PODCAST

segunda-feira, 9 de julho de 2018

ATÉ A ONU ESTÁ ALERTANDO SOBRE A OVERDOSE DE AGROTÓXICOS COMO UMA DAS MAIORES CAUSAS DE DEGRADAÇÃO DAS ÁGUAS O QUE PODE INVIABILIZAR TAMBÉM A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

A agricultura responde por 70% do consumo mundial de água mas em vários países como também o Brasil ao invés da proteção dos recursos hídricos eles estão é cada vez sendo mais contaminados e poluídos por substâncias químicas: enfim, estamos produzindo cada vez mais alimentos mas também um caos do meio ambiente  (importante mudar toda esta situação já a bem da economia e da ecologia)




FAO alerta que produção de alimentos com agrotóxicos está destruindo as águas


Agora é a Organização das Nações Unidas que está alertando para poluição das águas por abuso de agrotóxicos no campo. Recebemos esta informação por e-mail da ONU Brasil e a matéria com este tema, feita por Vanessa Barbosa, e postada no site da revista Exame da Editora Abril resume muito bem a poluição causada por práticas agrícolas insustentáveis, um problema crescente mas frequentemente subestimado por formuladores de políticas e por agricultores, basta ver o PL do Veneno (pauta aqui do nosso blog Folha Verde News na semana passada), projeto de lei absurdo sendo debatido pelos parlamentares da bancada ruralista em Brasília, flexibilizando e ampliando ainda mais o uso destas substâncias na produção agrícola, algo que contraria a ciência e o bom senso. 




 Urgente produzir alimentos sem destruir a ecologia da terra e da água



Para produzir alimentos em escala industrial a agricultura responde por nada menos do que 70% do consumo mundial de água. Mas, ao mesmo tempo em que depende desse recurso vital, o agronegócio também contribui para sua degradação. A poluição hídrica causada por práticas agrícolas insustentáveis, marcadas pelo excesso de agrotóxicos, de fertilizantes e de outros produtos agroquímicos precisam considerar que estas substâncias químicas estão escoando para rios, lagos, córrego, nascentes e reservas subterrâneas, sendo hoje em dia um problema crescente em todo o mundo e ainda mais no Brasil, o país que é nº 1 no ranking da overdose de agrotóxicos. Desta vez, o novo alerta vem do mais recente dos relatórios da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Instituto Internacional de Gestão da Água. Por sinal, o relatório está sendo divulgado na mesma semana em que em nosso país uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei (que irá para discussão em plenário) na direção contrária deste alerta ao propor flexibilização do controle sobre as substâncias químicas. Esta  nova publicação da FAO faz uma revisão da poluição hídrica causada por atividades agrícolas no mundo e por aqui também, exortando os governos e empresários rurais a terem mais cautela na sua produção no campo. Atualmente, a agricultura  é responsável pela descarga de grandes quantidades de agrotóxicos, matéria orgânica e sedimentos em todos os tipos de corpos hídricos. Essa poluição afeta bilhões de pessoas e gera custos anuais da ordem de bilhões de dólares, analisa o estudo, tanto para despoluir como para enfrentar na saúde pública as doenças que advém deste problema dramático agora, que pode virar uma tragédia depois. 


Nascentes secando, córregos e rios poluídos, SOS das águas



"A agricultura é o maior produtor de águas residuais, por volume, e o gado gera muito mais excrementos que os humanos. À medida que se intensificou o uso da terra, os países aumentaram enormemente o uso de pesticidas sintéticos, fertilizantes e outros insumos”, comentou Eduardo Mansur, diretor da divisão de terras e águas da FAO e Claudia Sadoff, diretora-geral deste instituto vai nesta mesma direção, ainda na introdução deste relatório, um do documentos de maior importância da atualidade, apesar do silêncio da grande mídia: "Apesar desses insumos estarem  ajudando a impulsionar a produção de alimentos, também estão causando ameaças ambientais, assim como problemas de saúde humana". 




(Confira na seção de comentários do blog da gente mais algumas informações, bem como mensagens e opiniões)


Até a ONU  se une à luta dos ecologistas...

...alertando que overdose de agrotóxicos estão criando um caos


Fontes:  nacoesunidas.org
              exame.abrilcom.br
              folhaverdenews.blogspot.com

7 comentários:

  1. "Os produtos de uso agrícola de maior preocupação são os pesticidas, nitratos em águas subterrâneas, vestígios de metais pesados e os chamados poluentes emergentes, que incluem antibióticos e genes resistentes a esses fármacos excretados pelo gado": comentário extraído do relatório da FAO da ONU.

    ResponderExcluir
  2. "Desde 1960, o uso de fertilizantes sintéticos cresceu dez vezes, com as vendas globais de pesticidas aumentando de US$ 1 bilhão para US$ 35 bilhões por ano desde 1970. chegamos a uma situação limite": comentário com base dos estudos da FAO, feitos pelo engenheiro agrônomo Paulo de Sousa Molina, que atua no interior de São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. "A intensificação da produção pecuária, que triplicou da virada do século, trouxe a reboque antibióticos, vacinas e hormônios para crescimento que viajam das fazendas para as reservas de água": comentário do relatório da FAO sendo divulgado pela ONU.

    ResponderExcluir
  4. "Um outro setor em expansão que demanda atenção, segundo o relatório da ONU, é a aquicultura — que se expandiu vinte vezes desde 1980 — e vem liberando quantidades cada vez maiores de excrementos de peixe, resíduos de ração, antibióticos e fungicidas na água": comentário extraído da matéria do site da revista Exame da Abril.

    ResponderExcluir
  5. Logo mais, mais informações nesta pauta, participe e mande a sua informação ou opinião através de e-mail para a redação deste blog, aí a gente posta o seu conteúdo aqui, mande para navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  6. Vídeo, fotos, material de informação, sugestão de pauta, noticiário, você pode enviar também direto pro e-mail do editor de conteúdo deste nosso blog de ecologia: padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. "A gente espera que os parlamentares brasileiros leiam este relatório": comentário de Ana Helena Passos, de Belo Horizonte, estudante da UFMG.

    ResponderExcluir

Translation

translation