SERRA: Driblou questionamentos cruciais; sem plano de governo, permaneceu apresentando retratos da realidade, apenas; não assumiu compromissos, assumiu-se candidato, por somente.
PLÍNIO: Entre lapsos de memória, ataques aos adversários, e compromissos com causas/sentimentos que navegam entre a insensatez e o desatino cômico, aplicou-se. Ao final, apresentou uma apaixonado apelo aos que defendem o radicalismo de suas promessas.
Magno Souza Ouro Fino MG
![]() |
Ao lado de Sirkis, Marina na coletiva pós-Debate Record |
Na minha opinião Marina Silva foi a mais equilibrada, com propostas mais objetivas, atualizando também o discurso político, como na valorização por igual da economia e da ecologia. Plínio Arruda Sampaio, que não tem nada a perder, atirou prá todos os lados, mas em alguns momentos se mostrou radical demais, embora coerente. Dilma e Serra tiveram as piores performances, creio que ambos perderam votos, pelos levantamentos preliminares, foi o debate com maior audiência até hoje.
Antônio de Pádua Padinha Franca SP
MARINA: Manteve a sua postura séria e sensata frente ao debate; conseguiu apresentar seus compromissos conforme questionada pelos demais candidatos; falou com segurança sobre variados temas; não compartilhou das provocações; finalizou com um convite aos eleitores para um possível e, segundo ela, devido, segundo turno.
DILMA: Repetiu o enredo memorizado onde Lula está como seu holofote; reagiu ao questionado propondo ações conforme são vistas no atual governo petista.
Magno Souza Ouro Fino MG
Os candidatos, como sempre, mostraram-se muito mais interessados em derrubar seus concorrentes do que em mostrar suas propostas de governo. Isso acontece, repetidamente, em todas as eleições, em todos os países onde há eleições. É a famigerada "baixaria eleitoreira", da qual nenhum candidato escapa. Aliás, esse tipo de atitude não é prerrogativa apenas dos candidatos em eleições. Na vida diária, no cotidiano de todas as classes sociais, verifica-se a mesma coisa.
Sálvio Pessoa Brasília
Vendo por um ponte de vista neutro,sem nenhuma influência partidária ou presidencial,percebeu-se muito superficialismo quanto as propostas,mas viu-se um bom debate.O debate ficou interessante pelo o ataque moral de Plínio aos demais candidatos,indo fundo na moral política.
Giliarde Silva Pedra Branca - CE
MARINA foi coerente, tranqüila. Perguntas e respostas bem articuladas e inteligentes.
Foi notório também o respeito por parte dos outros candidatos em relação a ela.
É disso que o Brasil está precisando, um pessoa séria (SÉRIA!!!), comprometida em solucionar os problemas do país e não em ganhar uma guerrinha de acusações.
Ontem o meu voto para presidente foi definido!
Obs: Nunca me diverti tanto em um debate quanto nesse, com a presença do Plínio!
Daienne Brasilia
Marina Silva foi a melhor. Ela é a que parece estar mais comprometida verdadeiramente com o desenvolvimento do país de forma ética e sustentável. Achei que ela foi bem forte, gostei de sua postura. Ganhou meu voto.
Mariany de Freitas Niterói
O Plínio foi o melhor debater, lúcido, coerente e muito firme. Foi o melhor.Principalmente por que é honesto.
David Itacoatiara - AM
Inicialmente é importante termos em mente que nenhum dos candidatos ira dizer que promoverá açoes contraria ao povo, ademais os partidos sempre se unem para conseguir governar.
Quem fala melhor é realmente importante?
Vamos pensar, o que realmente o povo deseja, eu voce e outras pessoas. Espero nao errar muito, lá vai... menos politicos um congresso com menos deputados e senadores; menos cargos de comissao; salarios menores para os politicos; carga de imposto mais justa emelhor retorno.
paulo garcia londrina
Plínio: antipático e arrogante.
Dilma: sem firmeza nas respostas, pensa muito pra responder e atropela as frases.
Serra: tem postura, atitude, mas acho que está meio apagado nessa eleição.
Marina: inteligente, respostas coerentes e rápidas. Ótima postura. Senti firmeza. Me fez decidir meu voto. Vou nela.
Denise Brasília
A Dilma saiu melhor, porem mais caltelosa. Também com todos querendo comer o fígado dela!!
Sergio Viana Belo Horizonte-MG
Plínio foi o melhor, sem rodeios direto ao ponto com um brutal conhecimento de causa, fazendo os demais candidatos parecerem que acabaram de sair do primário. Dilma não vale R$1,00 nunca administrou nada, não tem informação concreta sobre nada, e vacilou em todas as respostas, sempre utilizando um bonito discursos sem objetividade nenhuma, assim como um boneco no circo. Marina é boa pessoa, porém fraca, para não amargar mais PT na nossas vidas, resta o Serra que também não é tudo isso.
abraço
Antonio Luiz Suzano
Ceio que debates são sempre benéficos a sociedade, mas creio que o tempo dado aos candidatos para expor sua idéias é muito pouco. Também não concordo com manifestações da platéia. Um outro ponto fundamental a meu ver, seria comentários de especialistas em cada assunto comentado, para ficar claro se o candidato respondeu satisfatóriamente aos questionamentos a ele impostos ou se apenas enrolou o público. Ao meu ver, quem governa são os partidos, candidatos são apenas atores em seus papéis.
Carlos Joinville
Apesar do meu voto ser da MARINA, o destaque ficou por conta do PLÍNIO:
"Queria perguntar para a Dilma se ela conseguiria sobreviver com um salário mínimo!!!"
Na minha opinião foi a melhor parte do debate! Plínio fez uma colocação q eu sempre tive vontade de fazer para esses políticos hipócritas!
Leonardo Brasilia
Gostei muito da Marina. Vi que ela respondeu todas as perguntas com uma grande preocupação sobre o meio ambiente, saúde e educação, pois isso é o que mais está pegando no Brasil. Os demais candidatos estão falando só no que pensam, é aí que tiro uma frase de Plinio "temos que pensar no que é realmente necessário" Valeu Marina. Se todo o povo brasileiro quiser realmente uma mudança Vote Marina.
André Ceará
Dezenas de outras opiniões continuam sendo selecionadas para serem publicadas na primeira página do Forum de Opinião da BBC: participe você também, acesse http://www.bbc.co.uk/portuguese/
De cada 10 internautas, 4 falam que Marina se saiur melhor entre os outros quatro presidenciáveis...40% é uma porcentagem a ser considerada.
ResponderExcluir