Chuvas, raios, tempestades, queimadas e outros fenômenos
desse tempo em que a ecologia não é só beleza mas também alerta de perigo: estamos hoje divulgando algumas imagens no blog da ecologia e da cidadania para valorizar o
amor e a luta pela natureza
A Sociedade Real Meteorológica
Britânica (RmetS) apresentou em primeira mão as fotos finalistas
de seu concurso de Fotógrafo do Ano no Clima, que traz imagens surpreendentes
de fenômenos climáticos ao redor do mundo. Vamos mostrar nesta webpágina 10 delas. A gente anexou aqui nesta postagem e vamos mostrar antes algumas fotos de matérias jornalísticas sobre a realidade ambiental trágica do Brasil de hoje que no entanto produzem imagens muito, muito expressivas como estas a seguir: se fossem para este festival na Inglaterra estariam com certeza entre as finalistas.





![]() |
| Imagem do G1 que expressa bem a arte trágica da natureza no Brasil agora |

![]() |
| Na seção de comentários informações sobre estas fotos do grupo Mídia Ninja registrando evento de pajés indígenas |
Agora sim aqui algumas fotos já classificadas no RmetS
![]() |
| O Poder do Relâmpago, de Elena Salvai |
O Castelo Scotney/Sombras da manhã num clima fantasma foi obtida por Chris Brown em um palacete no interior da Inglaterra: as fotos selecionadas em geral retratam fenômenos como nuvens, relâmpagos, chuva, seca, névoa ou caos visual que revelam por meio de seu impacto a força da natureza em ambientes humanos, em cidades ou em paisagens no campo.
Esta foto aí em cima mostra um
navio encalhado após um tufão que abalou Taiwan. É também uma das 24 finalistas do
concurso, entre 5,7 mil fotos enviadas à competição. Embaixo, a gente posta a imagem de Sun Bingyin, Nuvem de cinnamon roll, uma curiosa formação que se parece com os tradicionais doces circulares cobertos de canela, mas a sua beleza visual anunciava desequilíbrio no clima.
TEVE BAKER
"As imagens finalistas mostram a
paixão com a qual os fotógrafos capturaram eventos do clima e do meio ambiente tanto raros
quanto os comuns mas que criam um visual de força na comunicação", comentou Dennis Schulze, um dos jurados
do concurso: "Muitas não apenas mostram o evento climático em si, como tornam
possível sentir o seu impacto, esses eventos mexem com nossas mentes e nossas vidas".
![]() |
| Ar de Steve Baker foto "atômica" |
![]() |
| "Supercélula" de Dennis Oswald mostra uma tempestade se formando e que abalaria o Texas |
![]() |
| Beleza trágica também na Tempestade de Dan Portch, em East Sussex |
"Esta imagem aí foi feita em East Sussex, na costa da Inglaterra é mais uma finalista, em geral, as fotos desta competição evidenciam na arte a nossa obsessão com o clima, capturando sua beleza, seu poder e a fragilidade que é a nossa ação humana diante dos fenômenos”, afirmou Liz Bentley, executiva-chefe da
Sociedade Real Meteorológica.
A foto vencedora entre
as dua dezenas de finalistas será anunciada apenas em 19 de outubro, ainda estão sendo analisadas, algumas delas estão sendo divulgadas em 1ª mão pela BBC News e a gente posta aqui no blog da gente a bem da ecologia ou educação ambiental. Aí no alto este rolo de neve, formação natural, foi fotografado por
Brian Bayliss e são um curioso fenômeno climático causado por rajadas de vento
sobre as camadas de neve fina e úmida.
![]() |
| Tempestade de neve fotografada por Kevin Juberg |
KEVIN
"Apocalíptico", de Kevin Juberg, foi
feita durante uma terrível tempestade de areia no Arizona (Estados Unidos). Bem, a lista completa de fotos finalistas já está disponível no site www.photocrowd.com/wpoty-2019-voting/, para
votação do público que assim poderá participar da escolha da imagem de 2019.
(Confira no vídeo hoje no blog da gente 7 milhões de mortes causadas anualmente pela poluição do ar e na seção de comentários mensagens e outras informações sobre o diua a da luta pela ecologia, também no Brasil de agora)
![]() |
| Neste embalo de imagens expressivas incluímos por nossa conta aqui esta sobre violência, João Noronha/ Brazil Press |
Fontes: BBC - RmetS
folhaverdenews.blogspot.com
















Mais tarde, aqui nesta seção do blog, editaremos comentários com mais informações nesta pauta de hoje, em resumo, a beleza trágica da natureza hoje em dia, no país, no planeta. Volte aqui para conferir, aguarde nossa edição de comentários e participe você também desta postagem.
ResponderExcluirVocê pode por direto aqui a sua opinião mas de preferir envive o seu conteúdo (pode ser foto) pro e-mail do editor deste blog ou pro Facebook de antonio padua silva padinha que aí depois postamos para você sua mensagem: o e-mail do editor do blog da gente é padinhafranca603@gmail.com
ResponderExcluirO grupo de jornalismo independente Mídia Ninja nos agradeceu a foto deles que inserimos no blog da gente e nos enviou outras duas fotos, que vamos postar também na matéria, OK?
ResponderExcluir"Na Grande Assembleia da Aliança dos Guardiões da Mãe Natureza, mais de 200 representantes indígenas de todos os cantos do mundo juntaram forças pela preservação da natureza. O encontro foi em outubro no Conselho Indigenista Missionário (CIMI), em Luziânia (GO), Brasil. Em momento de pluralidade linguística, étnica e espiritual, povos tradicionais de todos os cantos do mundo se encontraram para unir forças e criar laços de luta e proteção pela Mãe Terra": comentário de Neusa Kayapó que assessorou o trabalho da Mídia Ninja neste evento e nos envia agora duas fotos que registram esta ação cultural "que os grandes veículos de comunicação fazem questão de ignorar".
ResponderExcluir"A visão é um dos sentidos mais importantes nos humanos e, por isso, a fotografia pode ser uma excelente opção para driblar a falta de recursos na educação ambiental, sensibilizando e ensinando por meio de sua informação e beleza. Partindo disso, foi feito um trabalho destinado a estabelecer como a fotografia da natureza instrumentaliza a educação ambiental e contribui no aprendizado de alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA)": comentário de Gislaine Araújo, de Bauru (SP).
ResponderExcluirForam ministradas palestras em metade das turmas escolhidas utilizando fotografias e, em outra metade, sem este recurso. Para testar o aprendizado foram aplicados questionários avaliativos. Nas turmas onde foram utilizadas fotografias, houve aumento significativo nas respostas corretas. Analisando os resultados, se concluiu que a fotografia da natureza pode ser utilizada com eficácia para diversas faixas etárias e diferentes níveis de ensino como instrumento para a educação ambiental": comentário ainda de Gislaine Araújo nos enviando material sobre a pesquisa e a oficina de imagem feita com estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
ResponderExcluir"Bacana o concurso, esta matéria também, afinal vivemos no tempo das imagens, muitas vezes falam por muitas e muitas e muitas palavras": Wagner Paschoal, de São Paulo (S), que é Educador Ambiental e técnico em Informática.
ResponderExcluir