PODCAST

terça-feira, 21 de setembro de 2010

VÁRIAS INICIATIVAS PARA VALORIZAR ÁRVORES EM FRANCA

Empresas, artistas, ecologistas e também candidatos dão mensagens no Dia da Árvore

Campanha criada pela Idéia Fixa
Campanhas de comunicação, feitas especialmente via Internet, com e-mails transmitindo mensagens de valorização da natureza neste Dia da Árvore, são a notícia positiva desta 3ª feira em Franca. A cidade amanheceu com uma atmosfera de muita beleza, graças à inesperada chuva de ontem à noite, que não estava sendo prevista pelos institutos de metereologia: o ambiente foi oxigenado, melhorando as condições de umidade relativa do ar e atenuando os problemas respiratórios e de propagação da virose, que vêm atormentando milhares de pessoas, principalmente, crianças, idosos e alérgicos nos últimos 30 dias em toda a região nordeste paulista. Uma atmosfera bem apropriada à data, com diminuição do calor e com uma temperatura que se harmoniza mais com esta época do ano, final de inverno, início da primavera.
"A chuva de ontem foi assim quase mágica, repentina, os metereologistas foram surpreendidos", comentou o técnico agrícola e apicultor Valdivino Costa Franco: "É a força da natureza na nossa vida, a árvore faz parte deste contexto".



A árvore é vital para a saúde
O fotógrafo David Radesca, ligado ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, já atuou na ex-revista Manchete e no jornal Diário da Franca, entre outros veículos: agora na cidade e na região trabalha como free-lancer, sempre fazendo fotos relacionadas a problemas ou situações que têm a ver com a ecologia, como explica: "Lá no Bar da Careta estou fazendo permanentemente uma exposição informal de minhas fotos e muitas delas foram extraídas de reportagens que fiz lado a lado com repórteres como o Boquita (precocemente falecido) e com o próprio Antônio de Pádua, o Padinha. Nestes dias, estou documentando uns lances para a jornalista Camila Abelha, assessora de imprensa da AEC Castelinho, estou fazendo fotos de todo o tipo mas mesmo agora, por minha própria conta, continuo a fotografar a natureza, é uma coisa que a gente gosta de fazer, faz com carinho".
Candidato verde não deixou data em branco
David Radesca integra a equipe-base do Folha Verde News, como editor de fotografia. Seu parceiro neste blog, além do ecologista Padinha, é o ilustrador, diretor de arte especialista em informática (ou comunicação digital, como diz). Lazarini cria também imagens para estórias-em-quadrinhos, fazendo este tipo de produção para empresas, clubes, escolas, instituições e em muitas vezes dentro do movimento ecológico e de cidadania: "Uma das últimas realizações fiz para a Aliança Francesa e agora mais recentemente um adesivo para o nosso blog com o apoio publicitário da MacBoot, onde procuramos combater a idéia de mudanças para pior no Código Florestal e dar uma mensagem de valorização das árvores no dia a dia da vida de todos nós".

Nova mentalidade empresarial


Por sinal (verde), a MacBoot é dirigida pelo empresário Marcos Machado Silva, Marquinhos, nascido na Serra da Canastra, em Delfinópolis, ligado à família que mantém a indústria Free Way. Além de produzir calçados esportivos e radicais, Marquinhos dedica-se juntamente com sua equipe à manutenção dentro de sua própria fábrica de um viveiro de mudas de árvores nativas e plantas do cerrado: "Marquinhos valoriza nosso viveiro de mudas tanto quanto nossos calçados que ganham destaque no mercado por usar material reciclado e terem esta mensagem ligada a temas ecológicos", explica seu homem de marketing, Flamarion.
Luciana de Oliveira Nunes, diretora da agência de publicidade Idéia Fixa, mprocura sempre estar atenta a datas comemorativas, "para valorizar as coisas boas em nossa comunidade e cumpprir uma força social da comunicação".
Uma das fotos recentes de David: ipê branco e passarinho
Ela e sua equipe criaram as campanhas Respire Fundo, Preencha Os Espaços Em Branco: Plante Árvores (esta, para a empresa Schio) e também uma outra comunicação ecológica especial para a marca de calçados radicais Adventure.
Numa próxima oportunidade, vamos divulgar aqui neste webespaço da ecologia esta campanha da Adventure, também exemplar nos dias de hoje, quando lado a lado, simultaneamente, convivem a destruição da natureza ou o desequilíbrio do meio ambiente com inicitivas que procuram valorizar o verde, como fonte de vida e de saúde.


Ecologistas reclamam de casos negativos e verdes procuram ser coerentes

Má ação de algumas autoridades ambientais daqui...
Em plena seca de quase 100 dias a Prefeitura de Franca promoveu cortes radicais em centenas de árvores no espaço urbano, como as que foram feitas na Avenida Eliza Verzola Gosuen, que liga os bairros da Santa Cruz ao Ângela Rosa. Cada árvore que tem a sua copa decepada significa menos oxigênio, menor umidade e numa época de estio pode até comprometer a sua vida, isso além de prejudicar a qualidade ambiental e a saúde da população.
Ao contrário desta má ação, ecologistas têm procurado ajudar o trabalho da natureza, por exemplo, combatendo diferentes formas de poluição, queimadas, incêndios criminosos (como o que devastou 50% do Parque Nacional da Serra da Canastra, a 100km em linha reta de Franca) e até algumas atitudes meio absurdas ou injustificadas de algumas autoridades ambientais daqui.
O clube AEC Castelinho, por exemplo, está preparando o plantio para esta primavera de mudas de árvores e plantas nativas da região, em torno do Córrego Espraiado, que forma a sua represa e em outras áreas deste espaço da comunidade. A Prefeitura Municipal também está fazendo isso, agora, bem como promovendo o evento Expo Verde, de grande valor ecológico, é justo que se reconheça também.
Por sua vez, os candidatos a deputado Estadual (Cristiano Rodrigues, Crico) e Federal (José Alexandre Ribeiro) dentro ou fora de suas campanhas estão sempre atuando neste objetivo de defender o reequilíbrio do meio ambiente e favorecer a ecologia, bem como, a saúde da população. José Alexandre faz um campanha política voltada para as suas origens, como produtor e líder dos Orgânicos na região e em todo o país: "Busco criar junto com o povo uma realidade mais saudável, a começar da alimentação e também do reequilíbrio ambiental, isso vamos conseguir com a sustentabilidade em todos os setores da vida", diz Zé.

Na escola Pequeno Polegar vários eventos ecológicos
Ele é candidato a Deputado federal pelo PV com um sentido temático, em defesa dos interesses em todo o estado de São Paulo dos produtores e processadores de alimentos orgânicos, José Alexandre é fundador e predisente da associação nacional deste setor, que atua em cerca de 100 cidades paulistas e em várias regiões. Como diz o editor deste blog Folha Verde News, o ecologista e repórter Padinha, "candidatos ou não, empresários ou estudantes, homens, mulheres, crianças, artistas, músicos, cada vez mais cresce a quantidade e a qualidade dos que vão à luta pela nossa última natureza, este também é o objetivo maior deste site".
Crico planta muda nativa na AEC Castelinho/Espraiado
O seu colega de Partido Verde em Franca, o ecologista e professor Crico, Cristiano Rodrigues Silva, mantém esta luta há vários anos durante todos os dias do ano e a leva agora também para a sua campanha política, como candidato a Deputado Estadual pelo PV. Ele tem o apoio de um outro ecologista e que já integra por três legislaturas a Câmara Federal em Brasília, o professor José Paulo Tóffano, também vice-presidente da Frente Parlamentar Calçadista no Congresso Nacional (ele foi vital para a provação da sobretaxa ao calçado made in China, que fortalece a indústria calçadista francana atualmente), mas não deixa de realizar atividades, não só de campanha, como deixa claro, com José Alexandre e outros ecologistas da cidade e da região, como recentemente um encontro com representantes da Agricultura Familiar na FACEF, uma palestra com estudantes da UNESP com o Tóffano (que é de Jaú) e a promoção sobre o Cerrado, organizada pelos integrantes da ONG Indesufran, liderada pelo médico Wagner Deocleciano Ribeiro, que aconteceu na Unifran, com a participação do índio Xavante Gaspar Waratzere e da geóloga Ângela Pimenta.
Crico em sua campanha eleitoral tenta aprofundar temas que o colocaram em 3º lugar nas eleições municipais e que agora podem levá-lo à Assembléia Legislativa em São Paulo para representar interesses da cidade e da região: "Com o fortalecimento do PV, também graças à atuação de nossa candidata a Presidente do Brasil, ecologista Marina Silva, nossas chances de boa performance aumentam, podemos chegar lá, mesmo contrariando pesquisas, nem sempre fiéis à realidade das ruas".
Crico argumenta também que enquanto um candidato a deputado pelos partidos maiores ou mais tradicionais, como PT, PSDB, PTB, Dem, no caso da gente do PV, precisamos de menos votos, cerca de 100% de votos a menos, pois estamos numa eleição proporcional e a votação é relativa também à representação de cada partido. Isso é uma chance extra para nós Verdes e também para as causas de nossa natureza".
Enfim, lideranças de todos os setores da população estão se movimentando em defesa da ecologia e na busca de avançar a criação do futuro. Cabe à nossa geração criar as condições para que a própria vida sobreviva, este é o conteúdo essencial do Dia da Árvore e da própria Primavera. Com um detalhe, a recuperação do equilíbrio do meio ambiente está diretamente ligada à saúde e à qualidade de vida do povo.

Padinha

Um comentário:

Translation

translation