PODCAST

quarta-feira, 4 de maio de 2022

POVO COM ECOLOGISTAS E ARTISTAS INDO Á LUTA NO SEMIÁRIDO POR CISTERNAS E ÁGUA INFORMA MARCO ZERO

Campanha Tenho Sede já começou a receber cisternas construídas com os recursos de um movimento liderado por Gilberto Gil

 

Já começou a implantação das primeiras cisternas no...

...semiárido, ação do movimento ecológico e de cidadania


O portal de jornalismo independente de Pernambuco Marco Zero nos informa que a campanha Tenho Sede, realizada pela Articulação do Semiárido (ASA) com participação especial de Gilberto Gil, começou a gerar resultados e mais 20 famílias do Semiárido brasileiro já estão perto de terem acesso à água adequada ao consumo humano. As propriedades dessas famílias de pequenos agricultores serão contempladas com as primeiras cisternas de 16 mil litros viabilizadas com recursos da campanha lançada em setembro de 2021: “Agora é só alegria....É água limpa para acabar com as dificuldades para cozinhar, para o banho, para fazer hortaliças, para crescer a plantação”, comemorou a agricultora Creusa Santana, da comunidade Fazenda Várzea, no município de Jacobina, sertão baiano. A rotina de Creusa e do seu marido Nilton vai mudar, pois a cisterna ajuda a poupar tempo e esforço físico, o tempo usado para buscar água em poços ou barreiros longe de casa passa a ser investidos na produção alimentar e no convívio familiar. A cisterna assim além do mais minimiza estatísticas como as reveladas pela pesquisa VigiSAN que constatou que a presença da fome dobrou nos lares sem acesso à água, saindo de quase 23% para quase 46%. A agricultora pernambucana e porta-voz da Campanha Tenho Sede, Josefa Querino, conquistou uma cisterna e confirma os benefícios na produção alimentar: “Quando chove é muito bom porque, além da água da cisterna, nós vamos plantar um pé de coentro, uma fava, um jerimum. Dali, a gente tira para o consumo".


Cisterna é um bem precioso onde a água é escassa


(Mais detalhes da campanha Tenho Sede na seção de comentários do blog da gente, vamos também nesta edição postar dois vídeos nesta pauta, um deles, clip da canção tema deste movimento, em uma interpretação diferente e genial mais uma vez de Gilberto Gil)


Gilberto Gil no clip da Campanha Tenho Sede, ele que...

...desde muito jovem vem lutando também pela ecologia


Algo importante -  Os critérios para a escolha das famílias foram os mesmos adotados pelo Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), levando em conta a condição de vulnerabilidade social e econômica da família do sertão.


Com água potável o povo do sertão avançará


Aqui, manifestação pela agroecologia no interior de Pernambuco, uma outra boa matéria do Marco Zero que divulgaremos depois


Fontes: marcozero.org - folhaverdenews.blogspot.com


8 comentários:

  1. Já temos alguns comentários com mais dados sobre esta Campanha ecológica e cidadã, venha conferir mais tarde, amanhã...

    ResponderExcluir
  2. Você pode postar direto aqui seu comentário, sua opinião, se quiser ou puder envie seu conteúdo (texto, foto, vídeo, arte, notícia, pesquisa, charge etc) pro e-mail do editor deste blog que divulgará o material recebido, mande já a suamensagem para padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. "Desde garoto, jovem perseguido e inovador, Gilberto Gil lado a lado com a música, sempre avançando a cidadania e o movimento ecológico, agora com esta campanha que sua música ilustra, a luta do povo do semiárido, jovem ou maduro, este brasileiro genial sempre avançando": comentário de Antônio de Pádua (Padinha), editor deste blog. Poste também sua visão de tudo isso, aqui, agora.

    ResponderExcluir
  4. "Desde sempre além de músico Gil vem tentando avançar na realidade brasileira a cidadania e a ecologia, esta campanha agora é mais um avanço neste sentido, no blog da gente, além da matéria, o clip de Tenho Sede em nova versão calma e profunda de Gil, confira também um outro vídeo, programa Central do Brasil do movimento negro no Youtube, que destaca também esta campanha por cisternas no semiárido para que o povo do sertão sobreviva e avance sua condição de vida": comentário no Facebook.

    ResponderExcluir
  5. "Os critérios para a escolha das famílias foram os mesmos adotados pelo Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), que levam em conta a condição de vulnerabilidade social e econômica da família. Neste perfil se enquadram condições como morar na zona rural, não ter nenhum acesso à água encanada, estar em condição de extrema pobreza, ser uma família chefiada por mulher, por exemplo. À medida em que preenche a maior quantidade de critérios, a família ganha prioridade na seleção. Esta avaliação é feita em meio às reuniões das Comissões Municipais da ASA, com base nos dados sociais das famílias": comentário extraído da matéria do Marco Zero. jornalismo independente.

    ResponderExcluir
  6. "Outro requisito que compõe a implementação da cisterna é a formação em gestão dos recursos hídricos. Capacitações tratam da importância da água como recurso finito, que necessita de uma boa gestão para otimizar o uso e evitar o desperdício. Este conhecimento auxilia no manejo racional da água para que a cisterna seja suficiente para suprir necessidades da família como saciar a sede e cozinhar da família, ao longo de oito meses": comentário da Pesquisa VigiSAN.

    ResponderExcluir
  7. "Desde o golpe parlamentar contra a presidenta Dilma Rousseff, o número de famílias que comemoram a chegada da cisterna está diminuindo a cada ano. Em 2021, o Programa Cisternas, principal política de acesso à água para as famílias rurais do Semiárido, atingiu o número mais baixo de implementações, apenas 4,3 mil cisternas ou outras tecnologias, executando um orçamento de exatos R$ 29.050.462,15, segundo cálculos da ASA. A demanda da região é de mais 1 milhão de cisternas. O cenário revela o longo caminho que a Campanha Tenho Sede tem a percorrer. Para ampliar o acesso das famílias às cisternas, é importante garantir doações regulares, que garantem os custos da campanha e os valores a serem investidos na obra": comentário do site Marco Zero.

    ResponderExcluir
  8. "Esta campanha de cidadania é humanitária, tanto quanto a música e a luta no movimento ecológico deste líder da Nação, Gilberto Gil, aquele abraço": comentário de Gustavo Araújo que de São Paulo nos envia fotos que marcam a trajetória deste músico e ecologista. A gente agradece.

    ResponderExcluir

Translation

translation