O Brasil está atrás de outros países sul-americanos, como Chile, Argentina e Uruguai, mas se destaca por liderar o mercado 3G e 4G na região da América Latina e Caribe, fatores porém como a velocidade e a latência das conexões ainda preocupam. E há os desafios próprios da cultura digital, bem como alguns problemas políticos. O ex-Presidente Lula chegou a pedir o fechamento do Facebook por esta rede social permitir a continuidade de uma página que pede a sua morte. Mas em geral, o Face vem conseguindo significar para a maioria da população um meio de se comunicar rápido e econômico, até tendo liberdade de informação. "Há uma relativa liberdade se a gente comparar a web com a grande mídia no país e no planeta", comenta por aqui no blog da ecologia e da cidadania Folha Verde News o nosso editor Antônio de Pádua Padinha, postando aqui um resumo dos dados do novo relatório “La nueva revolución digital: de la Internet del consumo a la Internet de la producción” (A nova revolução digital: da Internet do consumo à Internet da produção) que foi enviado por e-mail para a gente pela UNIC que presta assessoria de comunicação à ONU. O Relatório da Cepal mostra que o Chile é o país com a maior parcela da população com acesso à Internet na região da América Latina e Caribe, mais de 70% de sua população conectada. O Brasil (cerca de 58%) ocupa a quarta posição apenas um pouco à frente da Venezuela (cerca de 57%).De acordo com este novo relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), cerca de 58% da população brasileira têm acesso à internet, segundo dados mais recentes. Em 2006 esse número não chegava a 30%. Entretanto, a porcentagem é menor que outros vizinhos sul-americanos como Chile, Argentina e Uruguai. O estudo também mostra o impacto econômico das tecnologias digitais no crescimento do PIB dos países. Entre 2005 e 2010, a Internet representou entre 0,5% e 5,4% do Produto Interno Bruto nos países que estão em desenvolvimento e entre 1,7% e 6,3% na maioria das economias mais avançadas. Em nosso país, a contribuição é o poder de webconsumo é inferior a 2%, enquanto na Suécia – que lidera o ranking – chega a quase 7%. O relatório também aponta que, em 2014, 14,9% do acesso à Internet na região foi realizado por dispositivos diferentes do computador pessoal. Já entre maio de 2013 e maio de 2014, o acesso através do computador caiu de 92,8% para 85,1%, enquanto o acesso através de celulares aumentou de 5,2% para 12%, sendo que esta tendência está crescente. No mesmo período, na Argentina, Brasil, Chile e México, o acesso à Internet através de dispositivos móveis chegou a aumentar 100% ou mais.
![]() |
Números e dados mostram crescimento brasileiro na web e bandas largas.... |
![]() |
...mas na cultura digital e no consumo da Internet ainda há problemas |
O Brasil tem a maior proporção de conexões 3G e de 4G na região, com um total de 133 milhões alcançados ainda em 2014 e a cobertura de 92% da população. Isso reflete uma muito rápida implantação das redes de tecnologia e um forte impulso na adoção de smartphones, que totalizaram 90 milhões de unidades. O Brasil é o quinto maior mercado de smartphones no mundo e também lidera o número de conexões da tecnologia 4G: 4,6 milhões. Segundo a Cepal, o aproveitamento das novas tecnologias implica melhorar sensivelmente as condições de acesso, em particular a velocidade e a latência. A maioria das aplicações avançadas requer larguras de banda entre 38 e 74 Mbps, ainda que alguns usos sejam menos exigentes, como por exemplo, os vinculados a outras tarefas como a preparação para emergências e para a segurança. Outros temas como mudanças de comportamento, aumento da violência e outros problemas na cultura digital e na realidade da Internet no país e no planeta devem ser objeto de um outro levantamento através da Organização das Nações Unidas.
![]() |
O novo Relatório da Cepal traz mais informações agora |
![]() |
As redes sociais são uma dos temas preferidos das charges e cartuns... |
Fontes: www.onu.org.br
www.folhaverdenews.com
Logo mais estaremos postando aqui nessa pauta de importância hoje em dia mais informações e comentários. Aguarde e participe.
ResponderExcluirEntre aqui nesta seção com o seu comentário ou envie a sua mensagem por e-mail para a redação do nosso blog navepad@netsite.com.br e/ou mande direto seu e-mail pro nosso editor padinhafranca@gmail.com
ResponderExcluir"Bom que esteja havendo um avanço nas bandas e no acesso geral da população à web, isso é uma esperança também de se ampliar no país a liberdade de informação": é a mensagem que já nos enviou Tereza Santos, de Curitiba (Paraná) que mantém um blog sobre cultura digital.
ResponderExcluir"O número de usuários de computador dobrou até 2012, chegando a 2 bilhões. A cada dia, 500 mil pessoas entram pela primeira vez na Internet e são publicados 200 milhões de posts. A cada minuto 48 horas de vídeo são disponibilizadas no YouTube. E a cada segundo um novo blog é criado no mundo": são ainda dados da especialista Elenice Moreira para o nosso blog, ela que por sinal é também blogueira no Post Web.
ResponderExcluir"Vejo alguns pontos contraditórios nestas informações da Cepal da ONU, levando em conta o que diz, por exemplo, o Ibope Media, que somos 105 milhões de internautas tupiniquins desde 2013, sendo o Brasil o 5º país mais conectado. Em 2015, o Brasil deverá ser o 4º país mais conectado, ultrapassando o Japão, de acordo com a Fecomércio-RJ/Ipsos, que diz também que o percentual de brasileiros conectados à Internet aumenta mais do que em outros países. Mas mesmo assim, vejo muitas coisas positivas neste levantamento": quem comenta é José Luiz Pereira Borges, de São Paulo (SP), empresário no setor de Informática.
ResponderExcluir"No Brasil, pelos dados que tenho, 57,2 milhões de usuários acessam regularmente a Internet, 38% das pessoas acessam diariamente, 10% de quatro a seis vezes por semana, 21% de duas a três vezes por semana, 18% uma vez por semana. Assim, 87% dos internautas brasileiros entram na Internet pelo menos uma vez por semana, tomara que 1% deste povo entre nesse blog Folha Verde sempre com coisas interessantes e sempre positivo": agradecemos as informações e o elogio que faz a nosso blog Maria Mendes Silva, que trabalha na área de telefonia em São Paulo e em cidades do interior paulista.
ResponderExcluir"Nesse setor da Internet há muitas controvérsias, dados que se contradizem e isso porque é uma realidade nova, a web já disputa pau a pau com o rádio e a TV como o meio de comunicação de maior alcance, mas por interesse de uns e outros, falam que ela é a terceira força": o comentário é de Rafael Matias, que é do interior de Minas e estuda em BH na UFMG.
ResponderExcluir