PODCAST

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

ÍNDIOS FAZEM VIGÍLIA NESSE CARNAVAL CONTRA EXTRAÇÃO DE MADEIRAS EM MATAS NO MONTE PASCOAL NA BAHIA E EM BRASÍLIA MINERAÇÃO EM TERRAS INDÍGENAS GANHA TRÉGUA NA CÂMARA FEDERAL

Duas notícias que mostram nesse carnaval do Brasil a questão dos índios que estão mobilizados nestes dias junto ao Monte Pascoal onde tudo começou nesse país 


Na Câmara em Brasília sinal de fumaça contra o projeto de mineração em terras indígenas

Junto ao histórico Monte Pascoal do descobrimento do país agora nesse carnaval...


 ...protesto dos índios Pataxós contra madeireiros na reserva nacional de Mata Atlântica da região

Na Bahia, há 11 dias, o Conselho de Caciques das aldeias da etnia Pataxó, que vivem dentro ou no entorno do parque nacional do Monte Pascoal fechou portas e porteiras iniciando uma vigilância noturna na entrada principal da unidade de conservação. A medida é um esforço emergencial para tentar impedir o acesso de caminhões madeireiros responsáveis por levar embora as toras de árvores que vêm sendo extraídas ilegalmente nessa reserva de Mata Atlântica, fato que está noticiado com destaque no site ambiental OECO. Índios e ecologistas enviaram por e-mail a informação aqui pro blog da gente. inclusive um vídeo que eles fizeram sobre queimadas em áreas de proteção ambiental do Monte Pascoal, local sagrado para os indígenas, deveria ser o mesmo para todos brasileiros e brasileiras, ali foi o ponto inicial do país, com a chegada da caravana de Pedro Álvares Cabral, descobrimento do Brasil em 1500.  Enquanto isso, em Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia afirmou ainda ontem que não irá devolver o projeto do Governo sobre mineração em terras indígenas mas não vai colocar a proposta em votação, considerando que ela é inoportuna neste momento. Maia havia prometido engavetar a proposta que governistas estavam costurando no Congresso Nacional: “Eu não tenho como devolver, o projeto não é inconstitucional, porém não está no momento adequado deste debate”, confirmou ao ser questionado por lideranças indígenas que foram até lá para evitar que se concretize oficialmente o PL 191/2020 que regulamenta a exploração de minérios, hidrocarbonetos e o potencial hidrelétrico em Terras Indígenas (TIs), inclusive até mesmo em reservas de índios isolados na Amazônia. Enquanto para o Presidente da República o projeto é visto como prioridade, para o Presidente da Câmara Federal não é: "Vamos aguardar, vamos deixar ele ali do lado da mesa para que, no momento adequado, a gente trate esse debate com todo cuidado do mundo”, atrasando assim a tramitação deste projeto que cientistas e ecologistas consideram errôneo. 
Avistado por Cabral em 1500 o Monte Pascoal por enquanto ainda está vivo lá...

...numa região paradisíaca do ecoturismo mas que...

 ...não tem escapado dos destruidores da natureza



Junto à reserva de Mata Atlântica e aldeias Pataxós no parque nacional do Monte Pascoal foi organizada para estes dias de Carnaval uma vigília de ecologistas em apoio aos indígenas contra a extração ilegal de madeira neste local emblemático para o Brasil. Este movimento sintetiza o instante brasileiro, ao invés de pular atrás de trio elétrico e etc lideranças da sociedade civil com consciência ecológica fazem ao lado dos Pataxós uma vigília na Aldeia do Pé do Monte. 

 ...a Vigília do Pé do Monte tenta conter...

 ...a exploração ilegal de madeiras no sul da Bahia




Aqui a seguir dois vídeos, um institucional que mostra um pouco do que é Monte Pascoal, confira este primeiro. Mais tarde, na seção de comentários deste blog mais informações sobre os dois assuntos em foco hoje, o projeto governamental de mineração (até garimpo) em terras indígenas (em especial na Amazônia e Xingu) e a vigília ecológica dos Pataxós na região de Porto Seguro, na Bahia. 


https://www.youtube.com/watch?v=crKeBA1iT7E



A Vigília do Monte tem como objetivo fortalecer e dar visibilidade à decisão feita pelos índios em caráter emergencial ainda no dia 7 de fevereiro e que, desde então, têm se voluntariado e se revezado para fazer a vigia noturna no portão do parque, aos pés do Monte Pascoal. Confira a seguir um outro vídeo (enviado ao blog Folha Verde News pelo movimento ecológico e indígena) que mostra uma queimada em mata, sinal de madeireiros invadindo o local. 

https://www.youtube.com/watch?v=llPEwnvAI8k&fbclid=IwAR3NDVNkAAqM0oqa4eTlKZ2yowUjdptXLlnP7zmXo2M2re4KH7szAVhht5E

A vigília ecológica dos Pataxós é aberta a todos e todas que queiram participar...

...integrando sociedade civil e índios em busca da ecologia
 A ecologia também invade carnaval de rua no Rio, em SP e em outras regiões como Alessandra Negrini 



A vigília na Aldeia do Pé do Monte é de livre participação de todos os interessados em manifestar seu apoio aos Pataxós e ao esforço de frear o desmatamento ilegal da Mata Atlântica remanescente na área protegida. Os participantes devem levar sua barraca e itens básicos pro acampamento, como água, comida, lanterna e repelente, informam os organizadores desta manifestação que tem também um sentido icônico, tanto quanto a natureza deste lugar histórico e que (ainda) tem matas nativas, fauna e flora que precisam ser preservadas, também para o equilíbrio ambiental de toda a macrorregião. No carnaval do Brasil de agora, índios e ecologistas se movimentam para mudar a realidade. 

Uma etnia que precisa ser conhecida e respeitada...

...fez protesto à beira mar criando outra imagem que não a oficial da chegada das caravelas no Descobrimento do Brasil




Fontes: oeco.org.br

6 comentários:

  1. Depois mais tarde mais informações sobre estes dois temas da nossa edição de hoje, venha conferir depois aqui nesta seção, OK? Por enquanto apenas duas informações mais.

    ResponderExcluir
  2. No dia 09 de fevereiro, ((o))eco publicou uma matéria respondendo as principais perguntas sobre o Projeto de Lei que libera mineração em terras indígenas, conheça melhor o PL 191/2020 em oeco.org.br



    ResponderExcluir
  3. Para quem quiser apoiar a luta constante do Pataxós para sobreviver e ajudar a natureza do Monte Pascoal, uma conta bancária da Cooperativa de Trabalho de Florestamento e Reflorestamento da Aldeia Pataxó Boca da Mata (COOPLANJE) está sendo divulgada: Banco do Brasil, agência 4493-8, conta 11.008-6, CNPJ 17.731.516/0001-09. O recurso será usado na mobilização.

    ResponderExcluir
  4. Você pode postar aqui a sua opinião sobre estas questões ou se preferir, mande o seu conteúdo (foto, vídeo, texto, notícia, pesquisa) direto pro e-mail do editor deste blog que aí mais tarde divulgamos aqui, envie para padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. "Esta vigília mostra como os Pataxós são inteligentes na defesa da natureza": comentário de Alberto Parreira, de Salvador (BA) que é artesão e pesquisa motivos indígenas. Foi o 1º comentário a nós enviado nesta postagem esperamos a sua participação.

    ResponderExcluir
  6. "Carnaval tem mais sentido em ações como dos Pataxós e dos ecologistas em defesa da Mata Atlântica": comentário de Valdemar Francisco Soares, de Santos (SP), Informática.

    ResponderExcluir

Translation

translation