em algumas regiões do estado neste verão 2020. Reportagem do blogueiro Geraldo José apurou a informação que o Rio das Velhas que nasce no município de Ouro Preto e percorre 801 municípios até desaguar no Rio São Francisco, no distrito de Barra do Guaicuí, no município de Várzea da Palma, abaixo de Pirapora, recebeu um grande volume de água. A enchente no rio das Velhas tem ligação sobretudo com os temporais registrados na região metropolitana de Belo Horizonte, pois no afluente do Rio São Francisco deságuam o Ribeirão Arrudas e o Ribeirão Onça, que cortam a capital. Problemas, transtornos, 57 mil desabrigados, quase 100 mortes na macrorregião de BH.



 A fartura das águas da Serra da Canastra...

...está sendo vital também para a biodiversidade do interior...

 ...também para a sobrevivência da fauna rara e da...

...flora da Canastra com plantas medicinais do mato e o próprio capim nativo dali


As consequências do fenômeno, também são vistas ao norte de Minas Gerais. Afluentes do Rio São Francisco estão sendo abastecidos com as fortes chuvas que caem nas cidades localizadas nas margens do Rio São Francisco, exemplo Pirapora e Januária e esta situação vai contribuir com o aumento do volume de água do Rio São Francisco e diminuir a incidência da seca, que já vinha se tornando crônica por todo este interiorzão mineiro, já ameaçado pela desertificação.



Há chance de o inverno em 2020 ter menos seca...

 ...ao longo da bacia do São Francisco a partir da...

...Serra da Canastra com toda sua vida nativa...

...riqueza hidromineral e beleza...

...alimentadas pelos temporais e chuvas de agora desde a nascente do rio da integração nacional



O São Francisco possui uma extensão de 2.830 quilômetros e sua bacia hidrográfica possui cerca de 640 mil quilômetros quadrados.O  chamado rio da integração nacional banha cinco estados - Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, contemplando aproximadamente 504 municípios. A vasta área de influência do popular e amado Velho Chico, chamada de região sanfranciscana, está dividida em quatro trechos: o Alto São Francisco - das nascentes na Serra da Canastra (MG) até a cidade de Pirapora (MG); o Médio São Francisco - de Pirapora (MG) até Remanso (BA); o Submédio São Francisco - de Remanso (BA) até Paulo Afonso (BA); e o Baixo São Francisco - de Paulo Afonso (BA) até a foz, entre Sergipe e Alagoas. A população que habita a bacia é estimada em cerca de 20 milhões de pessoas.



Fauna rara como Marrecos ameaçados de extinção em todo o mundo...

 ...ainda sobrevive na Serra da Canastra...
...bichos, natureza, ecologia agradecem as chuvas

(Confira depois na seção de comentários deste blog Folha Verde News mais dados e informações sobre chuvas ou secas, rio São Francisco do sertão, na seção de vídeo hoje, postamos matéria da EPTV da Globo de Ribeirão Preto (SP) em duas partes e considerada uma das melhores reportagens já feitas sobre a Serra da Canastra, realizada em 2009 pela equipe do programa Terra da Gente)



O Lobo Guará é destacado nos vídeo da EPTV...


...onde toda a fauna nativa e rara...

...bem como os moradores da região...
 ...só sobrevivem (ainda) graças às águas da Serra da Canastra a nossa pauta hoje aqui, agora


Fontes: redegn.com.br - EPTV - G1 - EM -
               folhaverdenews.blogspot.com

7 comentários:

  1. Nos vídeos da EPTV, considerados antológicos pela qualidade da realização e do conteúdo, se destacam os depoimentos de Flávia Ribeiro e de jean Pierre Santos, ambos pesquisadores, biólogos, como do guia e mateiro José Maria que conhece a Serra da Canastra como a palma de sua mão.

    ResponderExcluir
  2. Essa nossa postagem teve um apoio de informação do blogueiro Geraldo José (redegn.com.br) que já tem uma década de atuação na Internet. em especial, com conteúdos ligados à natureza e ao Rio São Francisco.

    ResponderExcluir
  3. "Nosso blog vai vai inovar e a partir agora de fevereiro terá novo visual, com mais ferramentas, interatividade e reforço em novas mídias integrando plataformas, conteúdo e agilidade na abertura das nossas páginas. A ideia é deixar o leitor cada vez mais próximo da notícia, com rapidez, funcionando como uma rede de notícias, a redeGN, sem abrir mão do compromisso que sempre nos norteou, de ser ético e transparente": comentário do repórter Geraldo José, que edita um dos blogs mais acessados do interior, que tem como base o Vale do São Francisco, na Bahia.

    ResponderExcluir
  4. "Curti muito os dois vídeos sobre a Serra da Canastra que vocês postaram aqui e que mostra ângulos muito bacanas sobre esta região da nascente do Rio São Francisco, sei pelo que vocês informaram que foram realizados por uma equipe do programa Terra da Gente, da EPTV da Globo de Ribeirão Preto, aí no interior de São Paulo, dois vídeos realmente muito bons, que vou divulgar por aqui": comentário de Luiz Barros, que faz pesquisa sobre o Rio São Francisco em Salvador, na Universidade Federal da bahia.

    ResponderExcluir
  5. Confira depois aqui na seção de comentários deste blog Folha Verde News mais dados e informações sobre chuvas ou secas, rio São Francisco, chuvas, aguarde e venha conferir depois nossa edição.

    ResponderExcluir
  6. Você pode postar direto aqui a sua opinião ou comentário (como fez Luiz Barro, de Salvador, Bahia) ou se preferir envie o seu conteúdo (texto, foto, vídeo, notícias, pesquisas) diretamente pro e-mail do nosso editor que aí, mais tarde, ao editar esta seção, divulgaremos aqui. E então mande já sua mensagem para padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. "Peço a Deus que chova em todas as cabeceiras e mananciais de todas as regiões do país e que as autoridades preparem melhor nossas cidades, todos os anos, cada vez mais o verão é essa dificuldade e sofrimento da população": comentário de Juraci da Silva Bastos, do Rio de Janeiro, agente de exportação.

    ResponderExcluir

Translation

translation