PODCAST

sexta-feira, 27 de abril de 2018

GEÓLOGO AMBIENTAL DEMONSTRA O VALOR DA ALIMENTAÇÃO E DA PRODUÇÃO ORGÂNICA QUE AVANÇA MUITO POR AQUI E EM TODO O PAÍS E EM TODO O PLANETA

Em três anos aumentou 40% o consumo de alimentos orgânicos por aqui no nordeste paulista e em todo o país devido aos benefícios da alimentação orgânica que hoje são analisados aqui pelo Roberto Naime (doutor em geologia ambiental pela Universidade Feevale)


Orgânicos protegem a nova geração da contaminação química



Orgânicos pioneiros como Dona Octalina ou José Alexandre Ribeiro (Oficinal), Crico que mobiliza lado a lado com toda uma galera as feirinhas em Franca ou ainda em Ribeirão Preto gente como Reinaldo Romero e Manoel Tavares, eles são alguns dos que  testemunham por aqui na região o boom dos alimentos sem agrotóxicos. Na edição de hoje no site nacional de assuntos socioambientais EcoDebate é analisado o fenômeno orgânico sob o enfoque do seu valor para a saúde das pessoas. Confira a seguir aqui no blog do movimento ecológico, científico, de cidadania e da não violência alguns dos principais trechos do texto do Dr. Roberto Naime. Ele faz na prática todo um relatório deste setor.


  
Feiras orgânicas em Ribeirão e Franca já são uma atração






"A produção de orgânicos otimiza recursos naturais e socioeconômicos, além de respeitar a cultura das comunidades rurais e melhorar a saúde das pessoas e do ambiente. Alimentos orgânicos são produzidos através de técnicas bem específicas, buscando otimizar recursos naturais e socioeconômicos, respeitando a cultura das comunidades rurais, objetivando a sustentabilidade econômica e ecológica e a minimização do uso de energias que não são renováveis. Isso, sem nunca empregar materiais sintéticos nem organismos modificados geneticamente ou radiações ionizantes. Nas últimas décadas houve um crescimento muito grande com relação à preocupação com a saúde e por isto as pessoas começaram a se mobilizar em busca de dietas alimentares mais saudáveis. A mudança de comportamento fez crescer o número de produtores de alimentos orgânicos. Ao contrário dos alimentos convencionais, os produtos orgânicos utilizam técnicas que respeitam o meio ambiente durante todo o seu processo de produção e objetivam maximizar os resultados obtidos com as interações sinérgicas dos elementos bióticos e abióticos constituintes dos ecossistemas utilizados. São alimentos obtidos de maneira mais natural, e por isso são mais saudáveis e até mais saborosos e nutritivos". 



 Os orgânicos são produzidos da forma mais natural



"Além das frutas, verduras, legumes, grãos e ovos, vem sofrendo incremento também o mercado de carnes orgânicas. A produção de ovos e carnes, o cuidado com o rebanho ou a granja é grande, já que os animais não sofrem maus tratos e não passam por estresse. A alimentação deles é feita com grãos, cereais, sementes, verduras e legumes orgânicos e os animais são criados sem a aplicação de hormônios, anabolizantes e antibióticos. Assim, os ovos e as carnes orgânicas são mais saudáveis. No interior e hoje nos grandes centros urbanos, você por exemplo, pode encontrar este tipo de alimentos à venda em “Feiras Orgânicas” ou “Feiras Verdes”. Vale ressaltar que apesar de serem alimentos orgânicos, o cuidado com a higiene deve ser o mesmo que os alimentos convencionais: alimentos orgânicos crus, também devem ser bem lavados e em água corrente, pois da mesma forma, há o risco ainda que menor de contaminação por bactérias, fungos e coliformes fecais. No Brasil, existe hoje produção orgânica ou natural de cana-de-açúcar e açúcar; e de grãos como soja, cacau, arroz, café e gengibre, e de frutas como guaraná, manga, uva, morango, pêssego, banana, frutas cítricas. São produzidos ainda a rapadura orgânica e hortifrutigranjeiros como tomate orgânico e legumes. Também néctares e sucos de frutas, geleias e cosméticos. Os orgânicos evitam problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas. Pesquisas e investigações da ciência tem demonstrado que os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, vários distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer". 



 Alimentos orgânicos previnem os cânceres

Consumidores orgânicos são potencialmente mais felizes




"Alimentos orgânicos são mais nutritivos. Solos ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos com maior valor nutritivo. Alimentos orgânicos também são mais saborosos. Seu sabor e aroma são mais intensos e em sua produção não há agrotóxicos ou produtos químicos que possam produzir alterações e modificações. Protege as atuais  e futuras gerações de contaminação química. A intensa utilização de produtos químicos na produção de alimentos afeta o ar, o solo, a água, os animais e as pessoas. A agricultura orgânica exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos ou qualquer produto químico; e tem como base de seu trabalho e do seu avanço a preservação dos recursos naturais. A agricultura orgânica evita a erosão do solo. Através das técnicas orgânicas tais como rotação de culturas, plantio consorciado, compostagem e outras, os solos se mantém férteis e permanecem produtivos de forma permanente, protegendo ainda a qualidade da água". 



A produção de alimentos orgânicos além do mais não polui as águas




(Confira na seção de comentários deste blog da gente mais algumas informações do geólogo ambiental Roberto Naime sobre o fenômeno orgânico)



Roberto Naime é doutor em geologia ambiental



Fontes: ecodebate.com.br
              espacovivamais.com.br
              folhaverdenews.blogspot.com

7 comentários:

  1. Roberto Naime possui graduação em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2001). Atualmente é professor do curso de engenharia industrial e do programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Qualidade Ambiental na Universidade FEEVALE, consultor da Fundação de Resíduos Industriais da ACI de São Leopoldo e da Fundação Desenvolvimento Ambiental da ACI de Novo Hamburgo. Tem experiência nas áreas de Geociências e Engenharia Ambiental, com ênfase em Gestão da Qualidade, Certificação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos, atuando também nos seguintes temas: Geobiossistemas, Avaliação de Impactos Ambientais, EIA - RIMAs e Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Estatística e Metodologia Científica. Enfim, um cientista que analisa aqui no blog da gente o fenômeno orgânico.



    ResponderExcluir
  2. "A agricultura orgânica exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos ou qualquer produto químico; e tem como base de seu trabalho a preservação dos recursos naturais. Evita a erosão do solo. Através das técnicas orgânicas tais como rotação de culturas, plantio consorciado, compostagem e outras, os solos se mantém férteis e permanecem produtivos de forma permanente": comentário de Roberto Naime, no site EcoDebate.

    ResponderExcluir
  3. "A agricultura e a pecuária orgânicos, protegem a qualidade da água. Os agrotóxicos, ou hormônios, antibióticos e anabolizantes utilizados nas plantações e criações, não contaminam os solos e os recursos hídricos, não poluindo rios e lagos.
    A agricultura e a criação orgânicos, restauram a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal. A agricultura orgânica respeita o equilíbrio da natureza, criando ecossistemas saudáveis dos quais sinergicamente também se beneficia. A vida silvestre, parte essencial do estabelecimento agrícola é preservada e áreas naturais são conservadas": comentário de Roberto Naime no site Espaço Viva Mais.

    ResponderExcluir
  4. Logo mais outros comentários, informações e opiniões, coloque aqui sua mensagem ou se preferir envie o conteúdo pro e-mail da redação do nosso blog, mande para navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  5. Vídeos, fotos, material de informação, sugestão de pauta envie direto pro e-mail do editor deste blog padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. "São com gestos pequenos, concretos e persistentes que se determinam mudanças de paradigmas realmente relevantes agora": comentário de Dr. Roberto Naime, geólogo ambiental.

    ResponderExcluir
  7. "A agricultura orgânica restaura a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal, resgatando o equilíbrio da natureza tão agredida, sendo destruída por essa civilização de violência": comentário de Humberto Ramos, atleta, vegetariano, que prioriza alimentos orgânicos, ele é de Vitória, Espírito Santo.

    ResponderExcluir

Translation

translation