Dentro da parceria Franca 24 Horas e Folha Verde News entrevista com Tatiana Mahalem do Amaral engenheira de florestas sobre um projeto que busca criar futuro sustentável através de árvores nativas
![]() |
Tatiana ao lado duma Castanheira de 40 anos plantada no campo experimental da Embrapa no Pará |
![]() |
Aqui post de Tatiana na emoção da floresta |
O Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Silvicultura de Espécies Nativas foi lançado pela Coalização Brasil Clima Florestas e Agricultura, já sendo estruturado por um grupo de pesquisadores de várias regiões unidos pelo amor de nossa natureza e em busca de um futuro sustentável, eles são ligados à USP, Universidade Federal da Bahia, UFSCAR, IPA, Embrapa e outras entidades, devendo na sequência envolver profissionais de variadas áreas e universidades. Um processo científico de criação coletiva do futuro a bem de nossa natureza tão agredida. Points de plantios de árvores nativas por todo o país, para utilização também do mercado de construção, móveis etc, vão levar a uma preservação maior das últimas matas naturais nos biomas Amazônia e Mata Atlântica, além de ampliar muito as informações sobre espécies de arvores do Brasil, algo que por tabela poderá também ajudar a recuperação da ecologia, condição de saúde e vida da população. Uma iniciativa fundamental neste país que já foi da natureza, sofrendo séculos de violência ambiental, basta ver que por aqui no interior estamos cada vez com chuvas mais irregulares, clima cada vez mais árido, para não dizer desértico. Dentro deste cenário, Tatiana prefere falar do geral deste projeto inovador do que de si mesma. Mas, dentro desta série de entrevistas do portal Franca 24 Horas e do blog da ecologia, cidadania e não violência Folha Verde News, vimos fazendo entrevistas com personagens positivas que vão à luta ecológica. E então vamos a seguir enfocar mais na pessoa do engenheira florestal Tatiana Mahalem do Amaral, que é francana, atuou em São Paulo, esteve na Amazônia pesquisando umas espécies de árvores nativas, ela é formada pela ESALQ de Piracicaba, pela USP. pratica Yoga em busca da sua ecologia humana e conversou com a gente numa manhã destas no Parque dos Trabalhadores em Franca (SP), avaliando que esta área verde é de muito valor para o meio ambiente da cidade e lazer natural da população, mas carecendo de investimentos para cumprir a sua finalidade. No local no limite da zona norte passa um córrego que ajuda o abastecimento urbano de água, tem nascentes, espécies animais desta região de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica, que poderá ser talvez um dos points brasileiros de plantio de árvores nativas dentro deste programa PP&D-SEN que descrevemos por aqui nesta postagem. Junto com Cássio Freires a gente fez um vídeo com Tatiana a nossa personagem desta semana que vale depois também você conferir.
Tatiana Mahalem do Amaral
Casada com o designer digital Beto Lima que veio de Sampa para Franca, Tatiana tem duas filhas pequenas, trabalha tipo home office e desde 2021 voltou para sua cidade natal, onde agora pode novamente conviver com seus familiares, amigos, amigas, ela é filha do Eduardo Gabriel do Amaral e da Jane Mahalem do Amaral, a mãe quando jovem integrou o grupo vocal Samba 4 e Tatiana menina teve uma iniciação musical antes de virar pesquisadora. No dia a dia faz academia e se dedica em especial a meditações em busca da ecologia humana que a aproximam da não violência, tão essencial hoje em dia em todo lugar do país (e do mundo). Durante a entrevista, ela se interessou em conhecer o Museu da Árvore que o agrônomo francano João Peres Chimello mantém em sua própria casa em Franca, ele que foi importante pesquisador do IPT da USP e atuou muito na região amazônica. Ela fez questão de citar um grupo de meditação que acolhe e orienta gratuitamente pessoas interessadas nessa prática, o Espaço Lotus Yoga em Franca, na rua México, no Jardim Consolação toda 6ª feira por volta das 18h. Deixamos ela falar: "Não é religião mas espiritualidade pura, a natureza é um altar para a gente meditar". argumentou Tatiana, "a casa de cada pessoa ou o sol ou a lua é um templo, creio que pisar descalço numa grama conecta a gente com a natureza, nos equilibra, nos faz qualquer um mais felizes".
![]() |
Num plantio de árvores nativas em Rondônia |
![]() |
Aqui, o Parque dos Trabalhadores em Franca que hoje carece de investimentos e é valioso para a ecologia e lazer na cidade |
![]() |
A gente entrevistou Tatiana Mahalem do Amaral numa última mata na saída de Franca (Parque dos Trabalhadores) |
Fontes: Folha Verde News - Franca 24 Horas - Espaço Lotus Yoga - tmamaral@gmail.com
"A pesquisadora que participa de um grupo que busca a criação do futuro sustentável no dia a dia procura a paz de sempre ficar em silêncio por alguns instantes que seja, mentalizando a natureza, a paz, em meio à realidade de violência que vai virando a rotina da nossa vida, É uma dica para todos nós": comentário do editor Padinha deste blog de ecologia, cidadania e não violência.
ResponderExcluirFaça um comentário postando direto aqui mesmo ou então enviando para o e-mail padinhafranca603@gmail.com é este conteúdo um trabalho de interesse científico, ecológico e a engenheira que pratica Yoga busca a ecologia humana.
ResponderExcluir