PODCAST

segunda-feira, 18 de junho de 2018

INSTITUTO DE ENGENHARIA ESTÁ DIVULGANDO ARCA (UMA CASA PARA QUEM QUER VIVER OU PESQUISAR OU CURTIR A VIDA NO MATO)


Equipe de arquitetos cria incrível casa sustentável na Mata Atlântica feita para estimular a criatividade e a ecologia humana na aventura de viver nesse momento:  a Arca para os índios urbanos fugirem da poluição ou da violência e do consumo


Arca é a casa do mato (para índios urbanos)




Imagina que aventura cultural morar no meio da natureza, numa área nativa e remota da Mata Atlântica, onde ainda prevalece a última ecologia já perdida nas cidades e também nas fazendas. Exatamente entre as megametrópoles São Paulo e Rio de Janeiro ali está o Parque Nacional da Serra da Bocaína, um refúgio verde de 104.000 hectares: neste local está a primeira versão da residência Arca, criada pelos arquitetos do Atelier Marko Brajovic, praticando um projeto duma casa sustentável com visão privilegiada e usufruto ao vivo da floresta, com muito ar puro e silêncio, entrecortado somente pelos cantos de pássaros ou de outros animais selvagens e ainda pelo som que vem do vento ou do mar. Com certeza, todo ecologista já pretendeu um dia se tornar uma espécie de Robinson Crusoé do Século 21. Agora tem como morar no mato. 
Um ser urbano pode virar um Robinson Crusoé...

Na Arca no mato com toda a comodidade dum apê na Avenida Paulista


Recebemos esta matéria por e-mail aqui no blog da ecologia e da cidadania Folha Verde News, após a sua postagem no site institutodeengenharia e as primeiras pessoas que receberam a informação sobre a Arca logo nos perguntaram: esta casa do mato vai se tornar a chance dum ser urbano qualquer virar um mateiro? Esta é a oportunidade para muita gente na cidade virar um índio urbano, vivendo no mato mas com a comodidade básica duma casa ou apartamento com os serviços mais essenciais para a habitação hoje em dia? Como eu posso participar dum projeto assim e no meu caso ir imediatamente para longe daqui?...O que já está certo é que o imóvel é pré-fabricado no formato de concha, sendo feito em alumínio, zinco e ferro, materiais que juntos formam o Galvalume, contando com grandes janelas de vidro que oferecem a vista para o entorno. A novidade também é que a casa pode ser facilmente montada e desmontada em até uma semana. A versão inaugural deste sonho natureba está instalada na cachoeira Perequé, a 10 km de um dos lugares mais legais do Brasil, em Paraty, entre o mar e a Mata Atlântica, um remanescente deste bioma já em extinção.
  Todas as instalações e serviços básicos duma casa

Num ambiente fora do comum e estimulante

Bom prá viver e sonhar



Com paredes de madeira, dois quartos e um banheiro, além de cozinha integrada à sala, a casa do mato segundo os realizadores,  tem como ideia principal é que a Arca seja uma casa para ser utilizada para imersões criativas por profissionais, ecologistas ou pessoas (com ou sem crianças) que querem trabalhar em suas criações imersos na natureza e em um ambiente muito confortávelPara essa segunda opção, as camas se transformam em sofás e os quartos em salas de produção cultural. Porém não há cultura nem arte maior do que a chance de vivenciar o dia a dia junto à natureza. 

De repente o seu estúdio de Ipanema no mato

A Arca do Noé contemporâneo

De volta à natureza e ao futuro

O nome Arca veio dos moradores da região, que compararam a arquitetura com um navio em terra. O estúdio que projetou a casa já esteve envolvido em vários projetos bacanas, como no design das exposições de David Bowie, Stanley Kubrick e François Truffaut, em São Paulo. Está explicado. E agora você já tem a chance do oásis, de viver no mato junto à natureza, longe daqui como se fosse aqui mesmo, OK? 

  Na casa do mato o quintal e o jardim são a própria mata

Arca é livre dos perigos da cidade e do meio da mata


Fontes: institutodeengenharia.org.br
              folhaverdenews.blogspot.com

8 comentários:

  1. Já recebemos aqui no blog do movimento ecológico, científico e de cidadania alguns comentários e mensagens, aguarde que logo mais estaremos postando aqui nesta seção, venha conferir.

    ResponderExcluir
  2. Você pode mandar a sua mensagem pro e-mail da redação do nosso blog que postamos o seu conteúdo aqui, mande para navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vídeos, fotos, material de informação, sugestão de pauta ou de matérias mande diretamente pro editor de conteúdo deste blog padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. "Esta é a casa ideal para uma pessoa como eu que não aguenta mais a poluição e a violência de São Paulo, estou me candidatando a ser um cobaia nessa nave": comentário de Fabrício Moreira, executivo de gestão empresarial na capital paulista. Fabrício, quem sabe o site do Instituto de Engenharia possa atender a sua solicitação? Cremos que muita gente gostaria de viver assim no mato...

    ResponderExcluir
  5. "Não é exatamente o mesmo assunto mas creio que tem relação e gostaria de divulgar aqui A utopia de um novo modo de morar, livro de Eulalia Portela Negrelos que fala sobre os pioneiros da habitação social no Brasil": comentário de Rafael Morais, do Rio de Janeiro, técnico em Informática, estudante de TI.

    ResponderExcluir
  6. "O caminho da roça ou de viver no campo, fora da cidade é o sonho de um número crescente de brasileiros, que procuram um lugar onde a vida é radicalmente oposta ao dia a dia, sem correria e longe do estresse. Por isso, moradores das grandes cidades estão comprando ou mesmo alugando propriedades na zona rural com a justificativa, dentre outras, de ficar distante do trânsito frenético e da violência. O contato com a natureza e uma rotina em ritmo mais lento, dizem, permite o desfrute de uma vida longe do barulho e da poluição, dois de uma extensa lista de males que o desenvolvimento legou às zonas urbanas. Se, no passado, a casa no campo vivia apenas no imaginário, hoje ela já é parte da realidade de milhares de pessoas": comentário de Silvia Kochen, de São Paulo e do Sesc, que diz ainda "A Arca faz parte desta tendência".

    ResponderExcluir
  7. "Nos últimos 50 anos, o país experimentou um processo acelerado de urbanização. Em 1960, apenas 45,1% dos brasileiros viviam em cidades, índice que subiu para 84,4% em 2010, segundo os dados do último censo que foi realizado no mesmo ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse movimento levou a um crescimento desordenado dos centros urbanos, gerando toda sorte de problemas. Atmosfera e rios poluídos, banditismo, estresse e ruas congestionadas passaram a ser apontados como os principais inimigos da saúde e do humor dos habitantes dessas localidades. É nesse contexto que a busca por uma qualidade de vida superior ganhou uma importância inédita. Então, o sonho de respirar ar puro e viver junto à natureza verdejante veio cooptando os brasileiros": comentário da mesma Silvia Kochen, analisando a tendência cultural de hoje se fugir das grandes cidade, "sendo algo que explica um projeto lindo como este que está divulgado por vocês e pelo Instituro de Engenharia".

    ResponderExcluir
  8. "Curti muito, tenho vocação para Robinson Crusoé embora seja mulher e totalmente urbana": comentário de Letícia Oliveira, de São José do Rio Preto (SP), formada em Biologia pela Unesp.

    ResponderExcluir

Translation

translation