PODCAST

domingo, 8 de maio de 2022

PALAVRAS DE BERÇO PARA MARCAR ESTA DATA AQUI AGORA

Mãe é mais do que imagina o ser humano contemporâneo na violência da realidade da vida hoje em qualquer lugar da Terra


 A arte registra imagens originais da mãe


Todo dia é dia dela, a qualquer tempo, em qualquer idade, ela é um ser humano capaz de amar, algo raro na violência da atualidade aqui e em todo planeta, hoje um sentimento raríssimo que santifica a humanidade, mãe é na realidade um sinônimo de amor na relação com o filho ou a filha: temos que preservar essa emoção única como um tesouro da nossa espécie de vida.


Vital preservar o sentimento de mãe ou do amor


É o caso de preservar esse sentimento -  E hoje nessa data mais do que nunca também a gente precisa lembrar que podemos até ser ou não, dependendo do que é cada pessoa, filhos ou filhas de Deus mas com certeza sim frutos da tão ameaçada mãe natureza.  


Todos e todas nós vivenciamos este sentimento


Aqui para nossa reflexão ou emoção imagens e palavras sobre a maternidade como era antigamente ou como é hoje, aqui, agora em todo lugar, na vida de todos e todas.


Todo humano se origina da África


Mãe Natureza é uma representação que trata da fertilidade, dos ciclos e do cultivo simbolizados no conceito de mãe. Há desde sempre imagens de uma mulher representativa da mãe terra, da mãe natureza, como referências  que são humanas e atemporais. Na pré-história, as deusas eram adoradas por sua associação com a fertilidade ou fecundidade e generosidade. Sacerdotisas dominavam determinados aspectos tanto do Império Inca como também na Assíria, Babilônia, Roma, Grécia, Índia, algo que está até mesmo nas mais velhas religiões anteriores às religiões patriarcais.


Desde sempre uma magia na realidade


Na história, a palavra natureza vem do Latim a partir do termo natura e significando em resumo o nascimento. Em inglês, o primeiro registro de uso, no sentido de plenitude ou totalidade dos fenômenos do mundo terrestre foi muito tardio e é datado de 1662, mas a palavra ou o sentimento natura, o conceito e a personificação da Mãe Natureza passou a ser extremamente popular na Idade Média e pode ter suas raízes traçadas a partir da Grécia Antiga. Os filósofos pré-socráticos então inventaram a ideia de mãe natureza, quando  abstraíram a totalidade fenomênica do mundo à nossa volta em um único nome e trataram o que existe como um único objeto: physis. Physis também chamada de Prôtogéneia, na mitologia grega, era a divindade primordial da natureza e um dos primeiros seres a surgir no princípio dos tempos. Na mitologia romana é chamada de Natura. Por estranho que pareça hoje, esse dom se atribuia originalmente a ambos os sexos, sendo geralmente  identificado como Gaia, Eros, Fanes ou Tésis. Hoje este sentimento ancestral ainda existe, resiste, uma vez que pelo menos nas mães sobrevive a capacidade de amar. (Antônio de Pádua Silva Padinha, ecologista)



Livro sobre sobreviventes de violências organizado por Débora Maria da Silva 


E a seguir a seção de charges os "filhos da mãe"















Fontes: Google - folhaverdenews.blogspot.com

6 comentários:

  1. Sim, é verdade, um sentimento raro e importante, mesmo porque existem por aí, no país, no planeta, muitos "filhos da mãe"...

    ResponderExcluir
  2. Depois mais tarde, mais dados neste tema, você podepostar direto aqui sua opin~ião ou informação, se preferir ou puder e quiser, mande o seu conteúdo sobre Mãe (texto, foto, víiiiiiideo, arte, charge, notícia, pesquisa etc) pro e-mail do editor deste blog padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. "Prá falar a verdade, o Flamengo é mãe do ano ao perder hoje do Botafogo aqui em Brasília, tem a desculpa que o ambienta na Gávea está tumultuado pelo Jorge de Jesus tentando tommar o cargo de técnico": comentário de Dorival Borges, carioca, da Lagoa Rodrigo de Freitas, executivo de empresa no DF que nos envia fotos que ele fez do jogo no estádio Mané Garrincha.

    ResponderExcluir
  4. "Vai ver que foiiii o fantasma do Garricha": comentárfiuo tambémn de Dorival Borges que nos pede uma charge sobre o Flamengo, mãe do ano, ..

    ResponderExcluir
  5. Poste aqui seu comentário ou nos envie pelo e-mail como fez Dorival Borges, desde Brasília, mande sua mensagem para padinhafranca603@gmail.com qued mais tarde vamos divulgar o material recebido. .............................

    ResponderExcluir
  6. "Por falar em violência ou anti amor estou enviando a este blog notícias que venho pesquisando": comentário de Yani de Moraes, de Cuiabá, Mato Grosso, a quem agradecemos a atenção, vamos em breve enfocar o tema que você sugere.

    ResponderExcluir

Translation

translation