Fábio Almeida nos informa no RDI que alguns jornalistas de Loading se demitiram denunciando censura ao trabalho já na estreia do canal
No Século XXI a censura é mais abominável |
Menos de uma semana após estreia oficial em TV aberta, Loading já vive uma crise interna que promete render desdobramentos. Isso porque o canal está sendo acusado de censura por alguns jornalistas, que até pediram demissão. Em suas redes sociais, em especial os profissionais do programa Metagaming, focado em e-sports, alegam que toda a equipe pediu o cancelamento de contrato após os problemas. Uma das apresentadoras do formato, Bárbara Gutierrez, por exemplo, ressaltou que “não conseguiria falar sobre assuntos importantes” e desabafou sobre a saída: “Hoje, não faço mais parte da Loading, assim como a editoria inteira do Metagaming, todos nós estamos fora do projeto. Agradeço demais à equipe incrível da qual fiz parte, que conseguiu entregar dois programas maravilhosos apesar das dificuldades mas censura não dá".
Ficar quieto e se omitir não é função do jornalismo de verdade que precisa ser livre para informar |
O Brasil já viu esse filme nos tempos da Ditadura |
“Agora partimos em caminhos distintos… E sigo de cabeça erguida. Obrigada a todos que me acompanharam por lá e principalmente quem continuará me seguindo. Saímos disso mais fortes e é para isso que sempre trabalhei nestes seis anos de e-sports”. O ex-repórter do Grupo Globo, Chandy Teixeira publicou no Twitter uma receita de bolo, uma clara referência ao período da Ditadura Militar, quando jornais sofriam com a limitação da liberdade de expressão, então publicavam uma receita gastronômica, era para denunciar que ali a matéria havia sido suprimida pela censura, algo que marcou a vida da imprensa na Ditadura, como no extinto Jornal da Tarde. “O salário compra a nossa força de trabalho, mas jamais a alma e a dignidade da gente”, disparou Chandy Teixeira contra um esquema de autocensura imposto à equipe.
Assim que começa o alfabeto do censor |
Em nota para o RDI, a assessoria do Loading informou que houve um “desalinhamento com o time editorial do programa Metagaming, é importante frisar que o core da Loading é o entretenimento e a agenda positiva. Dessa forma, buscaremos entregar conteúdos que engrandeçam ainda mais o E-sports, porém com a linha editorial focada só no entretenimento”, afirmou o comunicado.
E não é só no Loading nem apenas na mídia |
O comunicado apenas serviu para confirmar a censura interna de alguns assuntos ou o abominável esquema de autocensura que vigorava nos tempos ditatoriais: estamos ou não numa democracia? O questionamento vale porque sem liberdade de informação nem tem graça nem mesmo nenhum esporte que quanto mais conectado com a realidade aí sim ganha mais emoção para os comunicadores e para a população que quer se divertir mas sem se alienar de tudo o que acontece no país ou no mundo. Tudo tem a ver com tudo.
Fontes: RD1.com.br - Terra - folhaverdenews.blogspot.com
Mais tarde e amanhã, mais dados nesta pauta de hoje, venha conferir depois nesta seção de comentários.
ResponderExcluirVocê pode postar direto aqui sua mensagem ou opinião, se preferir, envie o seu conteúdo pro e-mail do bloga da ecologia e da cidadania navepad@bol.com.br
ResponderExcluir"Meu pai foi vítima de censura e de censores naquela época ditatorial que pensei que estivesse morta": comentário de Isabel Moreira, de São Paulo e estudante da Unicamp. (Foi o primeiro comentário que recebemos por e-mail, participe deste debate de hoje, liberdade de informação para avançar a população e até a tecnologia).
ResponderExcluir