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sábado, 14 de julho de 2018

BRASIL GANHA OURO NO MUNDIAL DE MATEMÁTICA MAS MESMO ASSIM FICA APENAS NA 28ª POSIÇÃO DO RANKING DA OLIMPÍADA INTERNACIONAL (IMO)


Brasileiro de 17 anos se destaca e conquista medalha de ouro agora na Olimpíada Internacional de Matemática que aconteceu na Romênia com a participação de 594 jovens de todas as regiões do planeta


Pedro Lucas de 17 anos e de São Paulo foi o destaque do Brasil

O estudante paulista de 17 anos, Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, de São Paulo, está sendo um dos principais destaques hoje em sites como o DW da Alemanha e o Terra no Brasil mesmo porque é uma exceção, na classificação geral nosso país não se destacou na pontuação geral, nesta edição do evento cultural em 2018, os Estados Unidos terminaram em primeiro lugar no ranking e a Rússia, em segundo, a China ficou em terceiro e a equipe brasileira terminou na 28ª posição no quadro geral, superando o resultado alcançado na olimpíada anterior, disputada no Rio de Janeiro quando havia ficado na 37ª colocação, com duas medalhas de prata, uma de bronze e duas menções honrosas. Agora, nesta nova Olimpíada Internacional de Matemática (a competição de maior prestígio mundial para os estudantes do ensino médio), além do Ouro conquistado pelo Pedro Lucas (que estuda no Colégio Etapa em São Paulo), a nova geração brasileira conseguiu 4 medalhas de Bronze e uma menção honrosa. Ouro na IMO Pedro Lucas Lanaro Sponchiado se torna o primeiro brasileiro a vencer esta competição, que acontece desde 2012. Já é um alento para o nosso país, mesmo com tão poucos investimentos em Educação e Cultura: o futebol teve verbas milionárias, todo apoio da grande mídia e ficou somente numa posição intermediária agora na Copa do Mundo na Rússia. 


Em Cluj-Napoca na Romênia a equipe brasileira foi à luta

Participaram quase 600 jovens de 50 países


 Pedro Sponchiado acertou 35 dos 42 pontos possíveis vencendo as provas da competição, ficando na classificação final na 12ª posição na classificação mundial. A olimpíada deste ano foi realizada em Cluj-Napoca, na Romênia, contou com a participação de 594 jovens e mobilizou torcidas e a mídia de alguns países onde se dá maior atenção ao setor que é o mais importante para um avanço ao futuro, a educação. Além do jovem de Ouro, Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, de São Paulo, outros quatro brasileiros receberam medalhas de Bronze: Bruno Brasil Meinhart (17 anos) e Pedro Gomes Cabral (15), de Fortaleza; também Bernardo Peruzzo Trevizan (16) e André Yuji Hisatsuga (18), de São Paulo. Lucas Hiroshi Hanke Harada (17), também paulista foi uma menção honrosa pelo seu desempenho. Os 6 representantes do Brasil foram escolhidos depois de quatro provas seletivas feitas entre os melhores colocados na 39ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A equipe de novos talentos foi comandada pelos professores Régis Prado Barbosa, de São Paulo, e Armando Barbosa Filho, de Fortaleza que estão voltando felizes com a performance dos jovens.

 A repercussão na mídia brasileira foi pequena (como sempre)...

...conquistas culturais deveriam ser muito mais apoiadas aqui


"A conquista veio depois dum trabalho realizado há vários anos, com a preparação dos representantes brasileiros para a olimpíada internacional", comenta Claudio Landim, diretor adjunto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que é um centro de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A entidade coordena as olimpíadas nacionais de matemática e foi responsável por treinar a equipe brasileira. Repórteres da agência de notícias AFP pediram a ele uma comparação deste resultado dos estudantes na IMO com o que aconteceu na Copa do Mundo de futebol na Rússia. Cláudio Landim apenas sorriu sem esconder uma expressão crítica. "Com um pouco mais de investimentos públicos na área educacional brasileira, nossos talento da nova geração poderiam ser destaque mundial e não só em Matemática", comentou por sua vez, aqui no blog da ecologia e da cidadania, o nosso editor de conteúdo Antônio de Pádua Silva Padinha: "A gente está postando hoje a conquista de Ouro, Bronze e outros bons resultados na Olimpíada de Matemática justamente para cutucar a CBF e o futebol business do Brasil, que em termos de custo e benefício foi um fracasso, é preciso mudar nos esportes, na educação, na cultura, também no meio ambiente e em todos os setores que possam mover um desenvolvimento sustentável em nosso país". 

A nova geração de Einsteins esteve na Romênia...

...já na Copa da Rússia não pintou novo Pelé e Garrincha


Brasil precisa multiplicar os investimentos em educação e cultura

 
Fontes: DW (Deutsche Welle) – Terra - AFP
              folhaverdenews.blogspot.com

9 comentários:

  1. Chamou a atenção a pouca participação feminina do Brasil na IMO agora na Romênia, do Brasil foram 6 garotos, nenhuma garota: Estados Unidos que lidera o ranking teve equipe metade rapazes metade moças.


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  2. A IMO é a mais antiga e prestigiada olimpíada científica para estudantes do ensino médio. Foi criada em 1959 e conta com a participação do Brasil desde 1979. Desde então, as equipes brasileiras conquistaram 130 medalhas, sendo dez de ouro, 43 de prata e 77 de bronze, além de 32 menções honrosas.

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  3. Nesta edição, os Estados Unidos terminaram em primeiro lugar no ranking geral, a Rússia, em segundo, e a China, em terceiro. Em 2019, a IMO será disputada na Inglaterra e, em 2020, na Rússia, onde está rolando o Mundial de futebol agora e o Brasil, com um superinvestimento está mais uma vez fracassando.

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  4. "Os investimentos do Brasil em educação são baixos e pouco eficientes": comentário de Andreas Schleicher, diretor do departamento educacional da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) e um dos idealizadores do Pisa, teste de aprendizagem internacional aplicado pela instituição.

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  5. "O debate sobre a adequação de gastos educacionais às necessidades brasileiras tem sido frequente e gera divergência entre especialistas. Uma coisa é certa, educação, cultura e meio ambiente têm sido carentes em investimentos dos governos, cada vez mais": comentário de Jandira Mendes Morais, de São Paulo, educadora, após participar de debate que aconteceu nesta semana na FGV.

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  6. Segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil, o alto grau de repetência e evasão acaba inflando o número de alunos. A baixa qualidade do ensino também sobrecarrega o sistema. Isso complica mais a carência de verbas no setor, há investimentos mas erros estruturais que travam um avanço.

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  7. "O Brasil até destina mais do seu PIB para educação do que alguns países ricos, mas o gasto por aluno ainda é pequeno": comentário em matéria da BBC sobre um novo estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico OCDE).

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. "O Brasil aparece em penúltimo no ranking de investimento por alunos no relatório 2018 da OCDE, que compara resultados entre 34 países tanto alguns considerados ricos como outros dez países em desenvolvimento. Não é preciso dizer mais nada, não é?": comentário de Agenor Moreira Silva, professor de Português em Campinas (SP).

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