A edição nº 1 no portal de notícias Fr24H destaca nesta semana o trabalho Elaise de Mello líder do Verdejar Franca que tem o apoio do movimento Mulheres do Brasil na cidade (o mutirão já plantou por aqui 14.056 árvores)
![]() |
A ecologista Elaise de Mello é a homenageada (aqui foto de Anderson Pinheiro) |
A líder desta ação Elaise de Mello dentro dum plano de educação ambiental está promovendo uma exposição de arte diferente sobre árvores entre 21 e 28 de setembro, antes, houve um concurso de fotos, assim como o plantio desde 2017 sempre com um grande apoio da sociedade civil, isso, numa cidade que não tem tido uma gestão de meio ambiente (na prefeitura local é o setor com menor verba apesar de Franca ter sido antigamente uma estância hidromineral, hoje além de outros problemas só restam últimas nascentes). Aliás, esta arborização pode ajudar bem a recuperação da ecologia por aqui, algo que ajudará também a agricultura, toda a economia, empregos e a chance de um desenvolvimento sustentável, a bem também da condição de saúde e de vida da maioria da população. O projeto do Verdejar é plantar nos próximos anos 1 milhão de mudas de árvores! Um plano ousado que conta com centenas de voluntários e voluntárias: no espaço urbano daqui há pouco mais de 50 mil árvores num universo hoje de 400 mil habitantes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que toda cidade tenha no mínimo uma árvore por habitante. O padrão ideal para uma boa condição humana de vida é de 36 metros quadrados de área verde por habitante, 3 árvores por cada morador já que cada árvore ecologiza 12 metros à sua volta, além de ajudar o clima, recuperar nascentes e regular as chuvas. Nos anos 90 com o apoio do cientista especializado da Itália Giuseppe Clonfero, de líderes mais lúcidos dos curtumes e do ex-jornal Diário da Franca foi feito um processo de despoluição das águas. Isso precisa ser retomado agora quando está mais intensa a guerra climática e ambiental aqui, também no país e em todo o planeta. (Esta despoluição será tema duma outra edição aqui neste webespaço do crescente portal Franca 24 Horas). Urgente aqui agora também investimentos no reequilíbrio da natureza, não só pros peixes voltarem aos nossos córregos e rios da região, também para termos uma melhor condição de vida do povo. O meio ambiente em parceria com a saúde será um avanço geral para cada pessoa e toda nossa população. Nesse sentido, vale demais o trabalho maravilhoso do Verdejar, contemporâneo do futuro, que todos/todas juntos precisamos ainda criar por aqui nesta região privilegiada pelos seus rios, como o Sapucaí, Pardo, Grande, São Francisco, aqui aos pés da Serra da Canastra a 100km de nossa cidade em linha reta temos tudo para ser um point de ecoturismo e de futuro sustentável, bom para todo mundo daqui do nordeste paulista divisa com Minas.
![]() |
Verdejar Franca, um coletivo ecológico que... |
![]() |
...tem muitos apoios não só de líderes femininas como de lideranças ambientais da região (como Célio Bertelli) e de empresas que desde já visualizam o futuro sustentável que precisa ser criado |
Elaíse Maria de Mello Barbosa
Nossa 1ª personagem desta coluna nasceu em Sorocaba (SP) mas é uma das pessoas mais francanas na atualidade daqui pelo valor do trabalho que lidera no Verdejar. Ela se formou em Engenharia de Alimentos na Unicamp, ali fez Mestrado em Tecnologia de Alimentos, com especialização em Laticínios, Nos anos 80 ganhou uma bolsa de estudos na Bélgica (University of Ghent) para curso de especialização em Saúde Pública e Nutrição, na cidade de Ghent. Mudou-se em 1989 para o Rio de Janeiro/RJ para trabalhar na Coca-Cola como Auditora Líder de Qualidade em sucos de frutas, sendo a responsável pelas auditorias em toda a América Latina. Ela foi também voluntária do CVV dentro do movimento de cidadania. Em 1993, Elaíse ao se casar com Laércio Barbosa da Jussara se mudou para Franca, onde hoje organiza o movimento de plantio de árvores com o mesmo ideal e maior estrutura que a histórica Olga de Toledo. Ela como boa ecologista também se preocupa com a educação ambiental das crianças e da população, como o concurso de fotos de árvores ou a expô de arte nesse tema, esta será em setembro. Também, ela usa o nome fantasia de Elaíse Marie como autora de livros infantis (Fadinha do Verde, Jabota Pitanga e a Paineira, Contando Quanto Uma Árvore Canta, Onde Moram Os passarinhos?). Muitas crianças sabem por aqui que o traçado da Rodovia Cândido Portinari foi desviado para evitar o corte de uma Paineira centenária que continua viva e forte entre Franca e Cristais, hoje, também como um ícone do amor pelas árvores nativas da cidade e da região. O grupo Verdejar do comitê Franca do movimento Mulheres do Brasil divulgou também O Manual Para Arborização Urbana (de Marco Souto) que pode ser baixado na Internet e é superimportante para a recuperação da ecologia da vida por aqui. Oi, você que leu aqui no Franca 24 Horas este texto agora aguarde, na 2ª feira que vem mais uma informação de 1ª aqui neste webespaço da não violência e do movimento ecológico por um futuro sustentável e mais feliz para todo mundo. Só um toque mais, amar a natureza humaniza e até diviniza a gente. Abraços gerais e vamos à luta com e pela paz (Padinha).
![]() |
O comitê Franca do movimento Mulheres do Brasil é um apoio importante para o avanço do feliz projeto Verdejar |
Fontes: google - verdejarfranca.com.br - franca24horas.com.br - folhaverdenews.blogspot.com
"Que bom que este blog voltou a postar matérias que gosto de acompanhar aqui de São Paulo, onde atuo como engenheiro ambiental": comentário de João Pedro Moreira, que nos enviou mensagem pelo e-mail padinhafranca603@gmail. com
ResponderExcluirDigite direto aqui ou envie você também o seu comentário pelo nosso e-mail que é uma forma da gente se conectar com o movimento da ecologia, da cidadania, da não violência, da paz.
ResponderExcluir"A parceria Franca 24 Horas com o blog Folha Verde News amplia a divulgação da luta pela recuperação da ecologia, sem o que nem a economia nem a condição de vida na cidade avançam": comentário do ecologista Padinha que edita este blog.
ResponderExcluir