PODCAST

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

FRANCA AGORA TEM PÃO COM TODA AQUELA TRADIÇÃO DA FRANÇA MAS COM UM ESTILO FRANCANO

O jovem chef Gabriel de Mello fez estágio em Paris e desenvolve agora aqui na cidade pães tradicionais franceses com estilo original


Gabriel de Mello criando o futuro da panificação


A inspiração é a tradição francesa de pães


Com apenas 24 anos e um currículo profissional já extenso, quase tão longo como o seu nome (Gabriel de Mello Campos Alves Cabral), este jovem panificador de Franca depois de estagiar por 5 meses na França (na boulangerie Frappe) voltou ao seu trabalho na Massa Pura aqui na cidade onde já faz sucesso as suas criativas versões  de pães que não existem em praticamente nenhuma padaria brasileira: baquete com toda tradição francesa, de ervas finas, pão típico português, também doce com cacau e chocolate, além de variados croisants e folhados com um detalhe, com um toque bem pessoal de criatividade deste panificador que atua na empresa da família (fica no alto da avenida Presidente Vargas e funciona 24 horas todos os dias). Há 40 anos atrás, os avós de Gabriel montaram a Massa Pura, atualmente gerida pelos seus pais Vicente Alves Cabral Júnior e Lorraine Christine Alves de Mello, agora com esta nova alternativa de cardápio: "Meus pães são made in Franca mas a tecnologia básica é francesa, é de lá para cá, mas eu dei um toque brasileiro, aqui a farinha, o maquinário, o tempero e a temperatura, o meio ambiente são bem diferentes da França, então eu com a experiência adquirida em Paris criei um estilo francano dos mais tradicionais pães franceses, apreciados em todo mundo", conta prá gente, Gabriel de Mello, fotografado no dia a dia do seu trabalho por Márcio Duarte e entrevistado por mim como o personagem da semana nesta parceria do blog Folha Verde News com o portal Franca 24 Horas sobre personagens do movimento ecológico. 


Entrevistamos um novo chef (da França para Franca)


Festival Gastronômico e premiação na Fipan - Para lançar esta nova alternativa de consumo de pães foi realizado na própria panificadora Massa Pura com clima francês um festival de degustação antes do dia mundial do pão que foi nesta última semana. Por sinal, o jovem chef Gabriel de Mello foi também agora recentemente premiado pela Fipan (Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Food Service) sendo eleito o quarto melhor padeiro do Brasil apesar de toda a sua juventude: "Confesso que não foi fácil meu caminho, passei por diferentes faculdades, Mackenzie em São Paulo, depois eu preferi sair e entrar na Facef em Engenharia de Produção, para por fim me encontrar no curso de Gastronomia na Unifran, onde com o apoio da professora Cláudia Haddad e depois de enviar 48 currículos e projetos que nem foram respondidos, finalmente a Frappe de Paris me deu um estágio precioso e prático que é a base do meu avanço aqui na empresa da minha família". Gabriel é uma pessoa simples e sem vaidade, atua na produção de seus pães ao lado dos funcionários, faz questão de citar seu irmão Yan de Mello (que faz Medicina na Facef) como seu estímulo e de agradecer a sua noiva Ana Laura que foi com ele para Paris, encarando um salário baixo num mundo estranho e bem diferente do Brasil, "as pessoas lá são mais fechadas, não foi fácil viver 5 meses longe de casa e do nosso país, a vida cultural parisiense é mais aberta a todo mundo do que é por aqui, isso fez com que Ana e eu aguentássemos a barra para voltar com essa nova perspectiva de trabalho e de futuro aqui para Franca". Gabriel de Mello toma um café que é do tipo arábica na Massa Pura com uma baquete francesa de ervas finas brasileiras que ele inventou para criar um sabor bem Brasil com a técnica francesa de pães. Esta criatividade já o transforma num chef e apesar da pouca idade já começa a invadir o futuro da alimentação que Gabriel vê como essencial para a ecologia humana na atualidade. (Detalhe final: é pão ecológico com fermentação natural). 


No blog e no portal matéria com fotos de Márcio Duarte


A tradição baquete agora num estilo made in Franca

Chef Gabriel estilo e sabor brasileiros na arte francesa de pães 


Fontes: Folha Verde News - Franca 24 Horas - Fipan 

2 comentários:

  1. "Maravilhosas as lutas e as realizações deste jovem chef no sentido de saúde, ecologia, sabor, vou tentar divulgar essa matéria muito positiva por aqui no sul do Brasil": comentário de Alfredo Mendes, de Florianópolis, Santa Catarina, que nos enviou e-mail de sua cidade, onde diz não ter essa opção ecológica e sustentável.

    ResponderExcluir
  2. Você também pode postar direto aqui seu comentário, sua visão ou se preferir, enviar um e-mail para o nosso editor de conteúdo padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir

Translation

translation