Michel Sad lutou por 50 anos para trazer este avanço para a cidade
 |
| Michel Sad viu seu sonho virar realidade |
Cada vez mais pessoas elogiam a estrutura e a variedade de serviços oferecida pelo Sesc Franca aberto à toda população, avançando vários setores essenciais como educação, cultura, arte, lazer, atividades esportivas, academia, meio ambiente, biblioteca, teatro, com um alto nível de qualidade, muita versatilidade sempre com uma intensa programação de eventos, shows de música, oficinas, peças teatrais, cinema, toda uma agitação que atualiza informações e coloca a cidade no mapa das mais importantes e atuais tendências culturais do momento. Cada vez mais gente está frequentando as espaçosas instalações de arquitetura contemporânea que desde 2024 ocupam 35,5 mil metros quadrados na Avenida Dr. Ismael Alonso Y Alonso (ao lado do Lanchão, Estádio Municipal), já virando um point em Franca, com uma frequência em média por 2,5 mil pessoas diariamente, hoje é a maior unidade do Sesc em todo o interior do país. Mas poucas pessoas sabem que este avanço se deve muito à luta do cidadão Michel Sad, líder de comerciantes, que desde os anos 70 vinha batalhando para trazer o Sesc para Franca. Assim com todo mérito, e fotos feitas agora por Márcio Duarte, ele é o personagem desta semana aqui no blog Folha Verde News e simultaneamente no portal Franca 24 Horas. Outras liderança ajudaram esta conquista e serão citadas nos comentários, mas Michel Sad foi vital.
 |
| Ele foi com a gente visitar agora o Sesc Franca |
 |
| Na inauguração com Michel Sad ao lado da Luizinha Trajano da Magalu e dirigentes do Sistema S |
Michel Sad integra a comunidade árabe francana (os seus ancestrais vieram de Kraibe, aldeia da Síria) ele foi um dos fundadores do Sindicato do Comércio Varejista aqui na cidade e por sua atuação se tornou conselheiro do Sistema S, que inclui entidades como Sesi, Senac, Sebrae e o próprio Sesc, aliás, ele influiu diretamente na vinda para Franca de todas estas entidades. Mais ainda no caso do Sesc, que exigiu persistência, lutas políticas, relacionamento com prefeitos, entidades e com políticos do país e do estado de São Paulo, ele venceu toda uma série de burocracias e exigências protocolares e agora está na verdade consagrado por ter conseguido este avanço para nossa população: "Eu fui convidado aqui na inauguração, me homenagearam e citaram o meu empenho, me sinto feliz e realizado como cidadão". Ele confessa que ultimamente tudo colaborou para seu projeto, exemplifica fatos como da empresa Magazine Luiza ter milhares de funcionários na vida comercial da cidade ajudando o seu sonho se tornar realidade. Michel Sad se lembra também de pontos circunstâncias em que o projeto esteve a pique de não se concretizar. Mas agora, ele celebra: "Os benefícios para a população são muito grandes e em vários setores, isso sim é que mais me alegra".
 |
| Michel Sad feliz com o Sesc Franca |
Atualmente, o Sesc fundado em 1946, logo após a Segunda Guerra Mundial e focado mais no setor da saúde, hoje teve uma expansão para praticamente todas as áreas da vida urbana, atuando em mais de 2 mil cidades brasileiras. Porém, com um detalhe, a unidade de Franca é a maior do interior, mantendo a mais ampla programação, por exemplo, há um mês vem sediando um festival de Jazz, por aqui e em todo o Brasil shows de muitos ícones deste estilo musical, como Etran De L'air (Niger), Gabi Motuba (África do Sul), além de músicos brasileiros como João Paulo Amaral ou Diego Figueiredo, por sinal, instrumentista francano que atua muito nos Estados Unidos. Isso em meio a shows com alguns dos maiores compositores nacionais, apresentações de peças teatrais e grupos de vanguarda, como Os Crespos da EAD da USP, performances, espetáculos como agora em outubro do Balé Que Você Não Vê (direção de Walson Botelho), danças folclóricas da Bahia e a adaptação para teatro do filme Irmãos Karamázov (protagonizado por Caio Blat à frente de um elenco estrelado). Também nesse mês está gerando muito interesse uma série de eventos ligados à alimentação, saúde e cultura, com feiras, aulas práticas e oficinas, com o destaque da apresentação de Os saberes da cultura alimentar quilombola e ecológica, dirigido pela chef Aline Guedes. Um detalhe fundamental, todos os eventos do Sesc Franca de yoga a samba, são abertos à toda a população ou com preços acessíveis e até gratuitos, algo que aumenta a sua importância. E faz mais feliz ainda o seu pioneiro, o cidadão e esportista Michel Sad, a quem homenageamos nesta edição, ele que personifica o Sesc Franca.
 |
| Eventos de valor dia e noite nesse novo point da cidade |
Fontes: folha verde news - franca 24 horas - sescfrancasp
"Com calma, depois, já recendo comentários e mensagem nesta matéria que está repercutindo, vamos comentar outras pessoas, empresas, entidades ou lideranças que ajudaram esta conquista para Franca, a vinda do Sesc com tão boa estrutura, realmente teve em Michel Sad um pioneiro decisivo na luta por este avanço": comentário de Antônio de Pádua, ecologista Padinha editor deste blog.
ResponderExcluirVocê pode digitar direto aqui neste webespaço o seu comentário, a sua visão, também se preferir poderá enviar mensagem pro e-mail de nossa redação e de nosso editor padinhafranca603@gmail.com
ResponderExcluir"Importante isso aí, por aqui, ainda não é tanto. O Sesc possui unidades em Salvador e no Nordeste, com destaque para o Centro de Lazer e Hospedagem Sesc Piatã em Salvador (que está temporariamente fechado para obras), e o Grande Hotel Sesc Itaparica, também na Bahia. No restante do Nordeste, há opções como o Sesc Guadalupe em Pernambuco e o Sesc Cabo Branco em João Pessoa, Paraíba", comentário de Ana Lúcia de Almeida, que nos enviou e-mail com a programação do Sesc na região nordeste do Brasil, a gente agradece.
ResponderExcluir