PODCAST

quinta-feira, 28 de março de 2024

A AMAZÔNIA BRASILEIRA E DA GUIANA FRANCESA GANHAM AGORA INVESTIMENTO BILIONÁRIO E SUPEROPORTUNO

Brasil e França lançaram programa de R$ 5,4 bilhões para apoiar a floresta também o seu povo e o avanço sustentável


 A Amazônia avança rumo a uma realidade sustentável


Matheus Meirelles, da CNN, nos informou direto de Belém no Pará que o governo da França anunciou nesta terça-feira uma parceria financeira entre a Agência Francesa de Desenvolvimento e os bancos públicos brasileiros para levantar até 1 bilhão de euros (R$ 5,4 bilhões) em investimentos públicos e privados em bioeconomia na Amazônia nos próximos quatro anos. O anúncio foi feito pelo presidente francês Emmanuel Macron lado a lado com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva durante visita à Ilha do Combu, em Belém, no Pará.

 

Os dois presidentes concordam em relação à Amazônia

Além deste investimento no futuro sustentável, os dois presidentes que articulam um acordo possível entre o Mercosul e a Europa ontem também anunciaram o relançamento do projeto de um centro franco-brasileiro sobre biodiversidade amazônica. A criação do Instituto estava só no papel embora prevista em um acordo desde de 2008 e tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas por meio de universidades e outros centros científicos, criando neste embalo uma coalizão de empresas para levantar fundos que patrocinem as atividades dos pesquisadores, algo vital para a recuperação da ecologia da Amazônia e uma evolução maior da bioeconomia, importante para todo o planeta.


 Energias limpas e bioeconomia são o futuro da floresta


Os governos de Brasil e França também firmaram compromisso institucional destinado à aproximação do parque amazônico da Guiana Francesa e do parque Montanhas do Tumucumaque. O objetivo é que ambos se tornem um corredor amazônico com mais de 7 milhões de hectares protegidos. Houve ainda discussões sobre a realização de uma reforma de abordagem sobre os mercados de carbono, com o compromisso de promover os países que desejam se tornar emissores negativos de CO² até a realização da Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, a COP30, em Belém. Macron reforçou ainda que continuará apoiando os povos indígenas e as comunidades locais amazônicas ao homenagear o Cacique Raoni e todos os povos nativos da América do Sul.


Green Raoni simboliza todo o povo original da Amazônia


Compromissos bilaterais - Macron apontou a necessidade de um diálogo entre Paris e Brasília nos próximos dois anos para aumentar as ambições comuns, como a reforma da governança e o aumento do capital do Banco Mundial, a fim de capacitar o órgão a financiar um Green Deal Global nas áreas de energia, infraestrutura e indústria, sem deixar de combater e eliminar os focos de pobreza e de sofrimento do povo amazônico de 8 países neste bioma do Rio Amazonas, maravilha da natureza.

 

 A bioeconomia é um atalho para uma...

...melhor condição de vida do povo amazônico

Outros pontos que envolvem os esforços de Brasil e França que foram discutidos durante o encontro em Belém:

  • necessidade de um imposto mínimo sobre todos os altos rendimentos ao nível internacional, o que implicará um trabalho muito mais sério no combate à evasão fiscal
  • necessidade de um grande plano de investimento na bioeconomia, para preservar as florestas e, ao mesmo tempo, oferecer oportunidades econômicas às populações.

Macron indicou a Lula ainda que a França trabalhará com as autoridades brasileiras para tornar operacional a ponte sobre o rio Oiapoque. Também foram discutidas questões envolvendo refugiados e a pesca ilegal. Enfim, muito positiva também para o meio ambiente esta aproximação entre a França e o Brasil.


Pesquisas até com IA podem ajudar futuro com apoio...

...de energia limpas e de parcerias como esta agora



Alta tecnologia e recursos a bem da floresta e da vida

No cenário de avanço sustentável é preciso valorizar todas as espécies vegetais e animais do mundo amazônico


Esta parceria verde entre França e Brasil vai rumo à uma nova realidade na Amazônia e na América do Sul


Fontes: CNN – France Press – folhaverdenews.blogspot.com

4 comentários:

  1. "A gente que ama a natureza, a ciência, a recuperação da ecologia e a melhor condição de vida espera que esta feliz parceria se concretize logo e não seja embaraçada como ficou nestes 20 anos de debates o acordo Mercosul-Europa": comentário de Antônio de Pádua Silva Padinha, ecologista e editor deste blog.

    ResponderExcluir
  2. Logo mais, novos dados por aqui nesta seção que está aberta à sua opinião e informação, você pode postar direto aqui o seu conteúdo ou se preferir, envie sua mensagem para o e-mail do Folha Verde News, padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. "Esta parceria França-Brasil é oportuna também no sentido que uma região importante da Guiana Francesa está sendo ameaçada de ser invadida pela Venezuela em busca de ampliar a exploração de petróleo, que não tem nada a ver com futuro ecológico e sustentável": comentário de Luís Pedro Alvarez, biólogo, que atua na Amazônia em especial na Colômbia, que nos enviou notícia para o nosso e-mail.

    ResponderExcluir
  4. "Visita e apoio da França através de Macron ao Instituto Pasteur da USP, valorizando a pesquisa brasileira: no blog da gente (que já recebeu na manhã desta quinta-feira, 28/3, cerca de 1000 views segundo a medição Google) a seguir postaremos também 2 vídeos, ampliando as informações desta parceria realmente oportuna, em vários sentidos. Que ela não seja porém tão lenta e embaraçada como o Acordo Mercosul-UE": comentário extraído do Facebook neste tema do momento.

    ResponderExcluir

Translation

translation