O uso intensivo de fertilizantes nitrogenados já é mais uma ameaça ao equilíbrio climático informa o Karlsruhe Institute of Technology postando notícia no site brasileiro de assuntos socioambientais EcoDebate: é o interesse de lucro que mais uma vez está prevalecendo a dano do bom senso, do meio ambiente e da saúde da população
Na pecuária brasileira aumentaram as emissões de N20...
Fertilizantes
nitrogenados na agricultura causam um aumento na concentração de óxido nitroso
na atmosfera. é o que comprovou uma pesquisa do Karlsruhe
Institute of Technology. A concentração na atmosfera de óxido de
nitrogênio – também conhecido como óxido nitroso – aumenta fortemente e
acelera as mudanças climáticas. Além de CO2 e metano, é o terceiro mais
importante gás de efeito estufa emitido por atividades antrópicas. As
emissões de óxido nitroso de origem humana são causadas principalmente pelo uso
de fertilizantes na agricultura, informa o texto do estudo traduzido por
Henrique Cortez. A crescente demanda por alimentos e rações no futuro pode
aumentar ainda mais estas emissões. Isso é uma constatação de um estudo
internacional que está sendo publicado agora também na revista científica Nature.
...enquanto que na Europa elas diminuíram com o... ...uso de insumos biológicos e biotecnologia no campo
Ao mesmo tempo, um outro levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostra um aumento da utilização deste insumo. O crescimento da renda e da população mundial tem demandado um aumento de alimentos e de insumos. Essas questões afetam por exemplo diretamente a pecuária leiteira explorada em pastagens intensivas. Por meio deste estudo se buscou avaliar economicamente a estratégia da fertilização nitrogenada em pastagens destinadas a atividade leiteira, em distintos cenários econômicos e produtivos. Na pesquisa, se utilizou a margem bruta como indicador econômico. Ficou evidenciada a importância da eficiência da utilização de insumos e de forragem. No cenário atual de preços de fertilizante e de leite, a fertilização com nitrogênio (N) foi viável economicamente, principalmente em doses de, aproximadamente, 200 kg de N/ha/ano, quando houve fornecimento de concentrados e 400 kg de N/ha/ano, quando não ocorreu essa suplementação.
A biotecnologia pode ajudar a criação de uma forma sustentável de pecuária e agricultura |
O óxido de nitrogênio (N2O), também chamado de óxido nitroso, é cerca de 300 vezes mais prejudicial ao clima do que o dióxido de carbono. Permanece cerca de 120 anos na atmosfera. Embora exista apenas na forma de vestígios, tem um efeito estufa muito forte e contribui de forma superproporcional para as mudanças climáticas antropogênicas. A concentração de óxido nitroso na atmosfera hoje já é cerca de 20% superior ao valor pré-industrial. Nas últimas décadas, o aumento acelerou devido às emissões de várias atividades antrópicas. No total, as emissões mundiais de N2O nesta década foram cerca de dez por cento maiores do que nos anos 80. Um outro estudo internacional coordenado por pesquisadores da Auburn University no Alabama nos Estados Unidos apresenta a avaliação mais abrangente de todas as fontes e sumidouros de óxido nitroso até agora. Sob o título “Uma quantificação abrangente das fontes e sumidouros globais de óxido nitroso”, este estudo também é relatado com destaque na Nature. A conclusão: como resultado do forte aumento das emissões de óxido nitroso, os objetivos climáticos do Acordo de Paris estão mais distantes de virem a ser alcançados.
Pecuaristas mais avançados já estão em busca de...
“O aumento da concentração de óxido nitroso na atmosfera é causado principalmente pelo uso de fertilizantes contendo nitrogênio. Isso inclui fertilizantes sintéticos e fertilizantes orgânicos de excreções animais”, diz o pesquisador de ecossistemas Almut Arneth, professor da Divisão de Pesquisa Ambiental Atmosférica do Instituto de Meteorologia e Pesquisa Climática (IMK-IFU) do KIT, Campus Alpine em Garmisch-Partenkirchen. Ela também participou deste estudo coletivo: “De 2007 a 2016, a produção agrícola causou cerca de 70% do aumento global antropogênico nas emissões de N2O desde a década de 1980. À medida que a demanda global por alimentos e rações está crescendo, todos os pesquisadores temem que também a concentração global de N2O aumente ainda mais e contribua para o aquecimento global e o desequilíbrio do clima de forma mais dramática ainda do que já faz hoje.
...insumos biológicos e não químicos que causam danos ao ambiente, ao clima e à saúde
Emissões de N2O diminuíram na Europa, aumentaram no Brasil De acordo também com o estudo, as emissões antropogênicas de óxido nitroso são maiores no Leste e Sul da Ásia, África e América do Sul. Os aumentos são particularmente altos em países do limiar, como China, Índia e Brasil, onde o cultivo de safras e a pecuária cresceram fortemente. Na Europa, ao contrário, as emissões antropogênicas de N2O diminuíram, tanto na agricultura quanto na indústria química. Os cientistas explicam essa diminuição por vários incentivos e medidas de proteção. A agricultura em muitos países da Europa Ocidental começou a usar o nitrogênio de forma mais eficiente para reduzir a poluição da água, entre outros problemas. “Nosso trabalho fornece uma compreensão profunda do orçamento do N2O e seus impactos no clima”, explica Almut Arneth: “Mostra também que há formas de reduzir as emissões, como medidas na agricultura que dizem respeito tanto à produção quanto ao consumo". 57 cientistas de 48 instituições de pesquisa em 14 países estiveram envolvidos no estudo do Karlsruhe Institute of Technology, o que dimensiona a importância de debatermos também aqui agora em nosso país estas informações, em busca de solução sustentável para mais esta problemática situação ambiental.
No Brasil o avanço de uma pecuária sustentável ainda está distante da realidade do agronegócio
(Confira depois mais alguns dados na seção de comentários deste blog da ecologia e da cidadania, na edição de hoje já postamos dois vídeos, um deles do Canal do Boi, mostra alternativa de um fertilizante biológico para a pecuária e agricultura ser sustentável, um outro, Balanço Geral da Record registra protesto contra poluição em Florianópolis, a sociedade civil pressionando para mudar a situação ambiental com problemas como o que o Folha Verde News mostra hoje em relação ao aumento do uso no Brasil de fertilizantes nitrogenados, que dão mais lucro na pecuária mas são prejudiciais ao clima, ao ambiente e à saúde da população)
Fontes: Ecodebate - Nature - Scielo - UFMG
folhaverdenews.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário