PODCAST

quarta-feira, 18 de abril de 2018

A ASSOCIAÇÃO ECOLÓGICA LUTA POR MATAS CILIARES E CONTRA A VIOLÊNCIA A ANIMAIS SELVAGENS EM JUNDIAÍ NA REGIÃO DA SERRA DO JAPÍ


Com a liderança da médica veterinária e ecologista Cristina Harumi Adania entidade mantém centro de recuperação de animais silvestres feridos na região que tem muita fauna e muitas matas nativas: em um ano foram socorridas seis Onças Suçuaranas


Drª Cristina Harumi: líder num trabalho de ponta

Tráfico e comércio ilegal de animais da fauna brasileira, além da caça, dos atropelamentos junto a rodovias, queimadas e desmatamentos ou poluição, são diferentes versões da violência que sofrem os animais silvestres em toda região onde ainda eles e as matas nativas sobrevivem, como é o caso da Serra do Japi que abrange 354 quilômetros, área de montanhas e remanescente da Mata Atlântica no Sudeste ao lado de Jundiaí, Pirapora do Bom Jesus, Cajamar e Cambreúva ali na cabeça do interior paulista. Um dos problemas é a conservação de espécies animais e vegetais nativas, com o avanço também da urbanização. Neste contexto nasceu ainda em 1987 a Associação Mata Ciliar com objetivos ecológicos e hoje esta entidade conta com a produção anual de aproximadamente dois milhões de mudas de 200 espécies diferentes de plantas características de Mata Atlântica e Cerrado, produzidas em três viveiros localizados nas cidades de Pedreira, Jundiaí e Águas de Lindóia. Em 1997, a Mata Ciliar fundou um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) a fim de prestar atendimento médico veterinário aos animais da fauna silvestre. Os animais, provenientes da Serra do Japi e região, chegam ao CRAS em consequência de tráfico, queimadas, caça, desmatamento, entre outros motivos; sendo encaminhados à esta divisão da Mata Ciliar pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Guardas Municipais, entre outras origens. A estrutura montada ao longo destes anos em seu trabalho de ponta a Drª Cristina Harumi conseguiu montar também o Centro Brasileiro para Conservação de Felinos Neotropicais que tem o objetivo de implementar estratégias para a conservação das oito espécies de felinos selvagens que ocorrem no país e por ali na Serra do Japi, se trata duma referencia internacional promovendo pesquisa em cativeiro e vida livre deste animais.


  Centro de reabilitação de animais silvestres na Associação Mata Ciliar

Cristina Harumi Adania vai à luta também pelos animais silvestres

 

 Serra do Japi, remanescente da Mata Atlântica...

...com espécies animais e vegetais importantes


Esta líder deste trabalho de ponta possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e mestrado em Reprodução Animal pela Universidade de São Paulo, sendo doutoranda do Departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenadora de fauna da Associação Mata Ciliar, atuando principalmente nos seguintes temas: felídeos, censo cativeiro, registro genealógico, puma concolor e panthera onca.  Recentemente, ela participou duma audiência pública na Assembléia Legislativa de São Paulo sobre o projeto que está na Câmara Federal e que pretende legalizar a caça no Brasil, bem como sobre outras questões ligadas à luta diante de todas as formas de violência contra os animais de nossas últimas matas e florestas. Este projeto é um retrocesso muito grande, na visão crítica da Drª Cristina Harumi, criticando também alguns pontos do Código Flirestal, o abrandamento dos licenciamentos ambientais, a falta de demarcação das terras indígenas e duma gestão ambiental enfim no país, onde se dá a entrada da cana e da soja no Pantanal e na Amazônia. 

 

O caminho da Drª Harumi na Serra do Japí...

...também habitat de Onças Pintadas, Pardas e Suçuaranas

 "Então, gostaria de mostrar aqui o que nós sofremos na ponta na recepção desses animais vítimas de algum tipo de violência. Vou falar de milhares e milhares de animais que nós recebemos ao longo do tempo, na implantação do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, em Jundiaí. Mas é claro que, desses milhares, nós precisamos extrapolar para os milhões se pensarmos na realidade de todo o Brasil.Não são milhares, são milhões e milhões de animais que estão sendo dizimados anualmente, mas que nós não enxergamos - nós simplesmente não os enxergamos!", falou na audiência pública Drª Harumi. 

 

 

Suçuarana no refúgio de montanhas e matas da Serra do Japi


O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Associação Mata Ciliar tem mais de 20 anos de idade e é localizado em Jundiaí (SP), recebendo mais de 20 mil animais nesse tempo de ação ecológica. Drª Cristina Harumi reafirma que poucos destes animais silvestres voltam para o seu habitat. Além do mais, não existe no país um monitoramento daqueles bichos que voltam para as matas, haveria um custo muito alto para que se possa inclusive monitorar esses animais em vida livre: "Em grandes animais, como os felinos de grande porte, que entendemos de alta periculosidade, nós conseguimos até colocar rádio-colar e monitorá-los, mas a grande maioria é simplesmente solta, e nós queremos acreditar que eles vão estar bem. Nós os soltamos em áreas apropriadas para soltura, determinadas pela Secretaria do Meio Ambiente e pelo ICMBio, e sim, sei que há planos de manejo. para também atender aos critérios da Portaria nº 444, de 2014, mas nós não sabemos o que acontece. Então, o trabalho de recuperação e reabilitação desses animais obviamente é difícil, um grande desafio", comentou ainda Drª Cristina Harumi. 

 

A Associação Mata Ciliar é também centro de educação ambiental...



(Confira na seção de comentários mais informações sobre o problema dos animais selvagens em foco em mais esta matéria aqui no blog da ecologia, da cidadania e da não violência, confira e participe você também desta luta ecológica)


 

A Serra do Japi abraça algumas cidades como Jundiaí

 

Fontes: G1/Globo Ecologia - Cultura Ambiental
              folhaverdenews.blogspot.com
             

9 comentários:

  1. "É um problema sério para a conservação das espécies. Se desmatamento, urbanização e poluição são as principais causas do desaparecimento de espécies animais e vegetais, o tráfico de animais também tem um impacto significativo. No Brasil, o tráfico de animais silvestres é considerado crime ambiental conforme legislação em vigor porque põe em perigo a biodiversidade do planeta, em especial, ameaçando grandes mamíferos. Este mercado ilegal e clandestino gera 15 bilhões de euros por ano. No Brasil a participação deste mercado chega na casa de 1 bilhão de euros por ano": comentário da ssociação ecologista internacional World Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza - WWF) sobre uma outra violência aos animais selvagens brasileiros.




    ResponderExcluir
  2. "Drª Cristina Harumi comentou também esta questão do tráfico e todas as formas de violência contra animais, Ela faz um trabalho de ponta, como se viu na matéria no blog da ecologia hoje. Ela possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985) e mestrado em Reprodução Animal pela Universidade de São Paulo (2002). É doutoranda do Departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Atualmente é Coordenadora de fauna da Associação Mata Ciliar, atuando principalmente nos seguintes temas: felídeos, censo cativeiro, registro genealógico, puma concolor e panthera onca": comentário no site Cultura Ambiental.




    ResponderExcluir
  3. Logo mais, mais comentários aqui nessa seção do nosso blog de ecologia, cidadania, não violência: participe, mande sua informação ou mensagem para o e-mail do blog navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  4. Video, fotos, material de informação, sugestão de matérias você pode enviar também direto pro e-mail do nosso editor de conteúdo deste blog, mande para padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. "Precioso este trabalho da Drª Cristina Harumi, do centro de reabilitação e de toda a ação da Associação Mata Ciliar, trabalhos que semeiam uma gestão ambiental que deveria ser ampla e geral em nosso país todo": comentário de Fábio Mendes, que é engenheiro agrônomo pela USP e ecologista, vivendo em São José dos Campos (SP).

    ResponderExcluir
  6. "Cristina Harumi, médica veterinária e Coordenadora da Associação Mata Ciliar, obrigado pela sua contribuição à Audiência Pública sobre a questão dos animais que promovemos na Alesp, foi muito importante este debate, ela nos trouxe um pouquinho de imagens para retratar a realidade que vivemos hoje no Brasil. O trabalho que vocês fazem na Associação Mata Ciliar é de grande importância, é muito positivo": comentário de Marcelo Álvaro Antônio, deputado estadual que promoveu o evento.

    ResponderExcluir
  7. "Drª Harumi e esta entidade Mata Ciliar dão o exemplo para todo nosso movimento e mostram para as autoridades o caminho para uma gestão ambiental dos nossos problemas": comentário de Ana Luiza, Bióloga pela Unesp.

    ResponderExcluir
  8. "O Brasil precisa evoluir por caminhos como esse. Se nós, pessoas que vivemos no mundo real (não naquela sub realidade paralela onde está a maioria dos deputados) não agirmos e protestarmos, voltaremos a ser bárbaros de tanta violência, crescendo cada vez mais hoje em dia": comentário de Lisandro Frederico, vereador de Suzano (SP), por sinal, o parlamentar mais novo daquela cidade, um dos fundadores da ONG PAS de proteção animal.

    ResponderExcluir
  9. "Deputados federais irão analisar projetos que sustam os efeitos legais da lista de animais em extinção definida pelo Ministério do Meio Ambiente e permite a caça de animais silvestres em algumas situações, como ameaça às plantações dos agricultores. As duas iniciativas estão interligadas. Primeiro, ele pretende cancelar a portaria que lista os animais em perigo de extinção ou já extintos na natureza. Sem a lista em vigor, os agricultores ou qualquer pessoa que vive na zona rural ou em regiões onde há incidência de animais poderá caçá-los sem o risco de cometer crime inafiançável, como ocorre atualmente": comentário extraído de recente matéria do site Anda que tem a ver com a luta da Drª Cristina Harumi e a entidade Mata Ciliar.

    ResponderExcluir

Translation

translation