PODCAST

domingo, 12 de agosto de 2018

ENCONTRADAS AS PEGADAS DE UM PAI DE TODOS NÓS ENTRE A CHINA E A MONGÓLIA: UM DINOSSAURO DE MAIS DE 70 MILHÕES DE ANOS


A pisada com mais de um metro de comprimento estava em relativo estado de conservação e segundo os paleontólogos o Titanossauro era uma espécie quadrúpede e herbívora ancestral das aves e dos humanos ou de todas as espécies animais do planeta



Reconstrução do Titanossauro em arte

Paleontólogo Shinobu Ishigaki junto à pegada


A notícia chegou até a gente através de matéria de Micaela Quinteros, do jornal e site El Pais, o pesquisador Shinobu Ishigaki, do Instituto de Paleontologia de Mongólia, da Universidade de Okayama, foi o responsável pela descoberta dos resquícios deste Titanossauro que já habitava o nosso planeta durante a época do Cretáceo Tardio, algo entre 70 e 90 milhões de anos atrás. É uma das maiores pegadas de dinossauros já descoberta e ela estava no deserto do Gobi, uma região entre o norte da China e o sul da Mongólia. Por consenso, os pesquisadores que participaram da escavação (entre eles o professor Shinobu Ishigaki) acreditam que se trata de um exemplar de Titanossauro, pertencente à família dos Saurópodes, uma espécie herbívora e quadrúpede caracterizada por seu pescoço comprido. Ao mesmo tempo, foram reveladas por estes pesquisadores do Japão umas informações e imagens sobre o pássaro mais velho do mundo, do tempo dos dinossauros, eles na verdade, dinossauros e pássaros pré históricos são os nossos pais da humanidade aqui na Terra.


Um dos pássaros mais velhos do mundo (do tempo dos dinossauros) estudado pela Universidade de Okayama


Cientistas que participaram da expedição, da Academia de Ciências de Paleontologia da Mongólia e da Universidade de Ciências de Okayama, no Japão, encontraram a pegada da pata traseira esquerda com “marcas de três garras e em ótimo estado de conservação”, segundo o pesquisador Ishigaki, após meses em trabalhos de escavação. O tamanho do rastro é de 106 por 77 centímetros, por isso se estima o comprimento do animal entre 20 e 35 metros, o seu peso em aproximadamente 40 toneladas. Não foi encontrada apenas uma pegada, não sendo esta a única descoberta feita neste sítio arqueológico, onde as pesquisas dos cientistas de Okayama localizaram outras pisadas do Titanossauro, que, por serem consecutivas, permitiriam até calcular a velocidade do movimento e o peso do animal. Acredita-se que esse espécime caminhava, arrastando suas patas dianteiras, razão pela qual seus rastros seriam mais difusos e poucos foram conservados. Isso valoriza ainda mais esta pegada raríssima. 


Dois dos paleontólogos da Universidade de Okayama


Os pesquisadores japoneses também identificaram, após muitos dias dirigindo pelo deserto entre a China e Mongólia, um grande número de rastros fósseis de outros animais espalhados por aquela zona, como os Terópodes, uma espécie carnívora e bípede extinta há 66 milhões de anos. 

 Dinossauros, pais de nós e de todos animais da Terra...

...homenageados hoje pelo Google

Um dos 21 tipos de Dinossauros do Brasil: confira informações na seção de comentários no blog


Fontes: brasil.elpais. com - Google - Planeta Ciência
             folhaverdenews.blogspot.com

8 comentários:

  1. "O Brasil tem 21 espécies de Dinossauros confirmadas e batizadas. Há casos tidos como duvidosos (o Antarctosaurus brasiliensis: não se sabe dizer se era diferente ou igual a outras espécies) ou indeterminados, e já houve um "rebaixamento" - o Sacisaurus agudoensis (assim chamado porque, entre os ossos encontrados em rochas na cidade gaúcha de Agudo, havia 19 fêmures direitos, mas nenhum esquerdo), foi reclassificado como pertencente a um grupo de répteis distinto": comentário sobre Dinossauros do jornal e site Zero Hora, do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. "21 espécies de Dinossauros no Brasil parecem poucas comparando com as mais de 100 da Argentina, país com extensão territorial três vezes menor que, dias atrás, deu oficialmente ao mundo o Dreadnoughtus schrani, gigante de 26 metros de comprimento e 60 toneladas, com 70% dos ossos descobertos na Patagônia. Há uma série de motivos, desde a formação geológica (por exemplo: aqui, são raras as rochas do Jurássico, período do qual são conhecidas sete espécies na Argentina) ao clima que, lá, favorece a preservação dos fósseis. O tempo de pesquisa também influi. Nossos vizinhos, os queridos Hermanos, descreveram seu primeiro dino em 1893, 77 anos antes da primeira espécie brasileira descoberta por aqui": comentário de Luiz Eduardo Anelli, paleontólogo paulista no livro O Guia Completo dos Dinossauros do Brasil(Editora Peirópolis).

    ResponderExcluir
  3. "Curador da exposição Dinos na Oca que atraiu meio milhão de pessoas ao Parque do Ibirapuera há alguns anos, em São Paulo, Luiz Eduardo Anelli, 50 anos, está finalizando quatro livros sobre a pré-história brasileira - dois para adultos, dois voltados ao público infantil. Professor da USP, ele pode ser nosso guia nesta viagem no tempo em busca dos Dinossauros, pais de todos os animais brasileiros": comentário no site Planeta Ciência.

    ResponderExcluir
  4. "Prá mim os Dinossauros podem mesmo ser vistos como pais do homem brasileiro atual, na minha opinião, um monstro na préhistória do ser humano de verdade": comentário de Jonas Ribeiro, de São Paulo, economista, que se diz "revoltado com a violência e monstruosidade do nosso país".

    ResponderExcluir
  5. Logo mais, por aqui, mais informações e também opiniões, você pode colocar aqui sua mensagem ou enviá-la pro e-mail da redação do nosso blog de ecologia e de cidadania: navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  6. Vídeos, fotos, material de informação, sugestão de pauta ou outros conteúdos, você pode enviar também direto pro e-mail do ecologista que é o nosso editor aqui neste blog, mande para padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. "Assim como a natureza é a nossa mãe, sim dinossauros podem ser vistos como nossos pais": comentário de Elias Moura, do Rio de Janeiro, estudante da PUC Rio, que nos envia uma série de artes de paleontologia, a gente agradece e vamos divulgar. Abraços e paz.

    ResponderExcluir
  8. "Elis tão expressiva e também a música de Belchior, o vídeo aqui hoje sintetiza bem a ideia desta matéria muito oportuna e para reflexão": comentário de Lourdes Moreira, de São Paulo, que ainda diz: "Essa canção com Maria Rita ficou boa mas como Elis é fora do comum, uma mensagem forte".

    ResponderExcluir

Translation

translation