PODCAST

terça-feira, 18 de setembro de 2018

COMO NOSSO PAÍS ESTÁ SENDO VISTO HOJE LÁ FORA? PARA UNS PIADA TRISTE DOS TRÓPICOS PARA OUTROS CHANCE PARA EXPLORAR AINDA MAIS O BRASIL

Vexame lá fora: crise política brasileira repercute no exterior há anos e agora tem as eleições ou o boom do dólar no cardápio negativo mas muitos ainda enxergam a nossa natureza ou o lado positivo do nosso povo




Leia com humor que hoje aqui no blog da da ecologia e da cidadania fazemos uma espécie de paródia da cobertura no exterior do que rola hoje por aqui: já em 2017 matéria de Flávia Ivo, no site de jornalismo Hoje Em Dia, questionava que fora do Brasil a mídia estava tentando descobrir em primeira mão qual o novo escândalo brasileiro. Agora em 2018, na mídia estrangeira é a democracia das eleições que está ganhando algum destaque em alguns grandes jornais internacionais, Paul McCartney lança videoclip Back In Brazil (hoje, postado aqui no blog da gente mostrando um lado simpático e romântico ainda que chavão do nosso país): algumas declarações de cientistas e ecologistas elogiam a meta de desenvolvimento sustentável de Marina Silva mas também lamentam a falta de qualquer novo programa para a velha  crise de quase todos os outros Presidenciáveis. Ainda nesse tema, ressaltam a luta entre antigas tendências da esquerda e da direita ditatorial ou alertam que a maior novidade está sendo Hitler como candidato a Presidente do Brasil, como escreveu um humorista no jornal e site alemão Der Spiegel. 


Revival de Hitler nas paradas



Poucos ainda falam bem do Brasil



Desde o vazamento de trechos da delação do presidente da JBS Joesley Batista pelo jornal O Globo, toda a imprensa no exterior vem acompanhando todos os desdobramentos da crise política e moral em Brasília, que em algumas edições divide o enfoque com a violência crescente em nosso país, havendo ainda enfoque em cima de declarações bizarras entre as que são dadas pelo presidente Michel Temer em pronunciamentos sobre todos estes temas, por exemplo, o New York Times escreveu: “E o combalido presidente brasileiro Michel Temer diz que vai lutar contra a corrupção”. Também um outro jornal nos  Estados Unidos Washington Post dá algum destaque para o que acontece vira e mexe em termos de corrupção de política ou de decisões do STJ, buscando contextualizar a crise brasileira para os leitores, afirmando são tantos escândalos, erros e problemas que eles vão decidir nas próximas eleições, também dentro de prisões, penitenciárias e ocorrências policiais em geral. Já o periódico espanhol El País já fez um apanhado de todos os fatos ocorridos neste ano como a negação de culpa de uns entre vários políticos que hoje já estão sendo processados mas que ainda não foram presos enfocando a repercussão econômica negativa como pano de fundo. 



BBC focou o drama da seca e do ambiente


No velho continente, a BBC aborda também o impacto no mercado de ações, no tombo de mais de 10% dos papéis brasileiros, o que resultou no acionamento do circuit breaker  na Bolsa de São Paulo. Também no Reino Unido, foi o The Guardian que expôs mais algumas contradições do STF. Na França, o Le Monde só disponibiliza notícias sobre o Brasil  apenas na sessão internacional, mas lamenta os problemas que sofrem as classes mais populares, mas em geral, toda a mídia europeia fala dum país “salpicado” de notícias ruins no futebol e na política (corrupção). O site do jornal português Público disparou rajadas de observações críticas sobre o grande número de candidatos e as poucas propostas para a solução de problemas tão graves e estruturais no Brasil. E por aí vai, tanto que estamos sugerindo aqui, agora, que o Ibope ou Datafolha ou outro instituto de pesquisa de opinião faça uma enquete sobre a imagem pública do Brasil hoje no exterior como forma de alerta sobre as Eleições de 2018 que deveriam ser a chance de mudar e de avançar o nosso país. (Colcha de retalhos, de recortes e de humor negro de Antônio de Pádua Silva Padinha, editor do nosso blog).









Fora do Brasil também tem torcida para que o país mude e avance


Fontes: JB - Hoje Em Dia - El Pais - BBC
              folhaverdenews.blogspot.com
,


5 comentários:

  1. "Ainda bem que os estrangeiros estão livres de assistir todo o dia o bombardeio dos programas obrigatórios eleitorais na TV e no rádio, na prática são um prato cheio de humor crítico do nosso país": comentário de Tânia Alves Albulquerquer, de Salvador e estudante na Universidade Federal da Bahia.

    ResponderExcluir
  2. "Os políticos têm feito tanto mal ao Brasil como a série de vexames no futebol, por exemplo, os vários tipos de cai cai que têm sido muito criticados mais no exterior do que aqui na verdade": comentário de Geraldo Marcos da Silva, de São Paulo, professor de Educação Física na rede pública.

    ResponderExcluir
  3. "Quando passei por Roma vi uma série de charges e críticas em jornais e site sobre a intervenção militar no Rio de Janeiro, sobre também o caso insolúvel da vereadora assassinada, 5 meses de intervenção e nada de melhorar o cenário de violência": comentário de Jáder Ramos Souza, exportador de calçados e de roupas produzidas em várias regiões do Brasil, como interior de São Paulo e no nordeste do país.

    ResponderExcluir
  4. Logo mais, mais comentários, aguarde e venha conferir a próxima edição desta seção aqui do nosso blog: você pode participar, colocando nesta espaço a sua opinião, se preferir ou precisar, mande o seu conteúdo numa mensagem pro e-mail da redação do nosso blog navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  5. Videos, fotos, material de informação, sugestão de pauta, notícias, críticas, você pode também mandar direto pro e-mail do nosso editor que aí postamos aqui nos comentários para você: envie mensagem para padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir

Translation

translation