PODCAST

sábado, 22 de fevereiro de 2020

PARA QUEM NÃO CURTE O CARNAVAL TEM OUTRAS OPÇÕES CULTURAIS E TAMBÉM ESPORTIVAS COMO UM ENCONTRO COM PESSOAS QUERIDAS HAVENDO OS QUE FAZEM RETIROS OU VIGÍLIAS COMO OS ÍNDIOS PATAXÓS NA BAHIA

Em cidades sem praia uma alternativa é você fazer um treinamento de sobrevivência no mato ou até participar de um grupo de oração e jejum (o que vale é você vivenciar seja quando for aquilo que acredita)




Ninguém merece praia muito lotada e poluída, risco de doenças...
...pesquisa mostra que mais de 50% dos brasileiros e brasileiras gostariam de passar o Carnaval numa praia deserta e limpa



Nem precisa de legenda

Nestes dias por sinal e por exemplo índios Pataxós e ecologistas estão fazendo vigília para impedir  madeireiros e derrubada de árvores no histórico Monte Pascoal, na Bahia, onde o Brasil começou
No Rio Portela desfila história e luta indígena desafiando governos e etc


O site de entretenimento Huffpost Brasil fez com o repórter Rafael Argemon um guia de sobrevivência para quem ou por falta de grana ou por opção mesmo  não vai em nenhuma das formas de Carnaval, como maratonar séries, praticar o esporte preferido, malhar, assistir um filminho, conferir o jogo do seu time na TV ou acompanhar uma partida de futebol raiz e ainda (em cidades onde tem essa maravilha, como São Paulo ou Rio) ver uma exposição de arte diferente como a do Japão agora ou aquele show que não é de samba, em casa, acessar filmes das plataformas Netflix, Amazon Prime ou HBO para quem está conectado a alguma provedora de TV: você pode simplesmente aproveitar a folga deste feriadão prolongado, com alegria mesmo sem ziriguidum. Muita gente prefere ficar em casa, cercado de pessoas mais próximas, com a vantagem de ficar livre de alguma confusão ou aborrecimento, gastar o que não pode nesse momento (há pessoas com outras prioridades nesse começo de 2020), fugindo também da violência e evitando de quebra um vírus qualquer solto na multidão.


Beijar virou mania nos carnavais de rua tanto quanto o samba no pé
Exceção positiva são os blocos do carnaval de rua com figuras criticas da realidade (na foto, Alessandra Negrini cita na cidade o drama dos índios)

Boa opção é malhar ou fazer esporte nem que seja um bate bola na rua...
...ou o futebol raiz como em Franca (SP) o Deportivo Brasil do Dedão e sua turma no bairro Brasilândia

Lado bom da festa nosso editor curtindo bater uma bola com seu neto e sua neta na trégua do Carnaval

Em grandes cidades como SP mais opções cults, uma delas uma exposição com lances da linguagem digital Japão Em Sonhos

 Por aqui na região a Serra da Canastra é um dos caminhos para quem quer ir pro mato, pegar uma cachoeira e ficar relax...

...ao invés de hotel ou pousada armar uma barraca torna o passeio mais natureba


Pesquisa Booking no site Uol já havia mostrado que no Carnaval 49% das pessoas vão viajar, destas, 23% caindo na folia, 26%, para descansar. Dos mil entrevistados que responderam em vários regiões do país a um questionário online (aberto às classes A, B e C), 28% deles responderam que não sabem o que vão fazer! 9% sairão de carro ou de moto com ou sem destino, 6% ainda procuram passagem ou hospedagem, 15% vão apenas visitar parentes ou amigos e fazer uma resenha, viagem mesmo de turismo ou ecoturismo no país ou no exterior somente 10% das pessoas. Esta pesquisa dá bem uma ideia do que é este feriadão, com ou sem dinheiro, desempregado ou não, boa parte da população vai cair na folia, mas ainda não existe um levantamento de quantos carnavalescos existem no Brasil. O Carnaval vai sobreviver na realidade aqui, agora do país? 



Um dos problemas que não param nem no Carnaval (até aumentam)...

 ...é uma das causas que faz a pessoa preferir ficar em casa...
...violência faz festa, só nesta semana e apenas no Ceará 122 mortes

...muitos ficam em casa para escapar dessa onda, saem de carro (ou de moto) com ou sem destino...
 ...mais de 15% da população optam por fazer retiros espirituais nesses dias e noites de loucura e multidão


Aproveite a folga e o tempo de fantasias para conhecer a realidade (aqui Episódio 2 de Amazônia S/A, narração de Fernanda Montenegro)
https://www.youtube.com/watch?v=jde5Nhp6VH0



Somente na pata do boi já foram destruídos mais de 20% em apenas 20 anos das florestas amazônicas, isso, além da extração de madeiras, de minérios, garimpos, agrotóxicos devido ao plantio em massa da soja

(Confira depois nos comentários algumas opções de lazer ou de curtição para estes dias e noites de folia. O vídeo postado no blog da gente na TV Folha Verde News é o Episódio 1 da série documental Amazônia S/A, da Pindorama)


Pegar um cinema é sempre boa alternativa de lazer...

 ...em cidades onde têm salas de filmes com programação atualizada mas isso em menos de 40% das regiões...

...na prática (também por causa da distribuição) o Brasil ainda precisa descobrir o cinema do Brasil


Fontes: huffpostbrasil.com  - Uol - Booking
               folhaverdenews.blogspot.com


12 comentários:

  1. "Há os que preferem ficar sossegados no conforto de suas casas com boa estrutura, uma minoria infelizmente. Quem não quer ficar dependendo da programação da TV aberta ou canais a cabo, os serviços de streaming podem ser uma mão na roda para aguentar a folia passar quietinho no seu canto. Plataformas como Netflix, Amazon Prime Video e HBO GO lançaram séries e filmes entre janeiro e fevereiro que vão fazer a festa de quem quer ficar longe da festa": comentário de Rafael Argemon, jornalista, site Hiffpost Brasil.

    ResponderExcluir
  2. "Sim, o carnaval é uma tradição cultural também bem brasileira mas no meio da realidade de hoje não é bem assim": comentário de Jair Batista Ramos, de Belo Horizonte (MG), explicando que vai cuidar de sua casa (vítima de enchentes) e da sua saúde (se molhou com águas sujas e que estão transmitindo doenças).

    ResponderExcluir
  3. Depois mais tarde, aqui nesta seção, outras dicas de lazer para quem não vai ao carnaval, bem como opiniões e mensagens: aguarde nossa edição dos comentários e venha depois conferir aqui, OK?

    ResponderExcluir
  4. Você postar a sua opinião direto aqui nesta seção, se preferir mande por e-mail o seu conteúdo (foto, vídeo, notícia, pesquisa, charge) direto pro editor deste blog da ecologia e de cidadania que aí mais tarde postamos aqui para você, mande então já para padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. "Enfim, prá dizer a verdade, vou passar um carnaval de merda, que tem disso boiando nas enxurradas e enchentes": comentário também de Jair Batista Ramos, de Belo Horizonte (MG), foi a 1ª mensagem que recebemos aqui na redação do blog logo após fazer esta postagem, aguarde mais tarde, nova edição.

    ResponderExcluir
  6. "Logo no primeiro dia de fevereiro, a Netflix lançou o seu primeiro pacote de animações do famoso Studio Ghibli. Nele, há animes clássicos como Meu Amigo Totoro, O Castelo no Céu, O Serviço de Entregas da Kiki e Contos de Terramar. Além desses, há também: Memórias de Ontem, Porco Rosso: O Último Herói Romântico e Eu Posso Ouvir o Oceano": comentário de Rafael Argemin, jornalista, site Huffpostbrasil.

    ResponderExcluir
  7. "Entre as séries, tem a última temporada de The Good Place (o final é dos mais surpreendentes!), a segunda parte da despedida da animação adulta BoJack Horseman, o primeira temporada da badalada Lock and Key e o lançamento quinta temporada de Better Call Saul, que estreia no catálogo da plataforma no dia 24 de fevereiro": comentário também de Rafael Argemon, Argemon e não Argemin, como saiu por erro de edição no comentário anterior.



    ResponderExcluir
  8. "No serviço de streaming da gigante Amazon, o grande destaque fica para o lançamento de Hunters, série que marca a estreia de Al Pacino como protagonista de uma série de TV. Na trama, ele interpreta Meyer Offerman, um homem que comanda uma equipe de caçadores de nazistas na Nova York da década de 1970. Jordan Peele (Corra!, Nós) é o produtor executivo": comentário extraído de release da Amazon Prime.

    ResponderExcluir
  9. "Para quem curte ficção científica a dica é Picard, série estrelada por Patrick Stewart como Jean-Luc Picard, o capitão da icônica nave USS Enterprise que ficou famoso na antiga Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (1987 - 1994). Entre os filmes, destaques para o celebrado remake de O Rei Leão, além de duas aventuras do Universo Cinemático Marvel que entraram no catálogo em fevereiro: Doutor Estranho e Guardiões da Galáxia": informações também via a Amazon.

    ResponderExcluir
  10. HBO GO informa - O forte da HBO sempre foram suas produções originais. Das que entraram no catálogo da plataforma recentemente, fique de olho na divertida e instigante minissérie documental McMillion$, sobre um bizarro golpe em uma famosa promoção da rede Mcdonald’s. Isso sem falar da 10ª temporada de Segura a Onda, comédia nem um pouco politicamente correta de Larry David, um dos criadores da icônica série Seinfeld. Outras boas pedidas são a nova temporada de Last week tonigh with John Oliver, que mistura humor com notícias; a sombria Outsider, baseada em um livro do mestre do terror Stephen King, e The Movies, uma minissérie que celebra o cinema analisando década por década o melhor da produção de Hollywood.

    ResponderExcluir
  11. "Para quem ainda não conseguiu completar a lista do Oscar, ainda há filmes que concorreram à estatueta de Melhor Filme que estão em cartaz no circuito, caso do grande vencedor, Parasita (que está sendo exibido em 248 salas do País), Jojo Rabbit, 1917 e Adoráveis Mulheres. Além deles, você pode ver O Irlandês e História de um Casamento na Netflix e Era uma vez em... Hollywood na HBO GO": comentário de Klaus Vedfet.

    ResponderExcluir
  12. "O Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112, Centro) acaba de receber a exposição com entrada gratuita Egito Antigo: Do Cotidiano à Eternidade. É uma mostra que reúne peças originais de uma das civilizações mais marcantes da história. Há pinturas, esculturas, objetos litúrgicos, sarcófagos e até uma múmia. No mesmo local também está acontecendo uma mostra gratuita de animação japonesa, com clássicos e cults do gênero. Durante o Carnaval você ainda pode conferir filmes como Ghost in the Shell: o Fantasma do Futuro, Akira (sessão seguida de debate), Pop in Q, Hunter x Hunter: Phanton Rouge, Vidas ao Vento, O Lugar Prometido em Nossa Juventude, Padrinhos de Tóquio, 5 Centímetros por Segundo e Paprika": comentário extraído das dicas do site Huffpost Brasil que destaca também a exposição Japão em Sonhos, como a grande atração para quem mora ou está em São Paulo.

    ResponderExcluir

Translation

translation