PODCAST

terça-feira, 18 de outubro de 2011

DEBATE NA HERTZ SOBRE FUTEBOL E QUALIDADE DE VIDA

"É preciso que as empresas de vários setores de Franca, inclusive do lado mineiro da nossa região, abracem a Francana, isso é um tipo mais popular e barato de marketing mas que pode avançar muito mais a imagem  positiva da cidade e nesse pique a qualidade de vida da população, como também disse aqui o Fradique", falou Padinha no debate na Hertz AM ontem ao vivo

A Francana e a comunicação social dos comunicadores esportivos foram alguns dos destaques

Rolou nesta segunda-feira à noite no Moringa Gelada nova edição do programa Frente À Frente Com O Esporte, criado há 6 anos e apresentado por Wagner Rogério, contando semanalmente na rádio Hertz AM de Franca (SP) a partir das 20h com um time de alguns dos melhores comunicadores esportivos da cidade e da região, como Nilson Fradique (comentarista de futebol da emissora e também editor de esportes do jornal Diário da Franca), Lauro do Couto, Adriano Oliveira, Antônio Marques, Marcelo Facury (que é também assesssor de imprensa da Prefeitura Municipal) e Marcos Silva (que também é um dos responsáveis pelos esportes no jornal Comércio da Franca, além de liderar a liga dos futebolistas amadores e da várzea). Eles tiveram nesta mais recente edição do programa, campeão de audiência no horário, como convidados alguns dirigentes do futebol varzeano, dois torcedores da Associação Atlética Francana (inclusive um, da torcida organizada Dragões da Veterana), além do editor do blog Folha Verde News, Antônio de Pádua, o ecologista e repórter Padinha, que curtiu muito a convivência e o diálogo com os colegas de comunicação: "Foi muito legal o bate-papo dessa mesa redonda, procurei ressaltar num momento lá a ação nestes anos todos deste pessoal, eles estão mudando a realidade esportiva na cidade, aumentando as informações, fazendo evoluir a mentalidade dos esportistas, por exemplo, é um fato que isso acaba por melhorar a qualidade de vida por aqui, todos os esportes são um fator de evolução social, o debate também faz aguçar o espírito crítico, a inteligência, isso também ajuda a comunidade toda".
Padinha foi convidado em especial para falar da Francana  - desenvolvendo uma boa campanha na Copa Paulista da FPF - ele que foi o intermediário na parceria entre o time de Franca e o de Belo Horizonte, o América Mineiro, que cedeu 13 jogadores, alguns deles já considerados futuros craques do futebol. Disse que não fez esta intermediação por dinheiro e sim por amor ao clube que admira desde menino, quando frequentava com o pai e o tio (que chegou a ser presidente da Francana) os jogos e até os treinos da equipe: "Num treino lá no CT do América em BH contatei o diretor de futebol Alexandre Mattos que aceitou a sugestão e se entendeu muito bem com o presidente da Francana, Fahim Issa Youssef. O treinador Wantuil Rodrigues foi lá escolher os 13 jogadores na faixa dos 20 anos mais ou menos, que continuam a receber salários do time mineiro e agora ganham também uma ajuda de custo a mais da Francana, que ficou com o melhor elenco dos últimos anos, a equipe que estava sempre lutando prá não cair, agora está prestes até a chegar à fase final da Copinha, com alguns dos melhores clubes do futebol paulista".
O entrevistado Padinha também informou que enviou à Ouvidoria de Arbitragens da FPF matéria deste blog com críticas a atuação do juíz Vinicius Furlan, que entre outrros erros, anulou já nos descontos um gol legítimo do garoto Jhuan da Santa Cruz, que teria dado a vitória à Francana, o jogo terminou em 2 a 2 com o Palmeiras-B no Lanchão, "o 2º Tempo foi ruim, teve até duas grandes pancadas de chuva que também ajudaram a desestabilizar o jogo, o pior foi a arbitragem".. Ele evitou também "queimar" o técnico Wantuil pelos erros nas substituições, muito comentados por toda a midia nestes dias, mostrou ter esperança de vitória contra o mesmo Palmeiras-B (será no fim de semana no estádio do Juventus em São Paulo), "já que agora além de Patrick, Geovane Lage, Jhuan e todos os jogadores que vem-se destacando, o treinador poderá contar também com a volta do ala bem ofensivo Felipe Diniz e com o cabeça-de-área Régis, que dá muita segurança à zaga, isso poderá fazer com que o time de Franca volte da capital praticamente classificado para a fase semifinal da Copa Paulista". Vale destacar também o agito do espaço cultural em que se transforma o restaurante Moriga Gelada do José Verdura, na noite de ontem quem se apresentava no palco era o músico da noite Tião Junqueira, cantou clássicos da MPB e do pop internacional.
Os comunicadores esportivos sempre abrem espaço para torcedores e para a torcida

O convidado da noite foi Padinha, aqui visto participando da mesa de dabetes
 Assim como Lauro do Couto e Fradique, Padinha defendeu que a Francana deve mesmo jogar bem fechada atrás, saindo rápido nos contrataques, com vinha fazendo antes, meio assim no estilo até do basquetebol francano e da maneira como Dr. Sócrates, o Magrão, ex-jogador e líder da Democracia Corinthiana, então entrevistado por Padinha, considerava como a melhor forma duma equipe de futebol jogar. Mas além de futebol se falou de violência e por outro lado de busca de qualidade de vida via o esporte. E também numa mobilização de empresários de vários setores produtivos da cidade e da região para que eles abracem o clube de Franca, a terra do café, dos calçados e do basquete poderá avançar mais ainda graças ao marketing do futebol, que é o mais econômico e popular, um fator de desenvolvimento sustentável, ainda mais na atualidade em que nos aproximamos da Copa do Mundo no Brasil, o país da bola, onde precisa crescer também  - na avaliação do Padinha - a cultura da vida, a não-violência, a alegria de viver: "Somos abençoados por Deus e pela natureza, precisamos fazer valer isso".

Fontes:  Frente À Frente Com O Esporte/Hertz AM
               http://folhaverdenews.blogspot.com

3 comentários:

  1. Este debate ao vivo toda segunda sobre esportes recebe também figuras da noite e da vida cultural da cidade, onde ali estavam divulgando eventos uma escola de samba e promotores de três shows que estão por acontecer na cidade e na região. Isso prova a penetração do programa.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, é feliz o enfoque de se mobilizar empresas para patrocinar e apoiar o avanço do futebol por aqui, que já começou, isso às vésperas do centenário da Francana, que acontece em 2012, por sinal, no mesmo ano em que o parceiro América de Minas também faz 100 anos: os dois clubes foram felizes em fazer este intercâmbio que avançará Franca e BH.

    ResponderExcluir
  3. Recebemos do jornalista Valdemar Ferreira, de Santos por e-mail para nossa editoria, um cumprimento por esta matéria: "Mesmo a 500km ou mais aí de Franca e sem ter ouvido o debate, com esta matéria excelente do blog de vocês consegui visualizar tudo o que aconteceu e passei a me simpatizar com a Francana e o futebol do interior". Obrigado pelos elogios, Valdemar Ferreira.

    ResponderExcluir

Translation

translation