PODCAST

sábado, 12 de novembro de 2011

SHOWS, FILMES, PALESTRAS E CULTURA DA VIDA NO SWU

SWU Music and Arts Festival começando hoje: entre artistas da vanguarda cult, Marina Silva


A cidade paulista de Paulínia foi escolhida como sede do SWU Music and Arts Festival - que será realizado no Parque Brasil 500 - em função do compromisso do município de transformar a área do Festival no primeiro Distrito de Sustentabilidade, Tecnologia e Entretenimento do País. Já a partir de hoje variados shows, filmes, acontecimentos culturais e eventos variados da cultura da vida, alterbativa, ecológica, inclusive palestras a partir do domingo em outro ponto da cidade da região de Campinas. No domingo, Marina Silva é a atração maior do 2º Fórum Global de Sustentabilidade SWU, que acontece no Teatro Municipal de Paulínia, como parte da programação do Festival de Música SWU. O fórum reunirá 29 palestrantes nacionais e internacionais para três dias de debates em torno do tema sustentabilidade.
Marina participa, ao lado de outros cinco debatedores, do Painel 3, cujo tema é Oportunidades e Limites do Desenvolvimento Sustentável. O debate acontece de 10h às 13h. A mediação será feita pela jornalista e apresentadora Renata Simões. O fórum é aberto exclusivamente a quem tem ingressos para o festival e as inscrições já estão encerradas. Segundo os organizadores, os debates também serão transmitidos pelo site do evento – www.swu.com.br


Paulínia tem também a força da juventude da Unicamp e virão jovens de todo o país

Com 1,7 milhão de m2, o Parque Brasil 500 será um piloto para implementação das melhores práticas de sustentabilidade e urbanismo: contará com captação de energia solar; sistema de refrigeração com tecnologia baseada em água (redução do uso de ar-condicionado); sistema de vácuo para coleta de lixo nas áreas de lazer e cultura; processos de construção e operação de edifícios certificados nível platinum do Green Building Council – LEED Neighborhood Development; redução no consumo de água com uso de grey water/água reciclada; uso extensivo de ciclovias e Rapid Bus Transit (BRT), conectado ao sistema de transporte já existente na cidade; ampliação das áreas verdes e criação de “trilhas” para bicicletas. De acordo com o plano, os primeiros investimentos acontecem já nos próximos 12 meses. “A proposta do SWU vem ao encontro do projeto de desenvolvimento de Paulínia, que tem investido na cultura e na indústria criativa, em especial na produção cinematográfica, reduzindo a dependência econômica do pólo petroquímico. Ao sediar o SWU, a cidade não só consolida essa nova vocação cultural como assume publicamente o compromisso de implementar um modelo de desenvolvimento sustentável que possa servir de  exemplo para outras cidades”, diz Emerson Pereira Alves, Secretário de Cultura de Paulínia.
Paulínia tem 140 km2, 82 mil habitantes e é a 13ª cidade no ranking dos municípios paulistas pelo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano – classificação adotada pela ONU para medir qualidade de vida). Com 944 mil m2 de parques e bosques, é um dos mais ativos pólos culturais do país (de cada três filmes feitos no Brasil, um é de Paulínia; a cidade conta com um Teatro Municipal que recebe mais de 160 mil pessoas por ano). O município fica a apenas 18 km de Campinas, cuja região metropolitana tem o quarto maior pólo hoteleiro do sudeste brasileiro. Paulínia detém ainda o título de melhor serviço de Saúde da Região Metropolitana de Campinas, de acordo com o IQS (Índice de Qualidade em Saúde) 2010 – elaborado pela Prefeitura Municipal de Campinas em parceria com o Sindicato dos Médicos de Campinas.

O Parque Brasil 500 em Paulínia é a sede do festival de música e de outras alternativas culturais do SWU
A galera que visitar Paulínia hoje para acompanhar o primeiro dia do festival SWU pode precisar levar alguns acessórios especiais, segundo reportagem no local do site Terra, para se proteger. Além do forte sol que deve brilhar durante a tarde, com máxima prevista para 32ºC, as chances de chover na cidade com o passar das horas é de até 80%, segundo análises da Climatempo. Portanto, capas de chuva poderão dar um clima astronáutico ao show. As chances de chuva aumentam no final da tarde e início da noite, quando as temperaturas devem chegar a 22ºC e os ventos a 9km/h. Agora, se o fã está vendo o primeiro dia com pessimismo em relação ao clima, é bom ir analisando as previsões para as outras noites do evento. Tanto domingo (13), quanto segunda-feira (14), indicam pancadas de chuva severas a qualquer hora do dia ou da noite. Um desafio extra a este Woodstock ecológico.
SWU - segunda edição de casa nova
Pioneiro no Brasil no formato festival + acampamento, o SWU ganha sua segunda edição. Em 2011, o evento está acontecendo na cidade Paulinía, interior de São Paulo (125 km da capital), onde está também uma equipe do blog de ecologia Folha Verde News. O primeiro SWU aconteceu em outubro, na cidade de Itu, e reuniu nomes como Rage Against the Machine, Queens of the Stone Age, Kings of Leon e Linkin Park. Assim como foi em 2010, o SWU se dividirá agora em quatro setores: dois palcos principais - Consciência e Energia, o New Stage e a Tenda Eletrônica. Neste sábado, sobem aos palcos montados no Parque Brasil 500 nomes como Damian Marley, Snoop Dogg, Kanye West e Black Eyed Peas. Entre os representantes brasileiros ainda estão Emicida, Marcelo D2 (com a presença de Ronaldo Fewnômeno)  e Copacabana Club.
O domingo será marcado por uma miscelânea musical. Os palcos principais terão Zé Ramalho, Ultraje a Rigor, Tedeschi Trucks Band, Chris Cornell, Duran Duran, Peter Gabriel e Lynyrd Skynyrd. No New Stage, vale ficar atento aos brasileiros do Sabonetes e no grupo !!!. Quem também toca por lá é o Modest Mouse e a veterana e polêmica Courtney Love com o Hole. O jogador Neymar deve estar presente.
O dia de encerramento do SWU promete ser memorável para os fãs do rock dos anos 90. Nos palcos principais se revezerão grupos como Sonic Youth, Primus, Stone Temple Pilots , Alice In Chains e Faith No More. Para os fãs do metal, o Megadeth também marcará presença. No New Stage vale ficar atento ao trio Ash, da Irlanda do Norte e ao grupo experimental canadense Crystal Castles. A banda de pop rock Simple Plan encerra as atividades do palco, com aquela energia que faz vibrar os jovens e todos os que amam a vida e lutam por mudanças na realidade, a tribo da criação do futuro. (Padinha)

Fontes: www.swu.com.br
          www.terra.com.br
         http://folhaverdenews.blogspot.com

 

2 comentários:

  1. Assim como foi Woodstock, o festival de rock no interior dos Estados Unidos que revelou Jimmi Hendrix, Janis Joplin e outras feras dos anos 60 e 70, o SWU terá para seus participantes o desafio de shows e eventos ao ar livre, sujeito a chuvas e outros tipos de trovoadas, porém, o desafio maior mesmo é no meio da multidão e das várias alternativas de lazer cult e ecológico, a pessoa vivenciar o sonho de uma nova realidade.

    ResponderExcluir
  2. Na expressão de Marina Silva, no SWU estarão sonháticos de todos os estilos e tendências, performáticos e lunáticos pelo rock ou pela aventura radical, a mais radical delas com certeza é esta geração da juventude conseguir criar o futuro do país e da vida. Para isso, toda a cultura e a luta que contém estímulos de crítica, rebeldia e/ou de mudança da realidade.

    ResponderExcluir

Translation

translation