PODCAST

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PAN 2011 LEVA AO PÓDIO A DISPUTA ENTRE RECORD E GLOBO

Competição entre as TVs acaba despertando mais atenção que os Jogos Panamericanos

Qualquer evento que a Rede Globo tenha exclusividade para transmitir, ela destaca intensamente em sua programação, até no telejornalismo fora dos programas de esporte, em chamadas e em matérias nas TVs a cabo ou plantadas em toda a mídia brasileira: agora, por outro lado, como perdeu a exclusividade de transmissão dos Jogos Panamericanos para a Rede Record  - que em média já ocupa a 2ª colocação em audiência de televisão no Brasil - agora não só omite resultados e informações, como faz entender, isso em matérias em outros veículos de comunicação, que o PAN não tem importância, o que não é realidade, neste evento estão alguns dos melhores atletas do país e está em jogo também a imagem pública brasileira, que tem sempre nos esportes um canal de divulgação. Não se pode adulterar a realidade em função de interesses comerciais ou direito de transmissão, isso fere a ética do jornalismo e até a legislação das comunicações, mas quem nesta nação vai ter a coragem de enfrentar ou até mesmo de criticar a Globo?...E o que é pior, em situação similar, talvez, quase certo, outra rede de TV faria a mesma coisa. De toda forma, além desta rivalidade entre as duas maiores redes brasileiras de televisão aberta, a competição no México está mostrando também até hoje uma relativa boa performance dos esportes do Brasil, basta ver que o futebol feminino começou vencendo da Argentina, o que repercute muito. Nesta noite, 20h transmissão direta da Record de novamente Brasil X Argentina mas desta vez pelo futebol masculino, representado no Panamericano pela Seleção Sub20. E será também mais uma batalha de Ibope com a Globo, que tem as novelas e em suas aliadas TVs a Cabo passam ao vivo pelo Brasileirão um jogo atrasado (Santos X Botafogo, que influi direto na classificação dos primeiros colocados no campeonato, às 20h30). Por se tratar do esporte em nível nacional os interesses comerciais deveriam ser pelo menos atenuados ou até postos de lado. E esta disputa Globo X Recor continuará nos próximos anos, a Copa do Mundo de 2014 é exclusiva da Globo, mas para a Olimpíada de 2012 em Londres porém a ecord é que tem a exclusividade na transmissão. E por aí vai. Não se pode perder o bomsenso nem agredir a ética ou a legislação e muito menos os interesses esportivos, culturais ou de informação do nosso povo em troca de "puro" interesse comercial: será que o Governo ou alguma autoridade pública terá coragem de encarar de frente este problema no país?...Só mesmo os jornais ou rádios mais independentes do interior ou os blogs da Internet, como a nossa Folha Verde News, que é também uma voz clamando por cidadania no deserto da comunicação. (Padinha)

Ontem as Meninas do Brasil deitaram em cima das argentinas no PAN

Hoje Seleção Sub20 repete a dose?

A disputa pelo domínio das transmissões não pode sacrificar o direito à informação...

Fontes: www.gazetaesportiva.net
             http://folhaverdenews.blogspot.com

2 comentários:

  1. Nós aqui deste blog no interior do país nos unimos a todos os jornalistas que tem mais independência ou mais senso de ética na profissão para criticar e lamentar esta situação que agride os direitos à informação da população brasileira e até à legislação das comunicações no Brasil. Mesmo que não resolva nada, não vamos nos silenciar diante deste absurdo criado pelo megainteresses comerciais. E o Governo brasileiro continuará calado e sem ação diante disso?...

    ResponderExcluir
  2. A Internet assim como pequenos ou médios jornais, rádios e TVs do interior do país são neste momento e nesta situação a voz da consciência nacional: a cidadania e os direitos à informação podem transformar os telespectadores passivos em agentes ativos para avançar a Nação. A quem não interessa este avanço cultural?...Esta é também a questão.

    ResponderExcluir

Translation

translation