PODCAST

terça-feira, 19 de junho de 2018

A QUÍMICA BIANCA CHIEREGATO MANÍGLIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PESQUISA E SUPERVISIONA A FABRICAÇÃO DE PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS


Estudantes da USP produzem plástico 100% biodegradável sob orientação de Química pós doutoranda criando assim alternativa menos agressiva ao ambiente com filmes plásticos que são desenvolvidos a partir do amido presentes em alguns resíduos agroindustriais
Um plástico biodegradável a partir de descartes da agroindústria


O programa Brasil Rural, transmitido pelas rádios Nacional do Alto Solimões, Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia, conversou a com Bianca Maniglia, pós-doutoranda em Química pela Universidade de São Paulo sobre a fabricação do plástico biodegradável a partir do descarte de resíduos agroindustriais de cúrcuma, babaçu e urucum. Ela passou informações muito úteis, ainda mais nesse momento em que se buscam alternativas que sejam mais sustentáveis, menos poluentes, menos agressivas ao ambiente terrestre e marinho, menos perigosas também para a saúde humana: "O plástico tradicional, que está em tudo por aí, na verdade a gente vê hoje como um grande vilão,  embora na história dos materiais, ele tenha sido uma revolução na indústria das embalagens, com tantas formas e formatos tornando possível acondicionar os mais diferentes produtos, mas agora deu, o plástico acabou criando grandes problemas ambientais e então é mesmo necessário a gente pesquisar e encontrar rápido outros materiais". 
Drª Bianca Chieregato Maniglia (Qúimica da USP)


A pós doutora em Química reconhece que a questão ambiental tem que ser priorizada atualmente, por exemplo, superando os problemas causados pelo plástico, mas para isso Bianca Manpiglia destaca que é preciso dominar a tecnologia para fazer um material que seja sustentável, trazendo as propriedades boas do material mas também conseguindo que ele seja absorvido na natureza do solo e das águas para não provocar acúmulos no meio ambiente.  A especialista explica que o plástico comum é produzido a partir de derivados de petróleo, levando até 500 anos para se decompor, já o biodegradável sendo feito a partir de material biológico entra em decomposição em no máximo 120 dias. Um ganho que é muito grande, concretizando um avanço do desenvolvimento sustentável, com equilíbrio entre o fator econômico com o ecológico, enfim, um material ambientalmente correto e atualizado pronto para ser produzido em escala industrial e resolver um drama contemporâneo que já parecia sem solução. A overdose de plásticos na vida atual já foi tema de duas ou três matérias aqui no blog do movimento ecológico, científico e de cidadania Folha Verde News, agora finalmente noticiando esta possibilidade de solução deste drama socioambiental.

 Nova geração de químicos, biólogos e engenheiros ambientais pesquisa soluções sustentáveis para vários tipos de problemas atuais

A boa nova saiu dos laboratórios do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. A Drª Bianca Chieregato Maniglia desenvolveu filmes plásticos biodegradáveis a partir de matrizes de amido presentes em resíduos agroindustriais de cúrcuma, babaçu e urucum. O fato do novo material vir a ser totalmente desenvolvido a partir de descartes da agroindústria faz toda diferença porque ao mesmo tempo, recicla resíduos, é biodegradável, produzido com fontes renováveis que não se esgotam como o petróleo (de onde sai o plástico comum) e cultivadas em qualquer lugar do mundo. Há mais predicados positivos neste produto: uma matéria-prima barata, que não compete com o mercado alimentício e ainda contém além do maiscomposição interessante com a presença de ativos antioxidantes. Essa fórmula com compostos antioxidantes, nos lembra a pesquisadora da USP, pode ser ainda mais interessante no desenvolvimento de “embalagens ativas”. Uma embalagem ativa interage com o produto que envolve, sendo capaz de melhorar a qualidade e segurança para acondicionamento de frutas e legumes frescos. Os estudos parecem indicar o caminho certo para a obtenção de um plástico (ou pelo menos um filme plástico) totalmente biodegradável. A equipe de pesquisa da FFCLRP conseguiu produzir filmes plásticos com boa aparência, com boas propriedades mecânicas, funcionais e ativas, o que torna este material mais eficiente na conservação de alimentos, como os produtos hortifrutigrangeiros.
Este material da USP ajuda despoluir a nossa natureza

(Confira na seção de comentários aqui do blog mais informações, mais detalhes sobre esse plástico biodegradável, mostrando mais uma vez o valor da pesquisa e o potencial dos cientistas brasileiros para resolverem problemas com tecnologia e criatividade)



A overdose de plásticos na sociedade de consumo drama socioambiental

Fontes: Agência Brasil - EBC - Jornal da USP
              folhaverdenews.blogspot.com

9 comentários:

  1. Bianca Chieregato Maniglia possui graduação em Química, Bacharelado com atribuição em Tecnologia, Biotecnologia e Agroindústria pela Universidade de São Paulo (2010), Engenharia Química pela Universidade de Ribeirão Preto (2013), Licenciatura em Química pela Universidade de Franca (2016), mestrado e doutorado em Química - Universidade de São Paulo/FFCLRP (2012 e 2017, respectivamente). Tem experiência na área de polímeros naturais, com ênfase em filmes biodegradáveis, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos agroindustriais (cúrcuma e babaçu), estudo dos processos de elaboração de filmes e blendas e realização de modificações físico-químicas em resíduos para ampliação do seu potencial de aplicação. Fez pós doutorado no Departamento de Engenharia Química (LEA/POLI - USP) na formação de blendas por extrusão de polipropileno com resíduos agroindustriais.


    ResponderExcluir
  2. Este filme plástico produzido pela equipe da USP em Ribeirão Preto, inclusive com resíduos de babaçu, está chamando muito a atenção do mercado, bem como de pesquisadores de ciência ambiental.

    .

    ResponderExcluir
  3. "Pesquisas da USP em Ribeirão Preto avançaram na busca de plástico 100% biodegradável e competitivo com o plástico comum. Testes que reúnem na fórmula resíduos agroindustriais resultaram num produto com qualidades técnicas e econômicas promissoras": comentário de Rita Stella, divulgando a pesquisa pelo Jornal da USP.

    ResponderExcluir
  4. "A química Bianca Chieregato Maniglia desenvolveu filmes plásticos biodegradáveis a partir de matrizes de amido presentes em resíduos agroindustriais de cúrcuma, babaçu e urucum. O fato do novo material ser totalmente desenvolvido a partir de descartes da agroindústria faz toda diferença. Ao mesmo tempo, recicla resíduos; é biodegradável; é produzido com fontes renováveis que não se esgotam como o petróleo (de onde sai o plástico comum) e cultivadas em qualquer lugar do mundo. Bianca lembra de mais predicados de seu produto: matéria-prima barata, que não compete com o mercado alimentício e ainda “contém composição interessante com a presença de ativos antioxidantes”. Essa fórmula com compostos antioxidantes pode ser ainda mais interessante no desenvolvimento de “embalagens ativas” que interage com o produto que envolve, sendo capaz de melhorar a qualidade e segurança para acondicionamento de frutas e legumes frescos": comentário de Paulo Henrique Moreno, de Ribeirão Preto, divulgando a pesquisa no Jornal da USP.

    ResponderExcluir
  5. Depois, mais comentários, informações, alguns outros detalhes e opiniões: participe, envie mensagem para o e-mail da redação do nosso blog que aí posatamos aqui nesta seção para você, mande então pro e-mail navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  6. Vídeos, fotos, material de informação, sugestão de pauta ou de matéria, envie seu conteúdo direto pro e-mail do nosso editor aqui do blog da ecologia e da cidadania: padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. "Em termos de economia, os custos de produção desses materiais podem ficar bem menores que os atuais. E isso se deve à utilização dos resíduos agroindustriais, como o produto agora desenvolvido na USP, cujos componentes não competem no mercado com a indústria de alimentos. E mais um outro lado
    positivo, uma pesquisa nacional. Os resultados desse estudo foram apresentados em março deste ano à FFCLRP na tese de doutorado de Bianca Maníglia, que trabalhou sob orientação da professora Delia Rita Tapia Blácido": comentário extraído de artigo do Jornal da USP.

    ResponderExcluir
  8. "Importante que este blog com tantas visualizações todos os dias divulgue uma coquista como esta porque a grande mídia em geral não dá o espaço necessário para nossos cientistas e sem divulgação, a pesquisa não tem a necessária valorização no Brasil": comentário de João Pedro Carmo Parreira, de Belo Horizonte (MG), advogado.

    ResponderExcluir
  9. "Muito positiva essa pesquisa e a gente se enche de esperança quando sente a USP e cientistas empenhados em buscar soluções sustentáveis pro meio ambiente": comentário de Isabela dos Santos, de São Paulo, que se formou pela Unicamp mas se dedica a uma empresa da sua família.

    ResponderExcluir

Translation

translation