PODCAST

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

UMA SARACURA ME ACORDA TODA MADRUGADA

Tem vizinho que reclama mas eu agradeço a Deus e à natureza 
A imagem e o som da Saracura são uma bênção da natureza do Brasil
Cada vez mais raramente se ouve e quase nunca mais se ouve o canto da Saracura mas eu tenho tido o privilégio de em muitas madrugadas e manhãs bem cedo ouvi-la na matinha que fica ao lado do condomínio onde moro: fiquei sabendo que alguns vizinhos até reclamaram da cantoria, mas ainda bem que a maioria é como eu, gosta muito do som da passarada, é bom prá dormir e prá acordar, ainda mais sendo um bichinho de tanta raridade. Hoje de madrugadinha, sai ainda escuro para tentar ver a Saracura ao vivo, muito arisca ela voou quando eu ainda estava a mais de 50 metros dela, escondida numa árvore nativa, fugiu pro fundo da pequena mata onde passa um riacho. Espero que amanhã e toda madrugada ela volte a cantar, faça ninho por aqui onde por certo encontrou no mato alguma semente que ela gosta de comer. Um canto que é o som da vida.
Fui internetar e descobri que a Saracura está muuuito em extinção, ela tem pernas e pés vermelhos com o tarso mais comprido do que o dedo médio,  dorso castanho-esverdeado, pescoço e cabeça cinzentos. Peito castanho-ferruginoso e o bico, amarelo-esverdeado, medindo uns 39 cm de comprimento. Este pássaro nativo do Brasil gosta de brejos, pântanos com vegetação alta, manguezais, margens de rios, lagos e igarapés, florestas altas e úmidas, às vezes sobrevive longe da água, preferindoa vegetação dos aguados. Como é por aqui perto de onde moro, na divisa da cidade com o campo de cerrado.
Desde a América Central ao Uruguai e norte da Argentina, as Saracuras são encontradas, atualmente, mais na região do Pantanal: vive normalmente solitária, aos pares ou formando pequenos grupos. Pequena e desajeitada, a Saracura passa o dia escondida em silêncio, mas nas horas do alvorecer e conforme a época no fim da tarde, ouve-se seu canto que, segundo a crença popular, é prenúncio certo de chuva.Ou de fartura. Ave difícil de ser observada, mas seu canto pode ser ouvido com freqüência. É parcialmente noturna. Passa a maior parte do tempo no chão, sendo eventualmente encontrada em arbustos. O maior problema é a destruição do seu habitat, ela desaparece com a última natureza do Brasil, nas última várzeas do interior, nas matas mais remotas fazem seu ninho, espero que isso esteja acontecendo bem ali embaixo, sob a janela do prédio que graças a Deus e à vida é cercado por uma pequena mata detrás daonde nasce toda manhã o Sol. (Padinha)


Fontes:  www.wikiaves.com.br
            http://folhaverdenews.blogspot.com

































































































































































































































































2 comentários:

  1. Shakespeare, pelo que me lembro na peça Romeu e Julieta, escreveu sobre o canto da Cotovia, mas com certeza, um pássaro cantar de madrugada não deve ter igual à Saracura, infelizmente em extinção no Brasil, no planeta, onde é nativa das Américas central e do sul. Nestes últimos dias, nesta primavera, toda madrugada uma ou mais Saracuras cantam perto de onde moro, onde ao fundo tem uma matinha e passa um riacho, uma várzea do interior.

    ResponderExcluir
  2. Não dá prá entender, com tanta violência e tanto barulho, ruídos mesmo, na cidade e em todos os lugares, alguém - como um ou outro dos meus vizinhos - reclamar do canto da Saracura. Muitas pessoas estão contaminadas pela poluição sonora ou pelo stress da atualidade e não são capazes de sintonizar a delicadeza do som dum Saracura, que ainda (embora rara) sobrevive por aqui no interior do país.

    ResponderExcluir

Translation

translation