PODCAST

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A SINA DO SER HUMANO NO ESPORTE E NA VIDA: VENCER DESAFIOS


 Indiano de cem anos completa maratona 

Fauja Singh superando os limites da idade é um novo ícone do esporte

 Meninas de Franca podem ir para a Copa do Brasil...

...mulher tem que superar limites para jogar bola e nesta noite 20h pela TV Record Brasil X Argentina no Pan 2001

 

Assim como este superesportista da Índia, manchete esportiva em todo o planeta pelo seu feito extraordinário, no dia a dia do esporte, a superação está sempre presente na vida dos atletas, por exemplo, no futebol, para as mulheres jogarem bola têm que superar as limitações físicas do corpo com um espírito de gurreiras, como é o caso das jogadoras da Francana Femina, que perdeu a semifinal do Santos mas ainda podem chegar à Copa do Brasil, se garantirem o 3º lugar do Campeonato Paulista Feminino. Mas o que aconteceu ontem no Candá foi algo ainda de maior, muito maior superação: um corredor nascido na Índia em 1911, que mora no Reino Unido, tornou-se o primeiro ser humano centenário a completar uma maratona, no domingo em Toronto, informou a imprensa canadenseontem, logo após a corrida de 15 mil metros, fato que se tornou um destaque na Internet. Fauja Singh correu com sua barba longa e seu turbante a maratona Scotiabank Toronto Waterfront em 8h, cruzando a linha de chegada seis horas depois do vencedor, o queniano Kenneth Mungara. Singh, que fala somente o idioma punjabi, terminou a prova em 3.849º.  Mesmo assim, um feito extraordinário, um marco no esporte contemporâneo, um novo ícone, simbolizando a superação dos desafios, essência do esporte.
A façanha ainda precisa ser oficializada pelo Livro Guiness dos Recordes. "Ele esbanja alegria, alcançou a meta da sua vida", declarou seu treinador e intérprete Harmandar Singh.
A conta do Facebook do super veterano atleta já conta com 17.000 seguidores. "Parabéns Fauja Singh, você é uma verdadeira fonte de inspiração", comentou um internauta. "Que Deus te abençoes com muitos anos de vida saudável e ativa", escreveu outro.
O maratonista indiano começou a correr há  duas décadas (então, já com 80 anos), logo após a morte da sua esposa. Esta agora foi a sua oitava maratona. Singh sonha em levar a chama olímpica para o estádio na cerimônia de abertura dos Jogos de Londres em 2012. O seu sonho está próximo da realidade. Voltando ao dia a dia, algo bem menos espetacular, mas de toda forma, uma superação de limites físicos: nesta noite a partir de 20h no Pan 2001, Meninas do Brasil X Argentina ao vivo pela Rede Record de TV, aos poucos se dedicando mais à cobertura de esporte, que por este tipo de conteúdo  - esporte significa superar desafios - passa cada vez mais a ser uma atração para telespectadores que no cotidiano de suas rotinas diárias também enfrentam dificuldades diante das quais só com muita garra conseguem sobreviver e avançar no jogo da vida. O esporte exemplifica também esta luta de todos nós.  (Padinha)

Fontes:  AFP
                Terra
                 http://folhaverdenews.blogspot.com

2 comentários:

  1. Corredor de 100 anos completando sua oitava maratona, mulheres jogando bola levando pela primeira vez a Francana à Copa do Brasil, TV Record mostrando ao vivo futebol feminino do Brasil diante das guerreiras argentinas...Enfim, o esporte que significa na sua essência superar desafios é um símbolo da pessoa comum no dia a dia tendo que passar por dificuldades cada vez maiores no jogo da vida.

    ResponderExcluir
  2. Este tipo de superação dos desafios e dos próprios limites de cada um de nós é que nos dá uma dimensão da condição humana. Nós temos que atingir esta condição humana, homens e mulheres de hoje, para que consigamos sobreviver como espécie e criar o futuro da vida, se não, ele não existirá. Este é o desafio de todos nós no sentido ecológico. Mulher atletas e mais ainda, este atleta de 100 anos, simbolizam esta superação.

    ResponderExcluir

Translation

translation