PODCAST

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

SINAL DOS TEMPOS: MOVIMENTO AMBIENTAL DE AGORA É DESTAQUE DA THOMSON REUTERS FOUNDATION QUE ESCOLHE TODO ANO A EXPRESSÃO MAIS MARCANTE DA ATUALIDADE

Greve do clima foi escolhida hoje a expressão do ano de 2019 agora pelo dicionário Collins: isso revela também a força do movimento ecológico e científico na atualidade do planeta



Jovens de todo o planeta indo à luta agora pelo clima, pelo meio ambiente e pela própria vida


A nossa equipe aqui do blog da ecologia e da cidadania recebeu por e-mail material sobre a decisão neste ano da Thomson Reuters Foundation: anualmente, o dicionário Collins elege a expressão atual mais marcante e desta vez esta empresa cultural sediada em Glasgow (Escócia) escolheu Greve do Clima como a frase que sintetiza os dias de hoje. A reportagem com todos os detalhes foi feita em pela jornalista Anna Scholz-Carlson e postada de Londres na web. A fundamentação desta escolha: os protestos ambientais  se espalham pelo mundo todo, devido a este fato, o dicionário Collins elegeu greve do clima como a expressão do ano em 2019, observando que o uso do termo em vários meios de comunicação aumentou mais de 100 vezes agora nestes últimos 12 meses. A escolha da expressão do ano se baseia em uma pesquisa anual em sites, jornais, revistas, TVs, Youtube e redes sociais para ver quais palavras em inglês registraram o aumento mais significativo em seu uso. É o caso deste termo, associado especialmente a um movimento global pelo clima liderado pela ativista sueca de 16 anos Greta Thunberg, a expressão se refere a protestos feitos por adolescentes que faltam às aulas ou adultos se ausentam do trabalho, para pleitear uma ação mais rápida contra as ameaças climáticas ou o caos do meio ambiente planetário. 




Greta Thunberg lidera a nova geração de ecologistas 

Até no Brasil rolou uma semente das manifestações que devem aumentar nos próximos anos aqui e em todo o planeta



Jovens ativistas deste movimento disseram que viram a declaração do dicionário como um sinal de que seus esforços para aumentar a conscientização a respeito dos riscos climáticos estão funcionando: "Isso realmente mostra o impacto que os jovens vêm tendo ao enfatizar o reconhecimento da crise do clima e do ambiente", disse Jake Woodier, ativista e organizador da UK Student Climate Network, à Thomson Reuters Foundation. As greves climáticas deste ano (inclusive durante a cúpula do clima convocada pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas há pouco mais de um mês)  atraíram milhões de participantes de todos os lados da Terra. O primeiro uso documentado de "greve do clima" ocorreu em 2015, quando foi empregado para descrever uma manifestação em massa que coincidiu com uma conferência da ONU na qual o histórico Acordo de Paris para a contenção da mudança climática foi adotado, informou a empresa responsável pelo dicionário. Por sua vez, o ecologista Woodier disse esperar que a designação incentive ativistas do clima a continuarem pressionando autoridades públicas, particularmente agora quando as eleições britânicas de dezembro se aproximam. As palavras influem e podem até definir como será ou não a nossa realidade. 



Greve Pelo Clima, a expressão mais usada no mundo em 2019


(Confira depois mais tarde na edição da seção de comentários deste blog mais informações e mensagens nesse sentido: o vídeo já postado aqui na webpágina é da Record  e  relembra algumas das manifestações de todo este movimento ambientalista e planetário que tende a crescer mais ainda, também aqui no Brasil, o país das tragédias ambientais)



Próxima manifestação ecológica: que haja vida na Terra!

Fontes: Reuters - Terra - folhaverdenews.blogspot.com

11 comentários:

  1. Aguarde amanhã a edição de comentários aqui nesta seção, volte a acessar e participe deste debate.

    ResponderExcluir
  2. Você pode postar direto aqui a sua opinião, mas se preferir envie o seu conteúdo (fotos, vídeos, textos, notícias, pesquisas, mensagens etc) pro e-mail do editor deste blog da gente que então depois postaremos aqui em seguida, OK?

    ResponderExcluir
  3. "A escolha da expressão do ano pelo Dicionário Collins am Glasgow agora realmente mostra o impacto que os jovens vêm tendo ao enfatizar o reconhecimento da crise do clima e do ambiente": comentário de Jake Woodier, ativista de ecologia e organizador da UK Student Climate Network.

    ResponderExcluir
  4. O uso intenso da expressão Greve Pelo Clima destacado nesta matéria Reuters - Terra nos levou aqui no blog a consultar o Portal Educação sobre a importância co movimento ecológico. A seguir, um resumo em comentários.

    ResponderExcluir
  5. "O movimento ambientalista inicialmente entrou na história do homem pelos teólogos e filósofos, cujo pensamento se baseava neste sentido, em colocar foco sobre Deus e a natureza. E a primeira notícia específica se trata de Francisco de Assis (1181 a 1226), que reconhecidamente amava os animais e a natureza, embasando suas ideias na fraternidade e vivência do homem com respeito às outras criaturas da natureza (MIRAMEZ; MAIA, 1997).


    ResponderExcluir
  6. "Ao século XVI remontam as primeiras questões do homem comum em relação ao contato estreito com a natureza, nas primeiras grandes navegações e ampliações das fronteiras mundiais para os continentes novos (HERCULANO, 1992). Principalmente no choque cultural ocorrido em relação à cultura europeia e costumes com os ritos e relações com o meio ambiente percebido nos habitantes das terras do novo mundo": comentário também extraído de matéria nesse tema do Portal Educação.


    ResponderExcluir
  7. "No ano de 1500 com a carta de Pero Vaz de Caminha enviada ao rei de Portugal, na qual este relatava a natureza, os animais e a impressão causada pelos habitantes das novas terras recém “descobertas” pelos portugueses, é um marco documental nesta diferença de culturas e costumes (GOLDSCHEIDER, 1971). Mas foi no século XVIII que a revolução industrial e tecnológica intensificou esta preocupação na relação homem e natureza, pois com o advento das indústrias em grande quantidade começam a haver as manifestações evidentes na natureza e nos animais de que o ser humano estaria modificando os ambientes naturais de forma drástica (SATO, 1996; CAVALCANTI, 1995)": comentário também nesta pauta do Portal Educação.


    ResponderExcluir
  8. "Com a revolução industrial na Inglaterra, temos o exemplo clássico das mariposas Biston betularia que existiam em maior quantidade na forma clara antes do advento da poluição pelas fábricas. E como nos mostra Darwin na seleção natural, estas mariposas foram selecionadas, pois os liquens nas cascas das árvores morreram por causa da poluição, e as mariposas brancas não puderam mais se camuflar nos liquens brancos, sendo vistas pelos pássaros que se alimentavam delas. Então a forma negra da referida mariposa passou a dominar numericamente a forma branca, chegando a representar 90% das mariposas (DARWIN, 2009). O movimento ambientalista mais organizado iniciou realmente após a triste ocorrência das duas bombas atômicas lançadas na segunda guerra mundial em 1945 em Hiroshima e Nagasaki pelos Estados Unidos. Pois foi a partir deste episódio que o ser humano percebeu o imenso potencial destruidor que podemos ter (PAUL, 1981. BLOT, 1978). Destruindo a natureza e todos os seres vivos que nos cercam, inclusive nós mesmos!": comentário também extraído de postagem que historia o movimento ambientalista no Portal Educação.

    ResponderExcluir
  9. "O surgimento dos hippies nas décadas de 1960 e 1970 é considerado o movimento ambientalista mais suave e tranquilo de que se têm notícias. O símbolo da paz foi desenvolvido na Inglaterra como logo para uma campanha pelo desarmamento nuclear, e foi adotado pelos hippies americanos que eram contra a guerra nos anos 60. O lema dos hippies era “paz e amor”! Adotavam um estilo de vida comunitário em comunhão com a natureza e as questões ambientais, que eram ideias respeitadas pela comunidade. Assim, como temas de religiões como o Budismo e o Hinduísmo. Em 1948 foi fundada na França a UICN, na época conhecida como União Internacional para a Proteção da Natureza (International Union for the Protection of Nature - IUPN). E em 1958 o nome da instituição foi modificado para União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (International Union for Conservation of Nature and Natural Resources) com as siglas IUCN (Union internationale pour la conservation de la nature et de ses ressources – UICN, em francês)": Portal Educação.


    ResponderExcluir
  10. "Atualmente conhecida como UICN – União Internacional para a Conservação da Natureza é a primeira organização mundial voltada para ações no sentido da conservação do meio ambiente. Autoridade líder em temas conservacionistas do meio ambiente e desenvolvimento sustentável (Site UICN). No Brasil o movimento ambientalista teve início na década de 1950 com ações de grupos ambientalistas e preservacionistas. A União Protetora do Ambiente Natural (UPAN) foi fundada em 1955 pelo naturalista Henrique Roessler no Rio Grande do Sul, e a Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza (FBCN) é criada em 1958 no Rio de Janeiro concentrando atuações na preservação da fauna e da flora ameaçados de extinção (VIOLA; LEIS, 1992). Na década de 1970 começam a entrar em vigor no Brasil entidades sem fins lucrativos, denominadas esta entidades civis como organizações não governamentais (ONGs) como a WWF que na data de sua criação era uma sigla que significava World Wildlife Fund, que em português se traduz como Fundo Mundial para a Natureza, mas atualmente devido ao simbolismo causado pela sigla WWF ao redor do mundo e pelo conhecimento das ações iniciadas em favor da natureza, a entidade é conhecida simplesmente por WWF, não sendo mais traduzida com nenhum significado literal. A primeira ação da entidade no Brasil aconteceu no Rio de Janeiro em 1971 com o projeto ‘Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado’, que é um dos projetos do gênero mais bem sucedidos do mundo. E a partir da década de 1980 vêm auxiliando projetos como o ‘Projeto Tamar’ e outros pelo Brasil (Site WWF)": ainda a história do ambientalismo, importante documento do Portal Educação.


    ResponderExcluir
  11. E aqui, por enquanto, completamos esta postagem em forma de comentários das informações do Portal Educação sobre o gradual crescimento do interesse e da defesa da ecologia: "Em 1971 um grupo de ambientalistas e jornalistas sai do porto de Vancouver no Canadá, para protestar contra os testes nucleares realizados pelos Estados Unidos. Nascia o Greenpeace. Organização global e independente que atua para defender o meio ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes e comportamentos. O Greenpeace é uma organização sem fins lucrativos que não aceita doações de governos ou partidos políticos. E a atitude de seus membros é pautada na não violência, utilizando-se de métodos criativos de confronto pacíficos para chamar a atenção do público para os problemas ambientais. Defendendo que a mudança de atitudes individuais pode fazer uma grande diferença para o futuro do planeta (Site Greenpeace). No início da década de 1990 o Greenpeace inicia uma série de ações no Brasil, no sentido de proteger o meio ambiente. Dentre as ações do Greenpeace no Brasil podemos destacar as campanhas contra a entrada de lixo radioativo no país, provenientes de usinas nucleares de países desenvolvidos; a investigação sobre a exploração ilegal e predatória de madeira na Amazônia; o “Greenfreeze” que foi a campanha para a troca na utilização dos gases CFC (cloro-flúor-carbono) por outros que não causam danos na camada de ozônio; e a campanha dos transgênicos, exigindo a prova de que os organismos geneticamente modificados não causam danos à saúde humana e nem ao meio ambiente. Ainda em 1966 a Campanha pela Defesa e Desenvolvimento da Amazônia (CNNDA) é iniciada e em 1971 é criada a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN). Nesse ínterim começam a acontecer as conferências e encontros ambientalistas ao redor do mundo e a necessidade de normas e leis para assegurar o respeito à natureza e ao meio ambiente começam a se tornar visivelmente necessárias para evitar problemas ambientais. Coincidindo com os planos nacionais de desenvolvimento e instalação de indústrias poluentes e energético-minerais no Brasil, em 1973 foi criada a Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) com a função de gerir normas para a conservação do meio ambiente e o aproveitamento sustentável dos recursos naturais (CAVALCANTI, 1995). Com esta ação também são criadas agências ambientais para controle de poluição, como a Fundação de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA) no Rio de Janeiro e a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (CETESB) no estado de São Paulo (FERREIRA; FERREIRA, 1992). Entre os anos de 1975 a 1988, Francisco Alves Mendes Filho, conhecido como Chico Mendes, foi um ativista ambiental brasileiro, seringueiro e sindicalista. Defendeu a preservação da Amazônia, do meio ambiente e dos seringais amazônicos. Conhecido mundialmente foi agraciado com o prêmio “Global 500”, oferecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) pela sua luta em defesa do meio ambiente e da Amazônia. Foi assassinado a tiros no ano de 1988 por fazendeiros que eram contra as ações ambientais deste que é um símbolo brasileiro na luta pela preservação da floresta amazônica (SOJA, 1993)".


    ResponderExcluir

Translation

translation