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quinta-feira, 24 de setembro de 2020

MERCADO ACREDITA QUE HAVERÁ UM AVANÇO DOS CARROS ELÉTRICOS AO MENOS EM DOIS ANOS

Tesla divulga bateria que fará elétricos baixarem o preço e a VW já anuncia em resposta o ID 4 para concorrer com ele: a gente mostra também hoje aqui um relatório da Bloomberg New Energy Finance neste tema, porém, no Brasil mais que a revolução de um carro que não polui é a tragédia já da poluição do ar adoecendo (e matando) mais gente aqui, agora como nunca antes


 Uma inovação tecnológica nas baterias dos carros elétricos...

  ...poderá antecipar (até no Brasil) a revolução do ar mais limpo?...


O relatório da empresa analista Bloomberg New Energy Finance pesquisou o mercado automobilístico, em especial, os carros elétricos. Devido aos avanços especialmente nas baterias, mas também em outros aspectos, em 2022 o preço de um carro elétrico poderá até ser menor que o de um carro a gasolina. A análise leva em conta vários fatores, uma pessoa possuindo um veículo a combustão, estimando os gastos de compra, também os de manutenção ao longo dos anos, aí, os elétricos prevalecem em economia. Depois de adquirir um veículo, os gastos de um elétrico são menores que os de um à gasolina, mas ainda hoje, mesmo considerando que poderá haver subsídios, a nova tecnologia ainda saí mais cara. Mas já se prevê que, com o preço menor das baterias de íon-lítio, todos carros elétricos ficarão mais baratos rapidamente nos próximos anos, mesmo com os veículos à gasolina aumentando em eficiência 3,5% a cada ano, em 2022 elétricos serão bem mais baratos. No Brasil, os custos das crescentes doenças (e mortes) causadas pela poluição do ar compensam novos investimentos na solução, uma atmosfera mais limpa com carros elétricos nas cidades. 

 

 O crescente aumento de sofrimentos e gastos com doenças da poluição...

  ...desde já recomenda soluções como o ID4 da VW ou...

 ...o carro elétrico da Tesla com baterias inovadoras...

Mortes causadas pela poluição do ar aumentaram 14% em 10 anos, reconheceu o próprio Ministério da Saúde já há um ano. Doenças isquêmicas do coração ocupam no Brasil o primeiro lugar na causa de mortes, seguido das doenças cerebrovasculares e do câncer, não levando em conta a tragédia sanitária do Coronavírus. No planeta, a poluição é responsável por 1 a cada 4 mortes prematuras. O cálculo de mortes ligados à poluição atmosférica seguiu a metodologia e dados do Global Burden of Disease, que considera vários fatores como magnitude da mortalidade, quantidade de anos de vida potencialmente perdidos, fração de doenças cerebrovasculares, doença isquêmica do coração, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de pulmão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é que ocorram anualmente 4,2 milhões de mortes prematuras atribuídas à poluição do ar ambiente no mundo, principalmente em países como o nosso. 

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 Elon Musk da Tesla prenuncia uma revolução no ar das cidades


Revolução no ar com carros elétricos - A Tesla divulga novas baterias que podem diminuir custo de carros elétricos que não estavam vendendo bem neste ano devido ao preço. A empresa mostrou novas tecnologias e disse que fará baterias internamente para estimular uma revolução no mercado de carros e no meio ambiente das cidades (esperamos que também no Brasil). Recebemos por e-mail matéria de Maria Eduarda Cury site da revista Exame, informando que o presidente da fabricante de elétricos Tesla, Elon Musk, anunciou novidades nas baterias dos modelos da empresa, que contarão com uma nova tecnologia, que irá aumentar a potência e o alcance dos automóveis da empresa, melhorando seu avanço no mercado.  O anúncio aconteceu no “Dia da Bateria”, decretado pela Tesla, sendo parte de um evento transmitido no site oficial da marca. O evento aconteceu logo após a reunião de acionistas da indústria, dentro de seus carros, no estacionamento da fábrica da empresa em Fremont, na Califórnia, Estados Unidos. As novas baterias terão uma tecnologia sem abas e serão 6 vezes mais potentes do que as utilizadas anteriormente pela empresa. Além disso, elas também virão com menos peças e terão 5 vezes mais energia do que as antecessoras. As baterias terão um comprimento de 80 milímetros e um diâmetro de 45 milímetros. Durante a transmissão, Musk anunciou que as baterias terão 5 vezes mais energia, 16% mais alcance. E baixarão o preço dos carros elétricos desta marca. A Volkswagen reagiu imediatamente, anunciando o ID 4 como o carro elétrico mais barato da história para daqui 2 anos. 


(Confira já na seção de comentários do Folha Verde News mais dados nestes temas, mais tarde, mais informações: nesta edição deste blog ligado ao movimento ecológico, científico e de cidadania vamos postar dois vídeos, os dois da rede Record, um deles em Santa Catarina e outro no Paraná, mostrando como já se desenha também por aqui no Brasil esta revolução dos carros não poluentes que parece - com inovações de agora - estrarão mais rapidamente na vida e no ar de nossas cidades) 


 

 Há alternativas mais radicais de carros elétricos que podem antecipar esta revolução nas ruas a bem da saúde da atmosfera e do povo urbano também por aqui


“Acredito que poderemos vender  logo mais um carro elétrico de 25 mil dólares que seja também completamente autônomo”, disse Elon  Musk, quando perguntado o que o anúncio significa para os produtos da empresa. Por meio de sua conta no Twitter, ele já havia anunciado que as novas baterias chegarão para o mercado apenas em 2022. Foi também citado no encontro desta semana na Califórnia o crescimento da fábrica da Tesla em Xangai, na China. O presidente acrescentou que a empresa fechará o ano com um crescimento de cerca de 30%, apesar de 2020 “ter sido o pior ano da história da empresa”. Para anunciar baterias revolucionárias, o presidente da Tesla acrescentou que o lançamento faz parte da aceleração em busca de novas tecnologias, mais saudáveis ao planeta, por serem sustentáveis, aliando economia com ecologia. A mudança é urgente, comentaram pesquisadores e ecologistas, levando em conta os crescentes casos de mortes e de doenças devido à poluição do ar. (No Brasil, nem se diz).   



  Para complicar tem também a poluição do ar que vem do meio rural e da destruição das florestas no Brasil...

  ...isso e mais os combustíveis fósseis e o Coronavírus ainda no ar...

  ...são fatos que precisam antecipar um avanço na guerra contra a poluição atmosférica também com mais carros elétricos rodando nas ruas

As vendas de carros elétricos neste ano foram afetadas pela pandemia e pelos custos da produção, travando os negócios e a expansão dos veículos elétricos, fundamentais para o desenvolvimento sustentável urbano.  Até esta altura de 2020, porém, caiu em 25% o número de carros elétricos nas ruas dos Estados Unidos, a queda no Brasil com certeza foi mais que o dobro disso, agora, há uma esperança de recuperação, a bem da economia e da ecologia. Haverá uma gestão governamental para viabilizar esta revolução em nosso país? Infelizmente, pelo que se percebe por aqui, esta revolução do ar limpo nas cidades só entrará em pauta na campanha eleitoral de 2021...

 

  Também nesse setor uma situação limite e uma...

   ...emergência ambiental e de saúde pública e além dos carros elétricos é fundamental investir num transporte coletivo não poluente com a máxima urgência


Fontes: Exame - CNN - Valor - br.blogthinkbig - G1

                folhaverdenews.blogspot.com


9 comentários:

  1. "Uma emergência ambiental e de saúde pública, além dos carros elétricos é fundamental investir num transporte coletivo não poluente com a máxima urgência": comentário de Antônio de Pádua Silva Padinha, editor deste blog e do Podcast da Ecologia.

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  2. Você pode postar direto aqui seu comentário ou, se preferir, envie o seu conteúdo (opinião, foto, charge, pesquisa, vídeo, pesquisa, notícia) pro e-mail deste blog navepad@bol.com.br ou pro e-mail do nosso editor padinhafranca603@gmail.com (mais tarde vamos divulgar aqui todo o material).

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  3. "Desde 2010 o preço das baterias de íon-lítio se reduziu 65%, até o ano de 2015. Neste caso, a indústria que mais impacto teve nesta tendência foi a dos smartphones e dispositivos móveis. Sua utilização massiva, fez com que crescesse o número de fábricas e que se ganhe em escala no processo de produção.Em 2015, o preço por kWh das baterias de íon-lítio era de 350 dólares, mas se reduzirá nos próximos anos. Bloomberg New Energy Finance realizou um cálculo que revela a tendência: em 2030 o kWh custará 120 dólares e irá descendo ainda mais": comentário de Pablo Begerano do br.blogthinknig

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  4. "Com as novas baterias, a Tesla irá deixar de depender de outras companhias para movimentar seus automóveis. A novidade, além disso, deve reduzir os custos de produção e venda de um mercado que foi afetado pela pandemia. No primeiro trimestre de 2020, o mercado tem chance inédita de reagir": comentário extraído de matéria sobre a inovação das baterias Tesla no site da revista Exame.

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  5. Doenças da poluição aumentaram 14% em uma década. Só em 2019, as internações por problemas respiratórios custaram R$ 1,3 bilhão ao SUS. Foram 38.782 em 2006 para 44.228 mortes em 2016, de acordo com o estudo "Saúde Brasil 2018", que voltou à tona agora. O estudo considera as mortes classificadas dentro da categoria "Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT)", com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). A maior incidência de casos está relacionado aos grandes centros urbanos e a estados castigados pelas queimadas.

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  6. "Somente em 2018, o custo com internações devido a problemas respiratórios ultrapassou R$ 1,3 bilhão. Estimamos que, entre 2008 e 2020, esse gasto chegue a R$ 14 bilhões”: comentário do ex-ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta.

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  7. Depois mais tarde mais dados e informações aqui nessa seção, venha conferir você também e participar deste movimento contra a poluição do ar e a favor dos veículos não poluentes.

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  8. "Infelizmente a tesla apoiou o golpe na Bolívia pra meter a mão gorda nas reservas de lítio essencial para a produção das baterias... a humanidade de qualquer jeito está indo rumo ao abismo": comentário de Sauloéber Souza, professor e pesquisador na Universidade Federal de Uberlândia (MG.

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  9. "E pensar que carro elétrico não é novidade nenhuma hein Padinha!? Existem desde a época do Henry Ford": comentário de Sidclay Prazeres, marketing pela Universidade de Franca (SP). (Respondendo: só que agora estamos numa emergência ambiental, essa é a diferença).

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